As redes sociais são consideradas uma forma eficaz de gerir uma empresa de qualquer dimensão. Eles atingem consumidores ou estranhos apenas de acordo com a eficácia dos negócios online.
Isso ocorre porque os clientes em potencial da marca estão constantemente interagindo entre si nas redes sociais. Portanto, as empresas que não participam delas perdem dinheiro.
Uma boa estratégia implementada nas redes sociais pode trazer sucesso significativo para um pequeno ou grande negócio, criando muitos relacionamentos com os consumidores e atraindo novos potenciais compradores.
Importa sublinhar que, ao contrário do que muitos pensam, as redes sociais podem ser utilizadas como estratégia por várias instituições, desde farmácias, por exemplo, a uma clínica com especialização em implantodontia.
Nesse sentido, o texto a seguir explora o conceito de redes sociais, quais vantagens elas possuem e como podem ser utilizadas para criar uma determinada imagem de marca.
A importância das redes sociais
Hoje, uma em cada três pessoas no mundo tem contato direto com as redes sociais. Esse fato mostra como a sociedade moderna está envolvida na lógica da vida e do consumo, onde as redes sociais estão sempre presentes.
Eles podem influenciar decisões, formar opiniões e criar espaços de discussão onde os usuários possam acompanhar tudo o que está acontecendo em tempo real.
Seguindo essa lógica, diversas vantagens oferecidas pelas redes sociais podem promover bastante os negócios, por exemplo:
- Clientes podem ser engajados;
- Novos leads de vendas (potenciais consumidores) são conquistados;
- A marca ganha mais reputação;
- A empresa afirma-se como líder de mercado;
- A marca torna-se mais humana;
- Sites oficiais aumentam o tráfego;
- As vendas são aperfeiçoadas;
- Podem ser feitas parcerias;
- O conteúdo pode ser anunciado;
- Otimização do atendimento ao cliente;
- A atividade do cliente pode ser analisada.
Além disso, a maior vantagem das redes sociais é que as atitudes predominantes são fáceis de medir.
As ferramentas de cada plataforma podem ser usadas para verificar, entre outras coisas, o nível de curtidas, visualizações de publicações, gráficos com acréscimos de seguidores.
Isso permite que as empresas calculem a eficiência de suas operações virtuais e o retorno do investimento financeiro.
Dessa forma, por exemplo, uma empresa que oferece serviços de criação de sites Curitiba pode saber em quais medidas devem ser investidas.
Tudo isso se deve à principal característica das redes sociais: elas podem dar voz aos seus usuários.
Em outras palavras, as empresas não criam mais uma comunicação de mão única onde as marcas falam e os consumidores apenas ouvem.
Atualmente, as redes sociais permitem que os usuários interajam com as empresas por meio de comentários e caixas de mensagens. Isso torna a relação consumidor-marca mais humana.
Por exemplo, uma empresa de marketing imobiliário que responde a comentários para se conectar com os membros da marca.
Assim, os usuários das redes sociais podem tirar dúvidas, oferecer sugestões, enviar reclamações.
Estes, por sua vez, permitem que as empresas analisem a eficácia de suas atitudes e tomem as medidas adequadas para encantar ao máximo os clientes.
Com isso, por exemplo, uma empresa que vende um curso pode melhorar seus serviços analisando as reclamações dos consumidores.
Estratégias de Redes Sociais
As empresas podem realizar inúmeras ações nas redes sociais. Elas oferecem benefícios para a gestão e comunicação da marca.
1) Construindo uma reputação
Construir uma reputação em torno de uma marca nas redes sociais não é tão difícil quanto parece.
Isso ocorre porque os esforços não precisam ser tão complicados. Como empresa, você não precisa se conectar com um grande número de pessoas, mas com as pessoas certas.
Esse processo pode ser feito criando uma presença online que possa representar os objetivos e o que a empresa representa tanto online quanto offline.
