As cores da marca podem dizer mais do que você imagina sobre o seu negócio. A psicologia da cor pode ajudar sua empresa a estabelecer confiança e familiaridade, provocando as emoções certas.
Não é surpresa que as marcas mais populares do mundo tenham uma forte associação com seus logotipos.
Suas cores tendem a refletir sua marca , mesmo quando não envolvem nenhum texto nelas. Especialistas em branding podem te ajudar a conseguir escolher o melhor logo para sua marca.
Isso se deve ao poder das cores e sua capacidade de aumentar o reconhecimento da marca com as reações desejadas que elas podem provocar.
Estudos descobriram que a cor de um produto influencia de 60 a 80% na decisão de compra de um cliente . Isso significa que a escolha certa da cor não apenas fortalece a associação da marca, mas também pode afetar suas vendas totais.
Como profissional de marketing, é útil explorar como a psicologia das cores pode enviar a mensagem certa ao seu público-alvo.
As cores da sua marca devem ser integradas em seu site, suas páginas de destino, seu logotipo, seu produto e qualquer outro material que você esteja criando. Uma marca mais forte aumenta o impacto de ver o uso correto das cores causando impacto em seus negócios.
Cores de logos mais populares
O azul parece ser a cor vencedora, pois aparece em 33% das 100 principais marcas. O vermelho vem em segundo lugar, aparecendo em 29% das marcas, e preto ou tons de cinza são a terceira escolha mais popular com 28%. Por fim, 13% usam amarelo ou dourado.
O interessante é que 95% das 100 principais marcas usam apenas uma ou duas cores. Isso pode ser explicado como uma tentativa de manter a consistência mantendo-se simples em sua marca.
Além disso, o texto não é importante para muitas dessas marcas, pois apenas 41% o envolveram em seus logotipos.
Isso serve como prova de que um logotipo forte pode fazer uma conexão com o público, mesmo sem o uso de texto para complementá-lo.
De fato, 9% das marcas nem sequer apresentavam o nome de sua empresa em seu logotipo, dando um passo adiante com a simplicidade de seus logotipos.
Como as pessoas respondem às cores da marca?
Cada cor provoca uma resposta diferente dos humanos . As cores podem ser divididas em duas categorias principais: quentes e frias. As cores quentes tendem a estar associadas à energia, enquanto as cores frias estão ligadas à calma e segurança.
Mas como cada uma das seguintes cores nos afeta e o que isso significa para sua marca? Aqui está uma visão geral do que diferencia cada cor e como sua marca pode escolher a combinação certa delas.
Vermelho
O vermelho evoca uma resposta apaixonada e visceral. É uma cor que aumenta a frequência cardíaca, acelera a respiração e geralmente está associada à energia, excitação e paixão. É uma das cores que chama a atenção, enquanto também pode ser provocativa e excitável.
Preto
O preto é outra opção de cor popular para as marcas e tende a ser uma das opções mais clássicas. É clássico e sofisticado e pode destacar a identidade de uma marca.
Parece funcionar perfeitamente com produtos de luxo, misturando elementos clássicos e poderosos. O preto é uma das cores que podem ser combinadas com outras para adicionar uma emoção mais forte, sem perder o apelo clássico.
Avançar
É útil entender a psicologia de cada cor ao criar a identidade da sua marca . Sua escolha de cor pode construir a estética da sua marca e, ao mesmo tempo, aproximar você do seu público-alvo.
Use as cores que destacam os pontos fortes da sua marca, evocando os sentimentos certos para o público certo.