logística verde

Qual a importância da logística verde?

As empresas precisam garantir que atendam às expectativas de seus clientes para se manterem competitivas, então a implementação da logística verde pode ajudar nesse processo.

Isso porque, de acordo com as pesquisas, 68% dos compradores baseiam suas compras futuras em marcas que estão comprometidas com a sustentabilidade, sejam elas do ramo de moda, construção civil, outsourcing de impressão e qualquer outra.

O que é Logística Verde?

O conceito engloba qualquer prática de negócios voltada a tornar as operações mais sustentáveis.

Na logística tradicional, o foco está nas operações, mas não há consideração pelo meio ambiente. E se acredita que há apenas um fator que faz da logística verde fundamental, confira com a gente uma lista!

  • Aumenta a reputação da marca;
  • Fornece vantagem competitiva;
  • Otimiza a gestão da frota de transporte;
  • Implementa medidas de conservação.

Esses são os principais pontos que uma marca tem a ganhar se implementar esse tipo de prática. Para explicar melhor cada ponto, vamos abordar cada um separadamente.

Aumenta a reputação da marca

Optar pela logística verde pode ajudar a estabelecer a reputação da sua marca no ambiente rico em informações de hoje.

Sua imagem, ancorada na responsabilidade ambiental, se transforma numa espécie de lacre de segurança e inspira confiança para o público em geral.

À medida que os consumidores têm essa conscientização, eles esperam que as empresas façam o mínimo para as próximas gerações.

Consequentemente, irão deixar de adquirir produtos daquelas que não estão agindo contra as mudanças climáticas.

Fornece vantagem competitiva

Adotar a logística verde faz você se destacar da concorrência. Como isso pode acarretar altos custos, muitas empresas ficam relutantes em abraçar a mudança, mesmo que seja para o benefício do planeta e para a sustentabilidade operacional.

É importante notar que essa prática não é uma fantasia passageira, mas uma tendência inevitável à medida que o aquecimento global continua a piorar. Portanto, prepare, mesmo que aos poucos, suas equipes para o futuro ao buscar estratégias sustentáveis.

Otimizando a gestão da frota de transporte

O transporte de mercadorias é um dos principais contribuintes para as emissões de carbono, mas ainda conta com sistemas de gestão de transporte ineficientes.

E quando isso acontece, os cronogramas de entrega não são otimizados e podem até gerar prejuízos como caminhões que circulam vazios nas estradas.

Com a ajuda de software ou tecnologia digital, os responsáveis pelo setor podem eliminar isso.

E isso acontece porque otimizam os horários da frota, o planejamento de rotas de entrega e o agrupamento de cargas, ou seja, é tão fundamental quanto os equipamentos de combate a incêndio para os bombeiros.

Além de reduzir as emissões de carbono, também economizam combustível e custos de manutenção.

Implementação de medidas de conservação de energia

A implementação de sistemas de gerenciamento de energia em um armazém pode levar a uma redução significativa nas contas de energia. Imagine somar todo o montante durante um ano?

Também pode tornar os equipamentos e transportadores de manuseio de materiais mais eficientes, desligando, automaticamente, o sistema quando não estiver em uso.

Além de criar a eficiência operacional necessária, o ciclo de vida do equipamento também é estendido.

Considerações finais

A logística verde é um tema pouco discutido na atualidade, mas esse quadro precisa ser revertido.

Fazer com que as empresas conheçam essa prática é necessário dar o primeiro passo, então comece a fazer a mudança dentro do seu negócio.

Gostou do conteúdo sobre a importância da logística verde? Conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.