Quando você acessa um site, blog, ou até mesmo o perfil de alguma pessoa nas redes sociais, faz isso porque se sente interessado pelo conteúdo daquela pessoa, porém, acima disso, você vai além pois é influenciado pelo próprio usuário.
No marketing existem diversas estratégias voltadas para a prospecção de clientes, estratégias essas que podem ou não ser eficazes em nossos planos, tudo vai depender da forma como o usuário vê e aceita essas estratégias.
Apesar do que parece, um site ou blog não é apenas um combinado de informações e conteúdos relevantes, mas sim uma estratégia completa que tem a intenção de encaminhar o usuário ao seu destino final, que é a conversão.
E é sobre uma estratégia de conversão, focada na jornada do cliente, que iremos falar hoje. Sendo mais específico, nosso conteúdo irá falar sobre o call to action, também conhecido no marketing como CTA.
Call to action: o que é e como funciona?
Apesar do que muitos pensam, o call to action não se trata apenas de chamar o usuário para a ação, afinal, apenas colocar um “saiba mais”, não vai fazer com que o usuário de fato clique naquele botão.
Antes de falarmos sobre a melhor estrutura de um bom call to action, precisamos entender a jornada do cliente, que é muito importante quando pensamos em vendas, seja de produtos ou serviços.
Quando você produz um conteúdo, que seja relevante, de qualidade, e que de fato responda a dúvida daquele usuário, é o momento em que o relacionamento entre vocês começa a se estreitar.
Para que uma pessoa encontre você e contrate o seu serviço, primeiro ela precisa te encontrar no meio digital, ou seja, essa pessoa vai ter uma dúvida jurídica, e com isso ela irá até uma ferramenta de pesquisa, como o Google ou o Bing.
Após esse primeiro sinal de interesse, o usuário irá atrás de informações, e se o seu conteúdo é direto, ele vai te encontrar, assim, quando conseguir que aquele usuário acesse o seu blog ou perfil nas redes sociais, é quando começa a ação do call to action.
Um bom call to action precisa ter um bom destaque na página do conteúdo, ele precisa ser persuasivo, estar destacado tanto em seu posicionamento no corpo do conteúdo, como também no destaque das cores e fonte.
Por isso, é importante que estejamos sempre atentos a isso, as cores estão em concordância? A fonte tem um bom destaque e está em um bom tamanho? Minha copy é persuasiva e vai despertar o interesse das pessoas?
Solucionando essas questões, ficará cada vez mais fácil implementar um bom CTA em sua página e por fim conseguir encaminhar o cliente para o último passo da jornada na prospecção, que é a conversão.
Qual a influência de um CTA nas conversões?
A resposta para essa pergunta é, MUITA. Um CTA bem posicionado, bem destacado e com uma copy persuasiva, pode ser o passo crucial na hora do usuário decidir converter ou não.
A conversão nada mais é do que o momento em que o visitante em seu site passa a ser um lead, ou seja, um assinante, e assim que ele entrar em sua base de leads, você poderá nutrir esse usuário para que ele venha a comprar o seu serviço.
Além disso, precisamos entender que existe mais de um estágio na jornada de compra do cliente, ou seja, nem sempre esse cliente estará de fato completamente interessado em contratar o seu serviço.
Como criar o CTA perfeito?
Apesar de parecer simples, como citamos anteriormente, atrair um usuário e convertê-lo para lead e depois cliente, requer muito mais estratégia e expertise do profissional.
Ou seja, você precisa utilizar uma boa linguagem, visual, posicionamento na página, etc. Por isso, se você ainda não sabe como construir um bom CTA, continue a leitura!
Use cores que se destaquem
Ainda que o seu conteúdo seja excepcional, que o mesmo seja de muita qualidade e relevante para aquele usuário, o seu CTA precisa estar em destaque na página, caso contrário ele não irá perceber esse botão e não irá converter.
Busque cores que despertam a memória do usuário, como por exemplo o verdinho do WhatsApp, que de fato nos faz entender que se clicarmos naquele “saiba mais” em verde, de fato iremos falar com uma pessoa.
Então, só para alinharmos bem as informações, para destacar o seu call to action não é só colocar uma cor verde e pronto, quando digo um bom destaque de cor, é:
Se o seu fundo é preto, você precisa colocar em seu botão uma cor que não seja o preto.
Escolha uma boa posição na página
Em diversos testes conseguimos identificar que um bom call to action só é de fato eficaz quando está visível para os usuários, o que não acontece quando você o coloca no final da página, por exemplo.
