Inside sales significa, em seu sentido literal no português, “vendas dentro”, em cima dessa tradução, já se pode imaginar o seu real sentido: vendas dentro da empresa.
Quando se pensa em vendedores, o que imagina é a imagem de uma pessoa que te aborda na loja e te pergunta o que procura, e se este processo fosse planejado e resolvido sem esta abordagem, pois às vezes pode até mesmo afastar o comprador.
No método inside sales, o profissional cria estratégias dentro da empresa que busquem estabelecer sua persona (quem é o seu cliente ideal através de gostos, desejos e necessidades) e melhora o alcance da loja, pois sabe quem procura seus produtos.
Como a maioria das áreas de gestão, as inside sales precisam ser adaptadas ao seu negócio e isso não é uma tarefa simples. É como uma dobra de chapa, que precisa de manuseio e conhecimento para garantir um bom resultado.
A tecnologia traz às empresas a oportunidade de aumentar resultados através da produtividade e processamento de ações, transformando tudo em um conjunto de ações uniformes designadas para cada função.
Vender internamente pode aumentar números por ser um processo que alcança mais pessoas. Veja o que é importante para aplicá-lo em sua empresa:
Saiba por onde o seu cliente gosta de ser atendido
Para vender, é necessário prospectar, ou seja, buscar novos clientes. Saber por onde o seu cliente ideal gosta de ser atendido é essencial para implementar as vendas internas dentro da sua empresa.
As inside sales são utilizadas principalmente para vendas B2B, e assim, é mais fácil conseguir conversar com clientes potenciais.
Mapeá-los nem sempre é fácil, é necessário saber onde estão e quais são os seus pontos mais fortes, assim como um projeto de instalações elétricas. Assim, você sabe onde ele está, quando pode te ouvir e porque ele precisa disso.
Tenha um CRM
Um Customer Relationship Management, ou gestão de relacionamento com o cliente, em português, é essencial para que você consiga estabelecer um bom lugar no mercado com as inside sales.
As vendas internas precisam de um contato constante (mas não cansativo) com o cliente.
- Busque atrair leads;
- Mantenha a comunicação com quem demonstrou interesse;
- Faça um follow up das vendas;
- Acompanhe a experiência deste cliente.
Isso faz com que novos clientes cheguem até você, uma vez que este acompanhamento gera mais confiança, assim, os clientes já compradores indicam o atendimento e produto a outros.
O CRM, ou gestão de clientes, funciona como uma manutenção predial, é necessário ter uma para que a construção se mantenha segura e saudável. Além disso, mantém o negócio sempre atualizado, com uma visão nova, pois sempre chegam novos clientes.
Implementar as inside sales na sua empresa não é algo simples, mas vale a pena. Já pensou quanto tempo de deslocamento de um representante seria poupado se ele prospectasse por um e-mail ou telefone?
Esse tempo pode ser utilizado para alcançar novas pessoas, aumentando sua carteira de clientes.
Apresente a ideia a sua equipe, prepare seus colaboradores e aproveite seus novos rendimentos e produtividade! Para ler mais conteúdos como este, nos acompanhe por aqui. Até o próximo post!