comunicação empresarial

5 ideias para aplicar na sua comunicação empresarial

A comunicação empresarial está sempre em evolução. Muitas empresas buscam investir em tecnologias para melhorar a comunicação e otimizar o trabalho dentro da operação.

O desenvolvimento de apps de comunicação e de registro de atividades realizadas são apenas alguns dos exemplos de sistemas com o objetivo de melhorar a comunicação interna.

Você sabia que é possível não somente aplicar essas estratégias na sua empresa, como desenvolver soluções e processos que melhoram a sua comunicação interna? Neste artigo vamos falar sobre 5 ideias para aplicar na sua empresa e melhorar a sua comunicação.

O que é comunicação empresarial?

A comunicação empresarial é uma forma interna de conexão entre todos os colaboradores da empresa. Existem várias formas de estabelecer maior comunicação entre os colaboradores e gestores de uma empresa.

Isso pode ser feito através de chat ou e-mail e envolve todos os envolvidos nas operações. 

Porque é preciso investir na comunicação interna?

Investir na comunicação interna vai além do escritório. A comunicação interna também passa pela forma como a empresa é analisada pelo mercado e pelos clientes.

Além disso, as informações sobre os setores devem ser compartilhadas por todos para que as relações dos colaboradores sejam mais eficazes.

Quando você investe na comunicação interna da sua empresa, seus processos fluem melhor, são mais rápidos e dinâmicos. Com uma comunicação empresarial bem feita, cada colaborador sabe exatamente o que fazer em várias situações.

A comunicação interna, por exemplo, em uma empresa de software é muito eficaz. Isso porque grande parte dos funcionários envolvidos nesta operação trabalham de home office.

Com essa melhora na comunicação, você vai conseguir manter sua equipe remota sempre engajada e não terá nenhum tipo de problema com relação a entregas e prazos.

A autonomia também é um grande diferencial de investir em comunicação, principalmente se for empresas que não possuem horários definidos para os colaboradores. Tudo isso facilita a vida dos gestores e retira a necessidade de acompanhamento diário.

Tecnologias para melhorar a sua comunicação interna

Para melhorar a operação das empresas, existe uma série de tecnologias que foram criadas para otimizar o trabalho e melhorar a comunicação interna.

Algumas formas de comunicação podem ser muito eficientes na sua operação. Portanto, confira algumas formas de se comunicar melhor com a sua equipe:

1 – Canais de comunicação

Quando falamos de canais de comunicação, logo ligamos a comunicação da empresa com o cliente, que é um dos objetivos.

Porém, um canal oficial de comunicação entre o funcionário e os gestores é fundamental para organizar as tarefas e saber exatamente o que está sendo feito pelo colaborador.

Além disso, é uma ótima forma de se comunicar com funcionários que estão trabalhando em outras cidades.

Um exemplo disso é em situações onde se trabalha com fretes. Se comunicar com os entregadores nem sempre é uma tarefa fácil, e isso nem sempre pode ser feito através do aplicativo de fretes utilizado pela empresa. 

Nesse exemplo, os responsáveis pelos fretes podem utilizar também um gestor de tarefas feito pela empresa para saber exatamente o que fazer nas situações.

Quanto mais fácil for a linguagem utilizada nos canais de comunicação da sua empresa, mais fácil será para seus funcionários receberem a mensagem e aplicar os novos métodos definidos pelos gestores.

2 – Utilize as redes sociais

As redes sociais de uma empresa não servem somente para gerar leads e vendas. Elas também podem ser uma ótima fonte de informações da empresa para informar seus funcionários.

Usar as redes sociais para se comunicar internamente é uma forma de integrar os colaboradores à cultura da empresa.

Além de ter um enorme impacto na percepção dos clientes, é uma maneira de estimular a troca de experiências com os funcionários. Alguns clientes podem ser impactados pela cultura da empresa com seus funcionários e isso atraí-los cada vez mais para o seu produto.

Se você quer usar as redes sociais para melhorar a comunicação interna da sua equipe, considere investir em posts informativos sobre a cultura da empresa, sobre o ambiente de trabalho e tudo o que possa atrair os colaboradores para mais próximo da marca.

Suponhamos que a sua empresa preste serviço com um aplicativo delivery. É possível que o motoboy responsável se informe através dos posts das redes sociais.

3 – Newsletter

A Newsletter é uma ótima maneira de se comunicar internamente com a sua equipe. Utilizando bem essa forma de comunicação, é possível garantir uma equipe engajada e até mesmo oferecer aprendizado para eles.

A newsletter é um tipo de revista oficial da empresa. Portanto, todas as informações, comunicados e alertas podem ser úteis no dia a dia da equipe.

4 – Reuniões por videoconferência

As reuniões por vídeo são uma ótima maneira de otimizar a comunicação interna na empresa. Apesar da importância das reuniões presenciais, é possível ter reuniões extremamente produtivas através de vídeo.

Cada vez mais empresas estão investindo no modelo de reuniões por videoconferência. Isso proporciona a participação de toda a empresa, também dos colaboradores que trabalham de forma remota, ou que estão em viagem, por exemplo.

Por fim, se você quer alinhar com clareza as suas informações, investir nas reuniões e feedback em vídeo é uma boa maneira.

5 – Caixa de sugestões

Toda empresa possui funcionários que têm boas ideias e elas podem ser utilizadas em todos os setores da empresa.

Uma caixa de sugestões é uma forma de comunicação que dá a possibilidade de uma comunicação direta dos colaboradores com seus líderes. Além disso, as sugestões fazem com que ele faça parte do processo e veja suas ideias sendo executadas pela empresa. 

Imagine que a sua empresa presta serviços, e um funcionário tem a ideia de criar um app de serviços autônomos. Isso pode aumentar muito os resultados da empresa no longo prazo, por isso, a ideia deve ser considerada.

Conclusão

A comunicação interna das empresas tem muito a evoluir. Isso deve ser conquistado com o tempo. É importante investir em modelos e ferramentas que ajudem a equipe a se conectar e se comunicar melhor todos os dias.

Para ter ainda mais sucesso na comunicação empresarial, você pode investir em ferramentas que melhoram a comunicação da sua empresa, como:

  • Chats;
  • Gestor de tarefas;
  • Feedbacks;
  • Entre outros.

Esperamos que o texto de hoje tenha sido extremamente útil. Faça dele o seu guia e siga nossas orientações para conseguir melhorar a comunicação empresarial da sua companhia.

Esse conteúdo foi originalmente desenvolvido pela Codificar, empresa referência em desenvolvimento de softwares no Brasil.