O novo conceito da “Indústria 4.0” diz respeito às Fábricas Inteligentes e suas atribuições em máquinas com características surpreendentes
A “Smart Factory” ou Fábrica Inteligente é um conceito atrelado aos novos ideais de indústria que estão se tornando cada vez mais eficazes. O conceito pressupõe que máquinas estejam integradas na estrutura organizacional de uma empresa, em seu gerenciamento tecnológico, através da capacidade de se comunicar e se integrar como um todo ao sistema industrial.
Deve-se levar em conta que uma indústria 4.0 faz o uso de tecnologias de automação, como também de troca de dados. São utilizados itens e ferramentas da Internet e Computação em nuvem, por exemplo, que são as principais tendências tecnológicas na área.
Com a inserção desse conceito em fábricas, os consumidores finais são os maiores beneficiados. A partir da implementação de máquinas de automação, elas se tornarão responsáveis por qualquer tipo de informação e administração organizacional da fábrica, sendo fontes facilmente adaptáveis às demandas de um supervisor e produzirem de forma perfeita e com precisão.
A vantagem de integrar o sistema “Smart Factory” em uma indústria é a redução de tempo e de processos que englobam as etapas do trabalho, permitindo maior flexibilidade e exatidão em linhas e produtos, mesmo se solicitados algum tipo de alteração em seu processo fabril.
Soluções robustas e completas
O conceito organizacional “Smart Factory” é um dos mais eficazes dentro da Indústria 4.0, que prevê uma maior eficiência para máquinas e otimização de etapas para processos de fábrica. A técnica abrange a elaboração inicial de seus primeiros passos até os últimos, que é a entrega do produto ao cliente que contrata o serviço.
Passo a passo do conceito Smart Factory
A indústria 4.0 sugere um sistema integrado entre as suas funções sobre os processos dentro de uma produção fabril. Os processos são desenvolvidos separadamente, mas de modo integrado, de modo a acelerar etapas dentro da empresa.
Algumas soluções completas desenvolvidas englobam:
- Robôs Autônomos
- Simulações
- Sistemas integrados
- Cybersegurança
- Cloud Computing
- Impressão 3D
- Rentabilidade Aumentada
- Big Data
- Eficiência Energética
- Registro de Dados
- Supervisão
São utilizadas ferramentas de comunicação que integram o sistema como um todo: SQL; MQTT; OPC-UA e Web Server.
Maior eficiência e excelente retorno sobre os investimentos
Os maiores benefícios associados ao conceito do “Smart Factory” são as melhorias na eficiência e flexibilidade dos processos, entregando maior produtividade e consequentemente melhorias nos níveis de retorno sobre o investimento.