Se você, assim como qualquer outra pessoa, acessa um conteúdo em um blog e tem a sua dúvida esclarecida antes do fim da leitura, não vai continuar lendo até as últimas palavras para clicar no bendito botão.
Então, colocar o seu call to action, ou botão de CTA, no topo ou meio do conteúdo, com certeza irá te ajudar a melhorar suas conversões, já que o usuário vai se deparar com esse botão logo no início da leitura, ou durante o conteúdo, quando perceber a qualidade do mesmo.
Insira elementos visuais
Apesar de contarmos com a eficácia dos botões, nem sempre nos sentimos atraídos por um call to action com uma boa cor, tamanho, fonte, ou até mesmo posição na página.
Precisamos entender que grande parte dos usuários se sente atraído pelo visual, ou seja, ele precisa ver algo que o atraia assim que ele bate o olho naquilo.
Dessa forma, que tal pensar em colocar uma imagem como call to action? Uma imagem atrativa e que remete ao conteúdo, assim como um elemento que se destaque bem com o conteúdo ou algo do tipo?
Diversifique nos tamanhos
Caso você fique com a ideia de que colocar um botão muito grande vá atrapalhar a leitura dos usuários, tire isso já da sua mente.
Cada conteúdo é diferente um do outro, assim como cada usuário é diferente um do outro, então diversifique, não só no conteúdo, na aparência ou demais detalhes em um call to action, como também no tamanho do mesmo.
Alguns conteúdos precisam que haja um destaque maior na fonte e no botão, assim como alguns precisam que o mesmo seja um pouco menor, então diversifique e busque chamar a atenção dessa forma.
Seja específico
Quando você desenvolve um bom conteúdo, ficar de enrolação por duas ou três páginas é muito chato para o leitor, e isso também vale para o call to action.
Como o próprio nome diz, você está chamando o usuário para a ação, que é clicar no botão e te enviar um nome, telefone ou e-mail, para dessa forma ele se tornar um lead do seu escritório.
Então, você precisa abordar uma dor desse cliente, ou até mesmo um prazer, como por exemplo, um usuário que está buscando formas de como conseguir mais clientes.
Colocar um CTA direto e específico em que você coloque e expresse essa dor, pode te ajudar a atrair esse usuário.
Demonstre urgência
Uma estratégia muito utilizada no marketing é a atração de clientes por meio da urgência, que é quando você recebe um e-mail dizendo “só restam mais duas vagas para o curto tal”.
Isso vale para qualquer estratégia de marketing, ou seja, demonstrar urgência em suas palavras faz com que os clientes entendam que é realmente algo limitado, e que se ele demorar demais, pode ficar para trás.
Coloque números e dados relevantes
Até com uma copy persuasiva, especialistas acreditam que mencionar dados atrai ainda mais a atenção dos clientes.
Então vamos supor que tenhamos dois conteúdos, um deles diz “consiga mais de 20 clientes hoje”, ou algo como, “mais de 15 mil pessoas testaram e gostaram”.
Mencionar números e dados faz com que os clientes se sintam de fora, ou até mesmo sintam mais confiança em contratar o seu serviço.
Ofereça algo que seja relevante
Oferecer algo é muito importante, ainda mais quando falamos em marketing para advogados, além do mais, a OAB não permite a venda direta no marketing jurídico.
Por isso, quando você for colocar um call to action em seu conteúdo, você precisa oferecer algo gratuito àquele cliente, ou seja, um documento, um e-book gratuito, uma lista, etc.
Ofereça informações exclusivas para conseguir que aquele usuário de fato converta em lead e por fim se torne um cliente do seu escritório.
Conclusão
De fato, não são todas as estratégias de marketing que funcionam para todos, ou seja, algumas de fato farão muito sucesso para alguns segmentos, mas outras não farão sentido nenhum para determinado nicho.
Você precisa entender o seu lugar no mercado, além de conhecer o seu público-alvo, entender a sua necessidade e trabalhar para fazer com que o seu conteúdo entregue a informação que promete.
O importante e necessário é desenvolver um conteúdo de qualidade, que seja relevante para as pessoas, construir copy’s e call to actions que sejam persuasivos e interessantes, para encaminhar aquele usuário para o botão de compra.
Além do mais, não existe nada mais satisfatório do que escrevermos e falarmos sobre aquilo que mais conhecemos, não é?
Esse conteúdo foi originalmente desenvolvido pela 3MIND Marketing e Tecnologia, uma empresa que transforma escritórios e advogados em experts para novos negócios jurídicos. De norte a sul, somos a maior empresa de Marketing Jurídico do Brasil.