Como profissional, você já sentiu que poderia ser muito mais produtivo do que realmente é? Já chegou ao fim de um dia de trabalho sentindo cansaço, mas sentindo que não havia realizado as tarefas como gostaria ou precisava?
Esses são problemas comuns a muitos profissionais, e que, felizmente, podem ser resolvidos com a aplicação do método deep work e da atenção plena.
A cada dia, somos mais “agredidos” por elementos que influenciam nossa concentração no trabalho, como mensagens de chegam no celular e as redes sociais, por exemplo. Frente a isso, buscar por alternativas que eliminem distrações para podermos focar naquilo que precisa ser feito tem se mostrado essencial.
Mas você sabe o que é deep work e como aplicar esse método na sua rotina profissional? Para esclarecer dúvidas sobre esse assunto e dar orientações, convidamos os profissionais em PNL do IBND – Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento. Acompanhe a partir de agora!
O que é deep work?
Em seu livro “Trabalho Focado: como ter sucesso em um mundo distraído”, Cal Newport aponta que o termo deep work está associado às “atividades profissionais realizadas em um estado de concentração livre de distrações, e que impulsiona suas capacidades cognitivas até o limite”.
Em outras palavras, deep work (trabalho focado em português) significa concentrar-se em completar uma determinada tarefa sem ser interrompido por distrações. Embora possa parecer simples, sabemos que em um mundo cada vez mais digital, trabalhar sem distrações é algo realmente raro.
Em contrapartida ao deep work que exige grande capacidade de concentração, o shallow work (ou trabalho superficial) pode ser realizado sem grandes esforços cognitivos, tal como responder e-mails, realizar telefonemas, etc. problema apontado pelo autor é que o trabalho superficial está tomando muito mais tempo no dia-a-dia das pessoas e deixando pouco espaço para o deep work.
Conheça as técnicas para promover o trabalho focado no dia a dia
Agora que você já sabe o que é deep work e possivelmente conseguiu identificar uma falha no seu desempenho profissional, é chegado o momento de colocar a “mão na massa” para se tornar um profissional cada vez mais produtivo e eficiente em seus projetos e entregas.
Lembrando que para atingir o deep work é preciso um trabalho contínuo e que, a longo prazo, se tornará um hábito na sua rotina. Acompanhe!
Crie o seu calendário
Conhecendo a sua rotina profissional, que tal elaborar um calendário com prazos e definindo ordens de prioridade? Dessa forma, cada atividade que precisa ser feita chegará até você com uma data para seu início e conclusão, o que permitirá que você dedique o seu tempo de maneira equilibrada para a realização de cada serviço sem que você se estresse.
No seu cronograma de tarefas, reserve um período prolongado para trabalhos profundos em um lugar silencioso e livre de distrações ou interrupções. Defina blocos de tempo e informe às pessoas que você não estará disponível nesse período. Durante esses horários, seja firme em relação às distrações!
Evite as distrações
Sabemos que é tentador dar uma olhada nas redes sociais, verificar e-mails ou responder mensagens quando estamos no meio de uma tarefa. Mas resistir a estas tentações é fundamental no deep work, portanto, foque em concluir a tarefa e elimine potenciais fontes de distrações.
Por exemplo: se o problema são as redes sociais, guarde o celular na gaveta e crie o hábito de checá-lo uma vez a cada hora. Assim você passa a se concentrar por 60 minutos, e pode recompensar-se com 5 minutos de descanso.
Esse método é conhecido como técnica de Pomodoro e, sem dúvida, vale a pena se aprofundar nesse assunto.
Dedique tempo ao ócio criativo
Fazer pequenas pausas durante o horário de trabalho é essencial para oferecer descanso ao cérebro. Mas ficar no celular durante essas pausas não é uma opção, pois esta é uma fonte de infinita informações e estimulos que só o deixará mais cansado e estressado.
Por isso, dedique tempo para praticar o ócio criativo, onde você irá dedicar-se somente ao repouso e não em distrair-se.
Diminua o tempo de trabalho superficial
Ter mais tempo dedicado ao deep work implica em diminuir o tempo dedicado ao trabalho superficial. Esses pequenos trabalhos que somadas ao longo do dia consomem muito da sua concentração.
Portanto, deixe o e-mail e todo o trabalho superficial para ser realizado em um bloco de tempo específico – Newport sugere, por exemplo, 1h30 antes do fim do expediente, por exemplo.
Pronto para eliminar distrações? Conte com o IBND!
Se você deseja atingir uma alta performance profissional e tornar-se um colaborador cada vez mais produtivo em seu dia a dia, convidamos você a conhecer o curso online online do IBND. Uma formação para reprogramar sua mente e ajudar em sua concentração, comunicação e demais soft e hard skills.