Fazer Guest Post é uma das melhores táticas para que webmasters possam estabelecer a autoridade de seus sites, bem como fazê-los crescer.
Esse tipo de post (Guest Post) serve para enriquecer um blog e mostrar sua especialidade, pois quanto mais o público reconhece isso, mais o seu site se torna conhecido como uma fonte confiável de informações.
Quem trabalha com a internet em uma base cotidiana sabe o quanto é difícil fazer um post e um blog sobressair. O fator “concorrência” fala alto nessas horas, especialmente para quem ainda está no começo.
Pelo fato de já existirem muitos sites e blogs de boa reputação e alto índice de tráfego, é difícil subir posições no ranking no SERP e ganhar mais audiência.
Mas é aí que entra a beleza do Guest Post, pois é através desse método que é possível fazer parcerias com blogs com bastante autoridade para conseguir visibilidade.
É claro que o Guest Post não deve ser pensado apenas como uma atividade pontual. Se o seu trabalho para manter a qualidade e volume de posts em um blog é constante, essa mesma lógica se aplica a fazer posts convidados em outros blogs.
Portanto, as noções de planejamento e dicas práticas de como fazer parcerias são valiosas e devem ser recorrentes em suas campanhas.
Conheça a seguir, o que são os Guest Posts e qual a sua importância para a internet, como também todos os benefícios que essa prática traz para o seu empreendimento online.
Veja também como se aproximar de sites que aceitam Guest Post, qual é o momento ideal de propor esse tipo de post em seu próprio blog!
O que são os Guest Post?
O Guest Post é uma publicação feita por um convidado, que é abrigada por outro blog.
Na prática, funciona quando você faz uma parceria com a intenção de escrever um artigo cujo destino será o blog de outra pessoa, sempre buscando sites que aceitam Guest Post.
Por exemplo, digamos que um blog sobre educação tenha um conteúdo muito interessante sobre figuras históricas conhecidas e queira usar um blog de História mais famoso para veicular seu conteúdo.
Essa pode ser uma excelente parceria de Guest Post, pois uma página que convida reafirma sua autoridade e o convidado é apresentado a um novo público como autoridade naquele assunto específico.
O que também pode acontecer é uma troca mútua de Guest Posts entre os blogs. Na continuação do exemplo acima, tanto o blog de História, mais famoso, quanto o de educação, podem fazer posts um no outro.
Isso também abre novos públicos e aumenta a autoridade de ambos em seus respectivos segmentos.
Qual a importância de Guest Post para a internet?
Por causa da abundância de blogs e links, os sites de busca — majoritariamente o Google — precisam ter um maior controle da qualidade do conteúdo propagado na internet.
A autoridade de uma página, isto é, seu nível de influência diante das outras do mesmo nicho e nível de aceitação com o público, é um dos principais fatores de ranqueamento nas páginas de resultado do Google.
Mas, é preciso disponibilizar qualidade para os usuários de um blog. Afinal, são leitores que buscam valor no que consomem. O Guest Post é importante nesse sentido, pois traz, aos usuários dos blogs parceiros, mais qualidade e valor nas publicações.
E a consequência disso é um ambiente online saudável, onde o volume de publicações proveitosas é maior e o tráfego orgânico da página também.
A maior contribuição da prática dos Guest Posts para a internet é ir de encontro às táticas fraudulentas de conseguir links e visitas para um site.
Tudo o que o Google mais combate é o spam, backlinks que não levam a conteúdos de valor e sites que não estão interessados em trazer coisas boas para seus públicos constantemente.
Determinando qual objetivo do Guest Post
Antes de simplesmente escrever, é preciso determinar quais são as suas metas com o Guest Post em questão.
Cada objetivo requer um tipo de publicação e um blog específico que a permita. Podemos traçar os três objetivos mais buscados por guest bloggers:
- Construir autoridade;
- Ganhar visibilidade e tráfego orgânico para o site;
- Conseguir backlinks para o próprio site.
Para construir autoridade e ganhar visibilidade, o ideal é caçar os blogs que possuem muito engajamento com a audiência. Já para conseguir backlinks, é preciso ir até os blogs que têm autoridade de domínio para fazer guest blogging.
Como conseguir sites que aceitam Guest Post?
Agora que você viu tudo em relação a como funciona e o nível de importância de um Guest Post, resta a pergunta: como eu começo? Siga as dicas para que você possa traçar sua própria estratégia de posts convidados.
Encontre um bom blog ou portal
O primeiro passo é agir como um usuário e buscar blogs e redes sociais de autoridades no assunto que você deseja abordar.
