No marketing, é comum vermos o planejamento estratégico de conteúdos, publicações em diferentes redes de comunicação, como o Instagram, LinkedIn, Facebook, e até mesmo para os conteúdos publicados em blogs.
De toda forma, podemos constatar que a presença do planejamento estratégico está constantemente presente no dia a dia daqueles que trabalham com a divulgação de informações e esperam o crescimento do seu negócio.
E, assim como para qualquer pessoa que atua no mercado, não deixa de ser diferente na advocacia, já que o planejamento estratégico de publicações, pode determinar o sucesso do advogado nas mídias digitais.
Mas afinal, porque realizar um planejamento estratégico, implementar estratégias de SEO, dentre outras ações comuns no marketing?
O ponto principal quando pensamos na estratégia na área de marketing é por causa dos algoritmos, que será o nosso foco neste conteúdo.
Algoritmo: o que é e como funciona?
Um algoritmo, na matemática e na ciência da computação, funciona como uma sequência finita de ações executáveis que buscam obter soluções para determinados problemas.
E, presente em diversas redes de comunicação, como o Instagram, Facebook, LinkedIn, até mesmo o TikTok, e segundo Dasgupta “Os algoritmos são processos precisos, não ambíguos, padronizados, científicos e corretos”.
O algoritmo é aquele fator determinante para o seu sucesso no digital, funciona como um analisador de conteúdos que determina o que é e o que não é relevante nas plataformas digitais.
E, apesar de na maioria das vezes funcionar como qualquer outro, existe um algoritmo para cada plataforma, requerendo diferentes estratégias de encantamento para essas plataformas.
Como por exemplo, no caso do Instagram, que tem o seu próprio algoritmo, assim como o Google, que tem o seu próprio algoritmo também.
Qual é a importância do algoritmo no seu marketing jurídico?
O marketing jurídico, caso você não saiba, é uma forma de fazer marketing digital para advogados nos meios digitais, sendo regulamentado e estando completamente dentro dos padrões e regras especificados pela OAB.
E, assim como em qualquer ação de marketing, o algoritmo é muito importante em nossas ações, até mesmo no marketing jurídico.
O marketing jurídico atua no digital, ou seja, ele está em constante contato com as redes sociais mais comuns que utilizamos em nosso dia a dia, como o Instagram, Facebook, etc.
E, a atuação do algoritmo nesses meios digitais é essencial e funciona como uma “classificação dos conteúdos”, analisando-os, e entregando aos usuários as informações mais relevantes e de qualidade na plataforma.
Na maioria das ações de marketing, as implementações dessas ações voltadas para o algoritmo, ajuda com que o profissional se destaque nas plataformas, sendo entregue e encontrado por mais pessoas, caso o seu conteúdo de fato agrade o algoritmo.
Por que utilizar um algoritmo a seu favor?
O algoritmo funciona como um classificador dos conteúdos nas plataformas, e, tê-lo a seu favor no digital, é muito importante para que você consiga se destacar nas diversas plataformas.
Como por exemplo, no caso do Google, aplicamos técnicas de SEO que ajudam na otimização dos conteúdos, visando agradar o algoritmo da plataforma para que consigamos nos destacar na mesma.
A visão de crescimento de diversos criadores de conteúdo nas plataformas e mídias digitais é essencial e requer a adaptação ao algoritmo de cada uma, que vai determinar se o seu conteúdo vale ou não vale a pena ser mostrado aos usuários.
Ainda que falemos a todo o tempo sobre a necessidade de mantermos o algoritmo ao nosso favor, separei alguns tópicos que ajudam a entender o benefício disso:
Indicar tendências
O algoritmo é como uma vassoura nas plataformas digitais, ele varre o conteúdo da plataforma toda e recomenda aos usuários aqueles que mais se qualificam no mesmo.
As tendências são muito importantes no digital, além do mais, ninguém quer saber de notícia velha.
Por isso, um algoritmo se conecta e busca por profissionais que sejam inovadores e sempre vai indicar tendências para que os destaque nas plataformas.
As tendências determinam o sucesso de novos processos, novas modas e trends em diversas plataformas, e é por meio da tendência que conseguimos ser inovadores e criativos nos meios digitais.
Automação em análises de dados
A análise de dados é muito importante, e está constantemente presente em nosso dia a dia, realizada em ações de marketing para determinar os sucessos e fracassos.
