Já deve ter percebido que o mercado tem mudado ultimamente, certo?
Essa mudança faz com que o nome de sua empresa esteja sempre em um display de acrílico, que atrai clientes para seu negócio.
Então, com o crescimento do mercado digital, as táticas de prospecção crescem, formando novos profissionais no ramo. Esse volume de cursos e pessoas querendo ensinar é reflexo de um tipo de ação que precisa de suporte.
Por isso, neste texto, separamos algumas dicas de marketing que, com certeza, vão ajudá-lo a atingir novos objetivos. Se quer ficar por dentro desse universo, bem como colocar essa estratégia em prática, continue a leitura do artigo que preparamos.
O que são táticas de marketing?
Marketing, em tese, são atitudes conceituais que elevam a parte promocional de sua empresa. Em palavras mais simples, é a propaganda que atrai clientes, o conteúdo ofertado para os consumidores, a seletividade de público, a imagem e a ambientação.
Inclusive, é certo dizer que as diversas táticas de marketing englobam desde o ‘bom dia’, até a finalização da entrega do produto.
Uma loja que vende um sapato de segurança não pode buscar um tom jovem e despojado, afinal, o público que adquire esse produto é um tipo mais sério, que precisa que seus atendentes entendam suas necessidades.
O marketing digital, que são as vendas e negociações feitas pela internet, disparou no mercado Brasileiro, principalmente de 2020 para cá, dando mais intimidade entre cliente e empresa.
O empresário precisa ter alguns conceitos em mente, principalmente quando decide abrir seu negócio ou expandi-lo para o meio digital. Especialistas olham para o funil de vendas como uma das mais vantajosas táticas criadas, pois, com ele, o gestor pode:
- Entender seu público;
- Criar conteúdo direcionado;
- Conversar diretamente com seu cliente;
- Colocar em prática os gatilhos;
- Concretizar vendas;
- Manter os clientes satisfeitos e fidelizados;
- Entre outros pontos.
As táticas são como um rack para servidor, ou seja, dão o suporte necessário, mas, ainda precisam do contato direto da equipe com os clientes.
Veja como trabalhar o marketing corretamente
Depois de entender um pouco mais sobre essa temática, você deve estar se perguntando como fazer para colocar isso em prática da melhor forma possível, com o foco em ganhar mais credibilidade e vencer a concorrência.
Pois bem, pensando em te ajudar nessa missão, – que é mais fácil do que parece – separamos abaixo algumas dicas e sugestões para colocar em prática o marketing de forma efetiva. Continue a leitura e confira!
Estude seu cliente
Cada cliente tem um perfil. Alguns são mais interativos, outros são mais ágeis, alguns preferem ter cautela e pesquisar muito. Primeiramente, identifique seu público-alvo, realizando pesquisa de mercado, tentando entender o jeito de agir deles.
Sempre busque características, hábitos constantes, costumes e objetos que esses clientes tenham. A tática aqui é criar personas de seu negócio.
Conheça a concorrência
Estudar e conhecer sua concorrência e entender como seus clientes reagem às suas ofertas é bastante eficaz.
Saiba explorar todos os pontos positivos de seus concorrentes para que possa agir de forma similar, porém, aprimorando alguns pontos que sejam mais atrativos e benéficos para seu negócio.
Invista em recursos diversificados
Pois bem, nós mostramos como começar a prospectá-los, mas agora o ponto-chave é investir em recursos para conseguir concretizar os pontos acima citados.
Dessa maneira, é muito importante, como gestor, que você saiba quanto de caixa vai gerar para os fundos de investimento em redes sociais, imagem e site, além das campanhas promocionais.
Esses passos são fundamentais para que consiga ser uma empresa diferenciada no mercado. Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.
Este conteúdo foi produzido pela equipe Soluções Industriais