Toda empresa quer vender bem e faturar o ano inteiro, certo? Mas é inegável que existem datas específicas que acabam sendo muito mais atrativas e rentáveis para qualquer negócio, e essas são conhecidas justamente como as famosas datas sazonais. A sazonalidade é um conceito que está relacionado, a um evento especial que só ocorre uma vez no ano, ou seja, são datas comemorativas, como:
- Natal;
- Black Friday;
- Páscoa;
- Dia dos Namorados;
- Dia das mães e dos pais;
- Cyber Monday;
- Entre outros.
Essas são aquelas datas muito aguardadas pelos consumidores, onde existem promoções ou um alto volume de compras devido ao simbolismo ou as ofertas do mercado.
Quem aí nunca comprou uma caixa de chocolates na páscoa, ou aproveitou a Black Friday para comprar sua porta corta fogo? O varejo costuma ficar fervoroso nessas sazonalidades.
Dessa maneira, é preciso se preparar para realizar campanhas sazonais, que nada mais são, do que estratégias que ocorrem de forma ocasional, justamente, durante essas datas comemorativas.
No texto de hoje, iremos te mostrar como se preparar para essa sazonalidade e aumentar seus lucros de maneira eficiente, bora conferir? Então vamos lá!
Escolha as datas certas
O primeiro passo para realizar suas campanhas sazonais é selecionar a dedo, quais serão as datas que sua empresa irá atuar, praticamente todo mês do ano temos algum evento, então você deve pensar bem, quais deles seu negócio irá participar e incluir no seu cronograma estratégico.
Procure escolher as datas certas de acordo com o segmento e o nicho no qual você atua, claro que, algumas datas como Natal e Black Friday acabam sendo praticamente globais, porém, outras como Dia dos namorados ou Dia das crianças, acabam sendo mais segmentadas.
Portanto, se torna fundamental que você entenda onde sua empresa se encaixa e defina as datas certas de atuação.
Monte um ótimo planejamento detalhado
Após selecionar as datas, é hora de começar um planejamento detalhado, nele você vai colocar os seus pensamentos, quais produtos irão ser o rosto de sua campanha, as promoções, a logística e a quantidade que irá guardar em estoque, e por aí vai.
Pense em algo diferente, o que será feito para chamar a atenção, procure realizar essa etapa com uma boa antecedência, nada de deixar isso para última hora.
Quanto antes você se programar, melhor e mais eficiente será sua campanha, além de evitar ser pego de surpresa pela alta demanda ou pelos preços baixos da concorrência.
Cuide de toda a sua comunicação e divulgação com o público
Você até pode ter uma boa ideia, com um preço acessível na sua bomba centrífuga, e tudo estar muito bem alinhado para as suas vendas.
Porém, sem uma boa comunicação e divulgação, a chance de você ter sucesso é praticamente nula, procure cuidar de toda a parte e interação entre sua marca e o seu público.
Faça divulgações de forma prévia, mostre spoilers do que está por vir, abrace o tema e decore sua loja e seus anúncios com relação às datas sazonais, mergulhe de cabeça nesse mundo e mostre a todos, o que você está preparando para acontecer no futuro.
Realize toda a automação dos processos
As datas sazonais costumam exigir ao máximo de todo o varejo, o fluxo de dados pode até dobrar, o que deixa todos os colaboradores de cabelo em pé.
Para não desgastar tanto sua equipe e conseguir cumprir todas as suas demandas e atender o alto volume de clientes, procure automatizar os seus processos.
Na parte de divulgação, realize o lançamento de anúncios nas redes sociais, no Google e envie um lembrete no e-mail marketing para seus leads, no atendimento, instale chatbots para te ajudar na sua jornada.
No controle de estoques e emissão de nota fiscal, instale um software que possa te ajudar nessa tarefa, deixe tudo automatizado e conte com a tecnologia para trazer excelência durante todo o processo.
Elabore sorteios e faça promoções
As datas sazonais devem ser aproveitadas ao máximo para que você consiga vender muito bem sua caixa de pizza personalizada, e não existe nada melhor, do que fazer alguns sorteios e promoções para atrair e chamar mais pessoas até a sua empresa.
Procure dar vários cupons de desconto, 10% off, ou até mesmo, produtos brindes, como na compra de um conjunto de esponjas o cliente leva um detergente concentrado.
Também realize sorteios valendo algo grande, como nas compras acima de R$ 300 reais, você concorre a um carro zero, ou o novo iPhone 14.
Procure formas de atrair o público, pense que toda a concorrência também estará de olho nas datas sazonais, então apresente algo diferente e que possa ser vantajoso para seus consumidores.
Mensure seus resultados
Mesmo após terminar todas as etapas acima, é fundamental que você continue de olho e mensure seus resultados com frequência, verifique se está conseguindo ter sucesso ou não, e realize ajustes caso tenha necessidades.
Veja como está seu desempenho nas campanhas sazonais e se todas as demandas estão sendo atendidas da forma como você imaginou.
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Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.