Será que o marketing é eficaz para atrair mais pacientes para o seu consultório? Há muitos anos, o marketing é amplamente explorado para promover negócios e, com a transformação digital, o comportamento dos indivíduos em relação ao consumo mudou drasticamente.
No entanto, para uma verdadeira adaptabilidade para satisfazer as necessidades humanas, é fundamental analisar as medidas mais adequadas a cada empresa, incluindo a conciliação do marketing digital com o marketing digital tradicional, também conhecido como marketing offline.
Quando se trata de atividades na área da medicina, são necessários investimentos consideráveis em métodos de marketing, porém, o conjunto de práticas adotadas possui algumas características específicas estabelecidas pela Associação. Conselho Federal de Médicos (CFM), isso deve ser respeitado com compromissos, pois se preocupam principalmente com questões éticas, por exemplo em propagandas de ferramentas medicinais como um respirador pulmonar.
Nesse contexto, deve-se considerar que locais como escritórios também são negócios, por isso exigem investimentos constantes em inovações e estratégias para serem conhecidos no mercado. Afinal, o crescimento sustentável é fundamental em qualquer setor. Com as práticas corretas, é possível estabelecer relacionamentos diferenciados com os pacientes existentes, ao mesmo tempo em que retém e atrai novos pacientes.
Quais são as características do marketing médico?
Para evitar transtornos na secretaria geral, é importante não só que sejam escolhidas as estratégias adequadas, mas também que as normas propostas pelo CFM sejam respeitadas. Entre as limitações mais importantes neste contexto destacam-se:
- Publicidade de serviços não prestados;
- Presença de marcas em anúncios enganosos;
- Exibição de fotos de pacientes para promover a técnica;
- Divulgação de informações sensacionalistas.
Embora vários caminhos estejam sendo explorados para o uso do marketing médico, os profissionais precisam conhecer as diretrizes para o uso da publicidade médica. Essas limitações não reduzem o potencial das estratégias, pois o marketing médico feito de forma adequada pode tornar a marca cada vez mais bem-sucedida.
Como maximizar o número de pacientes?
É fundamental investir na experiência do paciente em vários aspectos, tanto dentro quanto fora da clínica, pois consequências negativas podem ser compartilhadas rapidamente se a clínica não estiver bem estruturada, atendimento adequado, entre outros aspectos. Por isso, o escritório deve se preocupar com seu desempenho como um todo, além de implementar estratégias e analisar quais são os principais objetivos.
Reunir-se com parceiros, pesquisar e participar de eventos, colaborar com o estande pode facilitar a análise de mercado e aprimorar o planejamento estratégico do escritório. No caso das ações de marketing tradicionais, para uma empresa de analise de falhas mecânicas, por exemplo, trata-se essencialmente de meios offline, como a utilização de autocolantes e distribuição de flyers na cidade.
Por outro lado, quando se trata do ambiente digital, em geral, para procurar um local, bem como encontrar outros serviços e produtos, os motores de busca são amplamente utilizados. Por isso, é muito importante criar um site otimizado para os mecanismos de busca, pois além de ser um dos principais pontos que representam o escritório, a visibilidade resultante faz toda a diferença. Diferença no aumento do tráfego orgânico, principalmente com o uso de SEO (Técnicas de Otimização de Mecanismos de Busca).
Essas técnicas estão basicamente relacionadas ao conteúdo, design, programação, que entre outros aspectos contribui para uma melhor experiência do usuário e melhora a detecção de elementos da página para o verificador. Além disso, um conteúdo de qualidade realmente envolvente pode atrair mais pacientes principalmente devido ao seu potencial de fornecer uma solução.
A qualidade do conteúdo está ligada a qualquer tipo de estratégia a ser utilizada, desde a criação de uma brochura até à publicação nas redes sociais. Em qualquer outra modalidade, é preciso avaliar a informação, seu potencial para trazer soluções para as pessoas, o design e se realmente atende aos objetivos da empresa.
É importante que em cada plataforma utilizada e mesmo nas opções de marketing offline, a identidade visual seja bem clara e de boa qualidade, principalmente para evitar suspeitas no público-alvo. Portanto, o conjunto de elementos gráficos selecionados para representar o escritório deve ser escolhido com muito cuidado, com cores reais, símbolos, símbolos e fontes consistentes com a marca.
Para além destes aspetos, importa referir que, independentemente da área de atuação, apenas investir em marketing, como publicidade paga, banners promocionais sobre descartáveis cirúrgicos ou qualquer outro produto, não é suficiente, afinal, profissionais qualificados devem ser responsabilizados por cada método e que sejam respeitadas as peculiaridades não só da indústria, mas da própria empresa.
Por exemplo, uma empresa de gerenciamento de resíduos líquidos naturalmente não tem o mesmo público-alvo que o escritório e a sua abordagem ao consumidor é, entre outras coisas, completamente diferente. Por isso, ao apostar no marketing, o direcionamento deve ser adequado, assim como a escolha estratégica, para que os resultados sejam realmente positivos.