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Logística e vendas online: entenda o conceito de fulfillment

A logística de vendas online se tornou um tema muito importante pelo destaque do e-commerce nos últimos anos. 

E isso ajudou a expandir o conceito de fulfillment, que antes era usado somente pelas maiores lojas de varejo, para pequenos e médios negócios de diversos segmentos. 

A aplicação desse conceito é importante para manter a viabilidade de negócios online. O fulfillment abrange todas as etapas da venda online para ajudar na otimização da logística de estoque, entrega e pós-venda no e-commerce. 

O que é fulfillment? 

O termo “fulfillment” pode ser traduzido para o português como “cumprimento”. O conceito envolve todo o processo de logísticas e venda de negócios online, desde a chegada do produto no estoque até o pós-venda com o cliente. 

Tudo o que passa por logística ou venda pode ser otimizado com a aplicação do fulfillment. Com essa estratégia é possível otimizar diversos processos como:

  • Controle de estoque; 
  • Preparação de pedidos;
  • Emissão de nota fiscal;
  • Envio e rastreio de entregas;
  • Suporte de pós-venda. 

Portanto, fica claro que utilizar o fulfillment em seu e-commerce se torna fundamental. Para saber quais são as etapas dessa estratégia, continue lendo o texto.

Quais são as etapas do fulfillment? 

O fulfillment é dividido em algumas etapas de otimização, confira quais são as etapas abaixo.

Estoque 

Todo o processo de estoque, desde a chegada dos produtos, faz parte do fulfillment. Aqui, o objetivo é garantir o bom controle do inventário do e-commerce, possibilitando uma reposição rápida dos principais produtos e uma decisão mais assertiva em novas compras. 

Separação (picking) 

Essa é a etapa de processamento de pedidos. A ênfase nessa etapa é na organização interna da empresa. O objetivo é otimizar o processamento dos pedidos recebidos, facilitando a localização do produto no estoque com mais agilidade. 

Embalagem (packing) 

Com os pedidos separados, a próxima etapa é fazer o embalo para realizar o envio. O processo pode ser otimizado com fulfillment para que haja uma padronização de embalagens e isso torne o processo mais rápido, sem desperdícios e custos adicionais. 

Transporte 

Garantir as condições do transporte do produto em segurança. O envio deve ser rastreado e deve haver um controle interno para garantir que o produto será entregue dentro do prazo. 

Pós-entrega 

O processo de venda online não termina quando o produto chega no endereço do cliente. O fulfillment atua também no pós-venda. 

O objetivo é coletar o feedback do cliente após a entrega do produto e facilitar processos de troca e devolução, caso seja necessário, introduzindo uma estratégia de logística reversa. 

Vantagens de implementar o fulfillment

Estruturar o processo de logística de vendas online é essencial para qualquer e-commerce de varejo, independentemente do segmento. 

Com o fulfillment, é possível ter um processo muito mais ágil e assertivo, o que facilita o controle interno da empresa e aumenta os níveis de satisfação dos clientes. Confira quais são as principais vantagens do fulfillment.

Redução do prazo de entrega dos produtos 

Com uma estrutura logística mais bem organizada, o e-commerce consegue otimizar todos os processos, desde o controle de estoque até o processamento de pedidos e envio, garantindo que seja possível diminuir o prazo de entrega dos produtos no curto/médio prazo. 

Otimização da gestão logística 

O fulfillment pode ajudar a melhorar a gestão do estoque. Assim, é possível otimizar os custos com espaço físico, mão de obra e equipamentos. Essa estratégia permite, ainda, a descentralização do estoque, o que diminui os custos logísticos consideravelmente. 

Maior satisfação do cliente

O que mais importa para o e-commerce é a satisfação do cliente, e, com o fulfillment, é possível ganhar mais competitividade no mercado e entregar uma experiência otimizada para os clientes. 

Como vemos, o fulfillment é um conceito que consegue otimizar toda a logística de vendas online. Busque conhecer mais sobre o processo e entenda como tornar o seu negócio escalável e prover uma experiência de compra satisfatória para os clientes.