Siga os posts, inclusive nas redes, e veja se é bem engajado e se tanto o público quanto o conteúdo é alinhado com o que você deseja propagar.
Você também pode lançar mão de ferramentas como o Open Site Explorer para descobrir a autoridade de domínio de um blog que está na sua mira.
Construa relacionamento prévio ou acione contatos em comum
Sites maiores e blogs de grande autoridade não abrem, simplesmente, espaço para desconhecidos, pois têm que cuidar da própria reputação.
Então, o que você deve fazer é, aos poucos, construir um relacionamento, como por meio de comentários nos posts, mensagens, demonstração de interesse pelo conteúdo. Só então aborde-os com uma proposta.
Além disso, o relacionamento deve ser mantido, portanto, não basta apenas fazer o Guest Post em questão, é necessário manter as conversas e buscar contatos em comum para construir pontes.
Utilize portfólio de conteúdo
Aqui é impossível amenizar um fato: para conseguir um Guest Post você deve mostrar serviço.
Ter um blog começado com boas publicações é a melhor forma de construir o seu portfólio, de modo a ter o que mostrar ao fazer uma proposta para qualquer dono de blog.
Já tenha algo para mostrar
Além do portfólio, já tenha em mãos uma estratégia específica para o Guest Post. Mostre ao blog de seu interesse os seus estudos em relação ao mercado, ao público.
Demonstre como o seu tipo de texto é diferenciado e como você pode beneficiar um blog que abre espaço para você.
Qual momento ideal para propôr o Guest Post?
Conseguir um Guest Post também pode ser uma questão de agarrar as oportunidades que surgem. O momento ideal está nas seguintes ocasiões:
- Um blog mencionou você em suas próprias redes;
- Um blog indicou o seu blog, produto ou até mesmo você em um post;
- O blog que você deseja anuncia uma chamada para guest bloggers;
- O blog publicou outro Guest Post, ou seja, há um precedente para a entrada do seu.
Siga atentamente todas as dicas e torne-as em verdadeiras aliadas das oportunidades acima, e logo você escreverá seu primeiro Guest Post de muitos.
Como escrever um Guest Post como convidado com excelência?
Passemos ao que fazer, uma vez que você recebe o convite para abrilhantar outro blog com seus conhecimentos.
E agora? Como fazer um Guest Post que cause boa impressão tanto nos responsáveis pelo blog quanto em seu público? Confira:
Foco no tema, conteúdo e formato do texto
Executar bem esse passo é vital para seu sucesso, pois demonstra que você é capaz de se adequar à linha editorial do blog que te convidou.
Pesquise publicações antigas e recentes do blog e crie um tema que esteja alinhado com isso, isto é, algo que certamente gerará interesse nos usuários.
Já o conteúdo requer que você obedeça à linguagem do público que consome os conteúdos do blog, que pode ser mais formal ou informal, mais técnica ou didática.
Por fim, o formato do texto deve seguir rigorosamente o do blog: uso de imagens, tamanho dos parágrafos, mais ou menos tópicos e subtópicos.
Seu Guest Post deve sobressair na qualidade, mas, ainda assim, “parecer” com um post do blog que as pessoas já estão acostumadas a ler.
Links internos e externos com cautela
A dica aqui é: não exceda nos links, especialmente os externos. Primeiro de tudo, eles poluem o texto e repelem o leitor, e em segundo lugar, é uma péssima ideia em relação ao SEO.
Pois ao invés de conseguir maior autoridade pelo poder do link Building para backlinks de qualidade, você atrai uma imagem ruim para o seu blog.
Gere valor com textos interessantes
Apesar de o Guest Post ter como objetivo aumentar a visibilidade, gerar links e construir autoridade, você jamais pode esquecer do público.
No caso, um novo público que se abre para você, que são os usuários do outro blog. Além disso, saiba que os donos do blog que convida também usam o seu post para avaliar parcerias futuras.
Todo o seu post deve demonstrar a sua intenção de agregar conhecimento e novas experiências aos usuários do blog.
Facilite para o parceiro com formato do arquivo enviado
Use uma ferramenta adequada para escrever o seu Guest Post, de forma que o texto seja editado de maneira prática.
Atualmente, o Google Docs é uma das melhores ferramentas, já que permite abertura de parágrafos, uso de imagens incorporadas aos textos, possibilidade de incluir comentários do editor, entre outros.
Utilize CTA para o engajamento
Uma pequena frase para prender a atenção do leitor até o fim do texto e levá-lo a uma ação específica é essencial.
Não perca a oportunidade de usar o Call to Action para chamar os leitores para a seção de comentários. Assim, você cria engajamento com o novo público.