Muito usados atualmente, os gatilhos mentais foram criados para despertar um maior interesse de usuários em textos virtuais, mas que também acontece em jornais, propagandas, livros, séries e filmes.
Desta forma, principalmente para peças publicitárias, é interessante saber quando usar e como usar, de modo que eles se tornem imperceptíveis durante a leitura de um texto, ajudando na progressão textual, mas como isso pode ser feito?
Como os gatilhos mentais funcionam e como usá-los?
Várias técnicas persuasivas são utilizadas para produzir uma peça publicitária ou conteúdos para um site de conserto de portão automático, por exemplo, com o objetivo de garantir que o usuário possa entender a sua funcionalidade e qual a sua importância.
Para isso, criamos algumas dicas para que você possa melhorar a sua produção de conteúdos e atrair usuários para continuar gerando engajamento para o seu site, então confira as dicas abaixo!
Gatilhos de escassez: atraia o usuário buscando exclusividade
Neste caso, é o ato de produzir um conteúdo voltado para a limitação de produção de um item, fazendo com que o cliente queira consumir pela exclusividade de seu uso, como “últimas unidades de blister embalagem pelo valor x”.
Gatilhos de urgência: mostre a necessidade de consumo imediato
Nesta técnica são utilizadas diversas palavras para persuadir o cliente para que ele sinta a necessidade de consumir o produto antes que acabe, por exemplo:
- “Urgente”;
- “Só até hoje”;
- “Promoção válida por x tempo”;
- Entre outras.
Inclusive, é bom reforçar que este uso gera uma forma efetiva, na maioria das vezes, de vender em grandes quantidades – o que nem sempre é possível, ainda mais dependendo de qual for o item ou o segmento de atuação da empresa em questão.
Gatilhos de aprovação social: utiliza um embasamento teórico
Em alguns casos são utilizados gatilhos como “cientistas apontam”, “segundo o autor”, “pesquisas evidenciam que”, desta forma, é visto que com esse aporte teórico dá mais credibilidade para vender equipamentos de sapato de segurança, por exemplo.
Por que utilizar gatilhos mentais? Veja os seus benefícios
De toda forma, utilizar gatilhos mentais vai gerar benefícios para o seu texto e, consequentemente, vai disponibilizar uma melhor experiência para o usuário, despertando a sua curiosidade e o desejo de venda ou de leitura, dependendo do caso.
Então, além do que já foi dito, é certo dizer que a utilização de gatilhos mentais é capaz de gerar uma infinidade de vantagens. Para facilitar o entendimento acerca do assunto, verifique a seguir alguns dos principais benefícios:
- Vai gerar um melhor engajamento;
- Vai aumentar o número de views e compartilhamentos;
- Vai melhorar o número de vendas;
- Vai melhora o seu posicionamento em plataformas de buscas;
- Vai disponibilizar uma melhor interação com o seu comprador;
- Vai nutrir bancos de dados internos;
- Vai gerar informações importantes para a empresa;
- Vai gerar credibilidade e confiança por parte do cliente;
- Entre diversos outros pontos.
Desta forma, verificar a importância de utilizar gatilhos mentais é essencial para uma empresa, pois vai mostrar a sua eficácia de persuasão, por isso que empresas devem investir nesse tipo de conteúdo para sempre crescerem e desenvolverem o seu negócio.
Este conteúdo foi produzido pela equipe Soluções Industriais