Endomarketing, ou seja, marketing interno, é uma estratégia cujo principal objetivo é construir uma boa reputação e realizar atividades de comunicação interna nas empresas.
Dessa forma, a gestão consegue atrair bons colaboradores e manter um bom relacionamento com toda a equipe.
O endomarketing, portanto, não funciona como uma forma de comercializar produtos e serviços, mas ajuda a criar um clima organizacional mais agradável, o que contribui para aumentar a motivação e a produtividade de todos os colaboradores.
O que é endomarketing?
Endomarketing é uma estratégia de marketing que foca na criação de campanhas internas para os funcionários da empresa.
Isso melhora a imagem da empresa entre os colaboradores, resultando em equipes mais engajadas e redução da rotatividade de pessoal.
O resultado é a criação de uma cultura de engajamento dos colaboradores onde é mais fácil atrair e reter talentos em todos os segmentos, beneficiando a produtividade do ambiente de trabalho.
Além disso, é importante que o funcionário seja orientado a entender qual é o seu papel em uma empresa de lançamentos imobiliários e como seu trabalho afeta o resultado geral e o trabalho de todos os demais colegas.
As estratégias de endomarketing geralmente são planejadas e implementadas pelos departamentos de RH, departamentos de RH das empresas.
Os especialistas deste departamento, que muitas vezes funciona como uma espécie de clínica psicológica, estão em contato com todos os colaboradores da empresa e são por isso o ponto de partida para o endomarketing.
Mas para que as estratégias funcionem, elas devem ser praticadas em todos os departamentos da empresa.
Por que investir em Endomarketing?
A implementação de estratégias de marketing interno pode ser muito benéfica não apenas para os funcionários, mas também para os gestores de uma empresa de educação.
Por meio deles, os colaboradores buscam alcançar melhores resultados e também promover o clima da organização.
Os benefícios mais importantes da implementação de estratégias de marketing interno podem ser nomeados:
- Aumento da produtividade, com colaboradores mais motivados e felizes;
- Colaboradores motivados criam uma boa imagem da empresa;
- Taxa de quadros reduzida para ajudar a manter os recursos;
- Contribuir para a criação de um clima organizacional mais saudável.
Está provado que funcionários mais motivados e felizes trabalham melhor e são mais produtivos.
Um acidente de trabalho é um fator que pode levar ao mau desempenho dos colaboradores de uma empresa e pode ter vários motivos.
Entender os motivos e encontrar formas de melhorá-lo é uma das preocupações da Endomarketing, mais do que ter equipamentos de primeiros socorros em caso de acidentes – o que não é apenas obrigatório, mas também mostra preocupação com os colaboradores.
Investir em endomarketing, além de tornar as equipes mais coesas, também torna os colaboradores embaixadores da empresa, sempre prontos para defendê-la.
Quando os clientes potenciais percebem esse incentivo, eles tendem a confiar mais na empresa e se sentir mais confiantes.
A falta de reconhecimento ou más condições de trabalho podem fazer com que os funcionários queiram sair.
Como resultado, a empresa perde bons funcionários que muitas vezes são considerados os maiores talentos do setor e podem trazer grandes benefícios para as equipes, como uma empresa que vende cursos.
A preocupação com o bem-estar dos colaboradores também se reflete em um ambiente de trabalho mais organizado e dinâmico. Algumas ações podem até evitar brigas, fofocas e brincadeiras entre os membros da equipe.
Em locais de trabalho onde os trabalhadores correm maior risco, como fábricas, é possível diminuir o descuido no ambiente de trabalho.
As atividades de endosso podem se concentrar no trabalho em conjunto com um distribuidor de equipamentos de proteção individual (EPI), como luvas resistentes a cortes, óculos de proteção ou calçados de segurança, dependendo das necessidades de cada ambiente de trabalho.
Em um ambiente mais unificado e descontraído, também é mais difícil encontrar trabalhadores estressados, o que é reflexo de trabalhadores não serem valorizados devido ao excesso de salários e más condições de trabalho.
A conclusão é que quando as empresas se preocupam em criar um ambiente agradável e favorável ao bem-estar e produtividade dos funcionários, tanto o clima do local de trabalho quanto a saúde dos funcionários tendem a melhorar significativamente.
