O crescimento do e-commerce bateu recordes atrás de recordes desde o início da pandemia. Principalmente, por conta do fechamento do comércio físico, as lojas se viram obrigadas a iniciarem operações online. Além dos empreendedores que finalmente decidiram tirar o projeto do papel e investir nas vendas online.
O crescimento do e-commerce e aumento da representatividade online, fez muitos questionarem se o mercado não estaria saturado, especialmente em determinados nichos e segmentos.
Apesar do aumento da competitividade nos últimos anos, o mercado do e-commerce está longe de estar saturado. Estamos caminhando para finalizar o ano de 2022 com representatividade de algo em torno de 20% em relação ao varejo físico, ou seja, um número pequeno ainda.
Então, há muito espaço para crescer no online, mas é preciso começar e crescer de forma profissional.
Quer saber quais os melhores segmentos para investir online? Acompanhe até o fim e entenda como começar bem no e-commerce.
É moda, modismo ou algo que realmente vale a pena?
Não é problema apenas do e-commerce, mas de qualquer negócio, entender quando algo é uma oportunidade única, ou quando é uma moda passageira.
Chamado de efeito paleta mexicana, quem não lembra da febre que foram os sorvetes recheados e a quantidade de lojas e quiosques que surgiram com o produto e suas variações. O produto caiu no esquecimento tão rápido quanto cresceu em popularidade.
A mesma coisa aconteceu no começo da pandemia com máscaras e produtos como álcool em gel.
É preciso saber avaliar quando algum produto ou tendência é realmente bom e vai ficar, ou é algo sazonal que pode perder sua relevância daqui alguns meses. Produtos como as paletas mexicanas são moda, e tendências que nascem e morrem rapidamente.
Vale a pena quando o negócio consegue acompanhar essa tendência no momento certo, e tem estrutura para seguir com o negócio mesmo após este produto não ser mais popular.
Quem trabalha com internet sabe que é tudo muito rápido. Os nascidos nos anos 80 e 90 que já eram considerados uma geração moderna não são tão rápidos e adaptáveis quanto a geração 2000 em que o celular é um item básico, assim como o acesso a internet.
Destacam-se nas vendas online, a lojas que sabem identificar essas tendências e sabem acompanhar as rápidas mudanças que ocorrem dentro do ambiente online.
Quais os melhores segmentos para investir online?
Como na internet tudo muda, e muda de acordo com os consumidores, não há um produto ou segmento que esteja sempre em alta.
Qualquer influência externa pode mudar radicalmente o comportamento do consumidor e também suas preferências de consumo online.
Visto que nos últimos dois anos houve mudanças totalmente atípicas em frente a um cenário totalmente atípico.
Durante o período de lockdown, os seguintes segmentos tiveram grande participação:
- Saúde e bem estar
- Pet
- Casa e decoração
- Alimentos
Com maior tempo em casa, os consumidores podiam focar em atividades internas e investir tempo em si mesmo e no “novo” ambiente em que passavam a maior parte de seus dias.
Passar mais tempo com seus bichos de estimação, ou finalmente decorar o cômodo que estava em espera. Até mesmo montar uma academia em casa, já que muitos estabelecimentos se encontravam fechados.
E em 2022?
De acordo com o relatório da Webshoppers, 2022 o setor de alimentos e bebidas foi o que mais ganhou destaque no primeiro semestre do ano.
Apesar da volta aos escritórios, o consumidor não parou com os investimentos no próprio lazer, encontrando bons frutos na cozinha e na experimentação de novas culinárias.
Setores como de casa e decoração, moda e acessórios e cosméticos também voltaram aos holofotes em 2022.
Isso mostra o quão volátil é a segmentação no e-commerce e que mesmo os relatórios nos mostram que é tudo muito rápido e o comportamento do consumidor pode mudar.
Online permitiu maior segmentação
Uma grande vantagem da venda online é não estar preso por barreiras municipais ou estaduais. O alcance da loja é nacional e até mesmo internacional.
Isso permitiu uma segmentação maior dos nichos já existentes, podendo ter lojas extremamente especializadas em algum produto.
Isso também permite que consumidores se conectem com seus interesses e com pessoas e lojas que compartilham desse interesse.
O e-commerce não possui nichos melhores ou piores. Possui segmentos com maior ou menor concorrência. Mas mesmo em segmentos com grandes concorrentes, como acessórios, por exemplo, é possível extrair um detalhe que encontre seu nicho especializado e ganhe destaque no meio.
Artigo escrito por Carolina Kiuchi da Doutor E-commerce – Consultoria em E-commerce.