Provavelmente você já se deparou com o conceito de score de crédito. Ele é amplamente utilizado na análise de pedidos de crédito, financiamento veicular e financiamento imobiliário.
O sistema de pontuação foi criado com o intuito de avaliar o comportamento do consumidor com relação ao cumprimento das suas obrigações financeiras, por isso ele é uma nota que acompanha o bom comportamento financeiro.
O que é score de crédito?
O score de crédito é um sistema de pontuação que permite traçar o perfil financeiro do consumidor. Por meio da análise de alguns aspectos, é possível ter um indicativo a respeito das condutas financeiras da pessoa analisada.
Quem calcula o score de crédito são empresas chamadas birôs de crédito, que são aquelas que realizam a gestão de dados relacionados ao histórico financeiro de pessoas físicas e jurídicas.
Uma das mais conhecidas é o Serasa Experian, porém existem outras empresas no mercado que oferecem esse tipo de serviço.
As informações do score de crédito estão em uma base de dados mantida pelos birôs de crédito. Elas listam o nome de pessoas que tiveram restrições de crédito ou não pagaram as contas dentro do prazo de vencimento.
É importante saber que a pontuação do score é atribuída a partir da análise do histórico de pagamento de boletos, contas, de negativações de crédito já baixadas e do relacionamento mantido com empresas de quem o consumidor adquiriu produtos e serviços.
A pontuação também considera informações como: hábitos de consumo, estado civil, emprego formalizado, entre outros. É a soma de todos esses fatores que gera a “nota de crédito”.
Pontuação
No score de crédito da Serasa Experian, a pontuação dos consumidores vai de 0 a 1.000 pontos. As empresas categorizam a pontuação com base no nível de risco:
- Até 300 pontos: alto risco de inadimplência;
- Entre 300 e 700 pontos: médio/baixo risco de inadimplência;
- Acima de 700 pontos: baixíssimo risco de inadimplência.
Para que serve o score de crédito?
Ele funciona como uma ferramenta de mitigação de riscos. Imagine que alguém pediu dinheiro emprestado e você quer saber como ela se comporta financeiramente para depois decidir se fará o empréstimo. É o que as empresas fazem utilizando a análise do score de crédito.
Por meio dele, estas empresas têm condições de avaliar o percentual de risco que estão correndo ao emprestar dinheiro para o consumidor. Antes de conceder o crédito, elas realizam a análise de risco de crédito usando ferramentas como o score de crédito.
A pontuação de crédito mostra as chances do solicitante cumprir com a devolução dos valores nos termos acordados.
Entretanto, é importante salientar que a pontuação mais alta pode não ser o único critério de análise. Inclusive, em alguns casos, pessoas com pontuação mais baixa podem conseguir crédito e pessoas com pontuação mais alta não.
A decisão de conceder o crédito é da empresa e ela pode utilizar outros critérios e políticas além da análise do score. Independente disso, manter a pontuação alta é o mais recomendado, já que, por regra, contribui para a obtenção de crédito e financiamentos junto ao mercado.
Como aumentar o score de crédito?
Você está buscando crédito, quer fazer um financiamento de um lançamento digital de um imóvel e deseja aumentar a sua pontuação? Neste caso, é fundamental ter em mente que essa pontuação é dinâmica, ou seja, ela muda o tempo inteiro, sempre com base nas informações disponíveis na base de dados do birô de crédito.
As dicas para quem quer aumentar a pontuação incluem uma série de ações visando a manutenção das boas práticas de conduta financeira. Entre elas, destacamos:
- Pague as suas contas sempre em dia, evite atrasos;
- Caso tenha qualquer restrição de crédito, limpe o seu nome;
- Realize o pagamento das faturas em dia;
- Se houver financiamento, mantenha o pagamento das parcelas em dia.
Com boas práticas de gestão financeira pessoal e um controle do orçamento, é possível manter a pontuação do score de crédito alta.