Tudo isso só é possível porque as redes sociais possuem algoritmos que entregam conteúdo aos usuários de acordo com seus gostos e comportamento na Internet.
Assim, por exemplo, anúncios de uma empresa que presta serviço de gestão de frotas têm maior probabilidade de serem exibidos para pessoas que pesquisam muito sobre esse tipo de assunto.
Portanto, o branding deve ser transformado em conteúdo visual. No perfil oficial da rede social, é necessário o uso de uma logomarca, bem como um design que possa atrair o público da empresa.
A dica é inspirar outras grandes empresas com projetos de marketing complexos e buscar formas de adaptar tais funções a qualquer tipo de negócio.
2) Atrair potenciais clientes
Um dos passos mais importantes para atrair potenciais clientes de forma direcionada é pensar na sua localização.
Para empresas e negócios locais, é importante configurar sua mídia social para que o conteúdo seja apresentado em uma área específica.
Uma estratégia interessante é permitir que os usuários façam login quando estiverem em uma determinada empresa.
O registro mostra que o usuário passou em algum lugar, permitindo que todos os amigos e conhecidos do usuário saibam da existência daquele local.
Considerando que cada usuário do Facebook tem em média 100 amigos, pode-se supor que cada login pode gerar 100 potenciais clientes.
Além disso, um check-in pode melhorar a imagem da marca mais do que um anúncio, pois esse check-in mostra o reconhecimento de uma determinada empresa por um consumidor real.
Um exemplo deste tópico é uma empresa que vende pão francês congelado para assar. Isso pode levar a ações que levem a aquisição desses clientes na instituição.
Nesse caso, os amigos desses clientes viram essa atitude como uma recomendação.
Portanto, incentivar os clientes a consultar a empresa pode ser interessante. Esse comportamento pode ser influenciado pela oferta ilimitada de Wi-Fi ou descontos em produtos a cada inscrição.
3) Diversifique as atividades de marketing
Assim como as estratégias de marketing offline devem ser diversificadas, as técnicas de marketing online devem ser ainda mais diversificadas. No entanto, isso não significa que a empresa deve construir sua presença em todas as redes sociais.
A diversificação do marketing significa que várias medidas devem ser tomadas sempre que possível para atingir o público desejado.
Uma empresa deve, portanto, poder aproveitar as redes sociais em que está inserida, levando em consideração as vantagens e limitações de cada uma.
Por exemplo, o Facebook é uma ótima plataforma para atrair clientes de um local específico, enquanto o Twitter permite uma comunicação mais aberta e íntima com os seguidores de uma marca.
Uma empresa que faz vídeos para automação para ar condicionado, por exemplo, deve saber que dependendo do tamanho, o conteúdo do vídeo não pode ser publicado no Instagram, pois essa rede social suporta apenas vídeos de um minuto.
4) Usando a mídia social para atingir usuários
O site ou blog oficial de uma empresa é o objetivo final do marketing de rede de mídia social. Esses são os lugares onde os clientes em potencial escolhem se querem ou não fazer negócios com uma determinada empresa.
Em outras palavras, as redes sociais são ótimas ferramentas para transformar estranhos em leads.
Portanto, as redes sociais podem ser consideradas como um local onde as pessoas se lembram de determinada empresa, o que afeta diretamente a decisão de compra.
Nesse sentido, cada marca deve pensar na intenção que deseja transmitir aos usuários em suas redes oficiais e tentar despertar dúvidas e curiosidade na pessoa.
Para uma empresa de comércio eletrônico que vende curso de segurança e saúde ocupacional, por exemplo, direcionar os usuários das redes sociais para o site da empresa é essencial para realizar as vendas.
Assim, considerando todas as informações do texto acima, parece que pequenas atitudes podem ter um grande impacto no sucesso de uma empresa.
Uma marca não precisa necessariamente ser uma grande influenciadora nas redes sociais, mas sim utilizar estratégias que visam atrair adequadamente seu público.
Isso permite que a empresa fortaleça sua marca e gera altos lucros.