Com o avanço desenfreado da tecnologia, muitas áreas do ambiente virtual vem crescendo bastante. Junto desse crescimento, temos a implantação de alguns termos que ainda são desconhecidos para algumas pessoas, como é o caso de UX e UI.
Nesse contexto de grande desenvolvimento, as empresas se viram obrigadas a se modernizar, ao mesmo tempo que os consumidores, agora com uma infinidade de opções, também se tornaram mais exigentes.
É por este motivo que alguns termos como SEO, e-commerce, marketing digital e design vieram à tona. Essas técnicas funcionam como soluções de tecnologia para as empresas.
O que é design?
Antes de ir mais a fundo sobre UX e UI, nós precisamos ter em mente de forma bem clara o que é design. Design significa projeto em português. Somente com essa tradução o seu entendimento desse termo já deve estar bem melhor.
Mas para explicar mais a fundo, design é tudo aquilo que está em volta do desenvolvimento de um projeto, ou seja, a sua idealização, a criação e depois todos os detalhes que envolvem este processo.
É claro que os especialistas em design enxergam uma profundidade muito maior neste tópico. Vale lembrar também que os profissionais de design estão requisitados atualmente por conta da necessidade que o mundo atual demanda.
O que significa UX e UI design?
Agora que entendemos um pouco melhor o que é design, vamos mergulhar um pouco mais para compreender o User Experience (UX) e o User Interface (UI). Antes de tudo, saiba que UX e UI design são complementares, porém cada um tem sua área determinada.
O User Experience, ou experiência do usuário, como o próprio nome já diz, se refere à experiência de um indivíduo com um produto ou serviço. Essa experiência proposta deve ser completa, não focada apenas no produto final.
Vamos imaginar que a sua marca produziu um evento e, apesar de ele ter contado com grandes artistas e shows inesquecíveis, os consumidores passaram por situações desconfortáveis na compra de ingresso e na localização do evento.
Esse exemplo não está diretamente ligado ao design, mas passa a ideia de como a experiência do usuário deve ser completamente satisfatória. Por esse motivo, um exemplo bom ligado diretamente ao design é a experiência da criação de um site.
Alguns desenvolvedores tendem a focar na parte estética do site, e por isso acabam não dando a devida importância para as questões de:
- Praticidade;
- Acessibilidade;
- Divulgação;
- Otimização.
Por sua vez, o User Interface, ou interface do usuário, é a área especializada em criar interfaces intuitivas para o usuário. A interface, como o próprio dicionário nos diz, é um elemento que proporciona ligação física ou lógica entre dois sistemas.
Ou seja, um controle remoto, apps de celular, telas de jogos e tudo isso que traz as informações bem projetadas para que o nosso cérebro possa compreender.
O trabalho do UI é desenvolver um design que seja também chamativo e intuitivo, mas ao mesmo tempo sem ser forçado, sem invalidar a experiência do usuário e que caminhe também ao lado da parte estética.
Quais as diferenças entre UX e UI design?
Esse é realmente um tema que nos traz uma complicação, pois os dois termos, além de serem parecidos no nome, também se assemelham um pouco nas suas funções. Como falamos acima, são complementares, mas também possuem suas diferenças.
Para tentar simplificar, podemos dizer que a UX está mais voltada ao sentimento do usuário ou consumidor ao utilizar certo produto. Essa experiência do usuário determinará se ele voltará a consumir tal produto ou não.
Já o UI é uma aplicação mais mecânica, que tem como principal função guiar de forma intuitiva esse usuário através do seu aplicativo, software, site ou qualquer outra mídia.