As empresas precisam garantir que atendam às expectativas de seus clientes para se manterem competitivas, então a implementação da logística verde pode ajudar nesse processo.
Isso porque, de acordo com as pesquisas, 68% dos compradores baseiam suas compras futuras em marcas que estão comprometidas com a sustentabilidade, sejam elas do ramo de moda, construção civil, outsourcing de impressão e qualquer outra.
O que é Logística Verde?
O conceito engloba qualquer prática de negócios voltada a tornar as operações mais sustentáveis.
Na logística tradicional, o foco está nas operações, mas não há consideração pelo meio ambiente. E se acredita que há apenas um fator que faz da logística verde fundamental, confira com a gente uma lista!
- Aumenta a reputação da marca;
- Fornece vantagem competitiva;
- Otimiza a gestão da frota de transporte;
- Implementa medidas de conservação.
Esses são os principais pontos que uma marca tem a ganhar se implementar esse tipo de prática. Para explicar melhor cada ponto, vamos abordar cada um separadamente.
Aumenta a reputação da marca
Optar pela logística verde pode ajudar a estabelecer a reputação da sua marca no ambiente rico em informações de hoje.
Sua imagem, ancorada na responsabilidade ambiental, se transforma numa espécie de lacre de segurança e inspira confiança para o público em geral.
À medida que os consumidores têm essa conscientização, eles esperam que as empresas façam o mínimo para as próximas gerações.
Consequentemente, irão deixar de adquirir produtos daquelas que não estão agindo contra as mudanças climáticas.
Fornece vantagem competitiva
Adotar a logística verde faz você se destacar da concorrência. Como isso pode acarretar altos custos, muitas empresas ficam relutantes em abraçar a mudança, mesmo que seja para o benefício do planeta e para a sustentabilidade operacional.
É importante notar que essa prática não é uma fantasia passageira, mas uma tendência inevitável à medida que o aquecimento global continua a piorar. Portanto, prepare, mesmo que aos poucos, suas equipes para o futuro ao buscar estratégias sustentáveis.
Otimizando a gestão da frota de transporte
O transporte de mercadorias é um dos principais contribuintes para as emissões de carbono, mas ainda conta com sistemas de gestão de transporte ineficientes.
E quando isso acontece, os cronogramas de entrega não são otimizados e podem até gerar prejuízos como caminhões que circulam vazios nas estradas.
Com a ajuda de software ou tecnologia digital, os responsáveis pelo setor podem eliminar isso.
E isso acontece porque otimizam os horários da frota, o planejamento de rotas de entrega e o agrupamento de cargas, ou seja, é tão fundamental quanto os equipamentos de combate a incêndio para os bombeiros.
Além de reduzir as emissões de carbono, também economizam combustível e custos de manutenção.
Implementação de medidas de conservação de energia
A implementação de sistemas de gerenciamento de energia em um armazém pode levar a uma redução significativa nas contas de energia. Imagine somar todo o montante durante um ano?
Também pode tornar os equipamentos e transportadores de manuseio de materiais mais eficientes, desligando, automaticamente, o sistema quando não estiver em uso.
Além de criar a eficiência operacional necessária, o ciclo de vida do equipamento também é estendido.
Considerações finais
A logística verde é um tema pouco discutido na atualidade, mas esse quadro precisa ser revertido.
Fazer com que as empresas conheçam essa prática é necessário dar o primeiro passo, então comece a fazer a mudança dentro do seu negócio.
Gostou do conteúdo sobre a importância da logística verde? Conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.