Recursos de endomarketing na prática
O endomarketing, assim como um esporte, pode ser praticado em determinadas tarefas ou incorporado à rotina diária.
As atividades geralmente são combinadas para criar a melhor estratégia de acordo com as necessidades de cada ambiente de trabalho.
Para saber o que pode ser melhorado na equipe, o ideal é aplicar pesquisas ou até mesmo entrevistas com os colaboradores para encontrar as melhores ações para solucionar os problemas.
Veja algumas medidas práticas:
Ofereça treinamento
Toda a empresa ganha quando as equipes estão mais bem preparadas e qualificadas, o que afeta diretamente a qualidade do produto ou serviço prestado.
Por isso, uma das estratégias do Endomarketing é incentivar a educação.
Uma empresa onde os funcionários necessitam de determinadas habilidades técnicas, por exemplo na fabricação e venda de esquadrias de alumínio portas e janelas, a atualização dos conhecimentos dos funcionários pode ser feita através de cursos de engenharia, aulas realizadas no local de trabalho, palestras, workshops, etc.
Política de remuneração e plano de trabalho e salário
A satisfação no trabalho está diretamente relacionada ao reconhecimento. Por isso, uma ideia é incentivar os funcionários além dos benefícios exigidos por lei.
Por exemplo, oferecer uma bolsa de estudos, uma viagem ou até mesmo um happy hour aos trabalhadores de uma fábrica de sacolas e mochilas personalizadas como recompensa por atingir uma meta.
Esta é uma forma de os funcionários se concentrarem em melhorar seu desempenho.
Outra forma de demonstrar apreço é através de um plano de cargos e salários.
Isso permite que os profissionais saibam que rumo suas carreiras podem tomar à medida que desenvolvem as competências que julgam necessárias para atuar em seus cargos.
Por isso, a atuação do Endomarketing tem como foco reter e motivar os talentos das empresas.
Quando um novo emprego se torna disponível, os funcionários geralmente dão as boas-vindas a uma empresa que incentiva a promoção interna, em vez de contratar um novo profissional.
Aumente a integração da equipe
Organizar encontros sociais e até mesmo eventos de treinamento como conferências ou palestras podem aproximar os funcionários da empresa, quebrar barreiras e quebrar o gelo entre as equipes.
Dessa forma, os funcionários ficam mais unidos em torno dos objetivos da empresa.
Outros benefícios percebidos incluem redução do espírito de equipe e desentendimentos.
Para isso, é necessário incluir eventos sociais, como festas de fim de ano, nas atividades do Endomarketing.
É interessante que os funcionários possam se conhecer e construir amizades todos os dias, e as empresas têm espaço para isso.
Uma ideia é instalar uma cadeira de massagem que promova o bem-estar dos colaboradores durante o período de descanso.
A cooperação com a comunidade onde a empresa atua também pode ser muito positiva em termos de endomarketing, por exemplo, por meio de campanhas de doação de sangue.
Inovando no trabalho
As pessoas mudam, o mundo muda e por isso muitas vezes é necessário incentivar ideias novas, diferentes e criativas que podem ter mais sucesso do que o que se considera tradicional.
O que os colaboradores gostariam de ver modernizado na empresa, como a automatização da folha de ponto, está diretamente relacionado à produtividade das equipes. A divulgação dos processos de feedback também é importante.
Algumas ideias inovadoras de endomarketing incluem a implementação de uma rede interna de comunicação com os colaboradores, a distribuição de adesivos personalizados de empresas com frases engraçadas e motivacionais ou a criação de uma área de entretenimento com jogos eletrônicos.
Pesquise concorrentes
Como os concorrentes motivam os funcionários? Que vantagens oferece, quais são os planos de carreira, atividades que incentivam ou dificultam?
Compreender as estratégias de mercado final usadas por seus concorrentes pode ajudá-lo a reter funcionários para que eles não os percam para empresas do mesmo setor.
É importante que as estratégias de endomarketing sejam bem analisadas e planejadas. Eles também devem ser consistentes e estar de acordo com os valores e objetivos da empresa.
Os gestores devem ver as ações como investimentos na equipe, pois nem todos os resultados são visíveis no curto prazo.
Idealmente, as equipes de RH e os gerentes e diretores das empresas tentam equilibrar ao máximo todas as situações cotidianas, integrando a estratégia de marketing interno até que estejam totalmente operacionais.