E também, é utilizada pelos algoritmos das diversas plataformas digitais, analisando informações, dados, e auxiliando em ações importantes que determinam o sucesso das informações.
Como conquistar o algoritmo do Instagram?
Muito presente em diversos negócios, o Instagram é uma das plataformas mais populares no digital e a que mais tem investimento hoje em dia, diante do seu constante crescimento virtual.
E, para se adaptar a essa plataforma, diversos produtores de conteúdo, influenciadores e até advogados, precisam se adequar a forma com que o algoritmo da plataforma atua, para que suas ações deem certo.
Nem todo algoritmo tem os mesmos princípios, assim como nem todo algoritmo pode ter como pontos essenciais o que os outros tenham.
Por isso, diversificar nas estratégias de marketing é essencial para que possamos implementar mais e mais estratégias, que visem o crescimento dos negócios no digital.
Faça postagens interessantes
O grande foco dos algoritmos é entregar aos usuários informações relevantes, interessantes, de qualidade, e que de alguma forma sejam úteis para eles.
Nisso, podemos imaginar que, produzir conteúdos repetitivos e iguais aos de outras pessoas, não nos ajuda a chegar em lugar nenhum.
Por isso, crie postagens interessantes, que tenham um conteúdo legal e atrativo, além de utilizar elementos visuais que atraiam as pessoas, isso ajuda com que o algoritmo classifique melhor o seu conteúdo.
Dessa forma, as postagens interessantes valem quando olhamos para nós mesmos. Como por exemplo, nos interessamos por todas as postagens? O que realmente é interessante para nós no digital?
É olhando dessa forma que conseguimos pensar nos melhores tipos de postagens para investirmos no digital, tendo como base o que seria ou não interessante para nós mesmos.
Seja autêntico
O que temos que lidar constantemente no meio digital é o plágio, e mesmo que utilizemos as estratégias de nossos concorrentes, precisamos ser autênticos.
Claro que, se uma estratégia deu certo na concorrência, nada mais comum do que investirmos e dedicarmos esforços para conseguirmos o mesmo resultado, mesmo que seja fazendo a mesma coisa que o concorrente.
Porém, ainda que você faça a mesma estratégia, você precisa ser único e autêntico, mostrar a sua marca aos usuários e fazer o seu próprio nome, sem ganhar nada em cima das costas das outras pessoas.
A autenticidade está cada vez menos comum no nosso dia a dia, onde as pessoas veem as estratégias de outras pessoas, assim como as publicações e qualquer outra coisa, e acreditam ser mais fácil copiar do que criar.
E esse é o fator determinante para qualquer algoritmo, não faça plágio, mas sim seja criativo, inovador e autêntico, tendo como inspiração a criação dos outros, mas nunca copiando de fato o que fazem.
Gere engajamento para ganhar relevância
Um dos maiores pilares no digital é o engajamento, onde, por meio deste, o algoritmo consegue identificar a relevância da postagem para os usuários, e desta forma o recomenda para outros usuários.
O engajamento é uma das principais métricas em nossas ações de marketing, é por meio dessa métrica que conseguimos entender a forma com que as pessoas reagem às nossas postagens.
O engajamento é feito por meio de curtidas, comentários, etc. E é fazendo postagens que influenciam os usuários a engajarem, que você conseguirá se destacar.
Publique constantemente
A constância é um dos pilares da produção de conteúdo, onde, por meio desta, as plataformas e o algoritmo entendem que você está frequentemente ativo no digital e produzindo conteúdos de qualidade.
Você manter uma constância em suas publicações, ajuda a melhorar o engajamento, ajuda a melhorar a relevância do conteúdo e mostra ao algoritmo sua relevância.
Portanto, seja constante. Não há necessidade de publicar conteúdos todos os dias, mas um dia sim e um dia não, pode te ajudar a ser mais constante no digital.
Conclusão
O algoritmo é aquele que vai classificar a qualidade da sua postagem, sua relevância para os usuários, além de demais informações interessantes para que as ações de marketing deem sucesso.
O investimento constante em melhoria é essencial para que haja o destaque nas plataformas, ainda mais no instagram.
Esse conteúdo foi originalmente desenvolvido pela 3MIND Marketing e Tecnologia, uma empresa que transforma escritórios e advogados em experts para novos negócios jurídicos. De norte a sul, somos a maior empresa de Marketing Jurídico do Brasil.