Quando se trata de desenvolvimento de estratégia, o mapa estratégico assumiu uma função que não tinham há pouco tempo. No atual momento, eles são como uma porta corta fogo, que afasta para bem longe os pontos negativos que podem se abater em sua marca.
É uma ferramenta que promove não só o pensamento, mas também o diálogo e a comunicação.
Mesmo que muitos acreditem que os diagramas entraram em desuso, é correto afirmar que eles são uma ótima linguagem para as estratégias, bem como para destacar as prioridades que você tem a curto, médio e longo prazo.
Ficou curioso e deseja compreender melhor sobre o que é mapa estratégico e como moldá-lo? Então, vem com a gente!
O que é um Mapa Estratégico?
Não dá para fazer algo, sem antes entender o que ele é. Por isso, podemos responder que um mapa estratégico é um método que nos ajuda na visualização de uma organização. Isso pode ser feito numa folha de papel, no smartphone ou mesmo no computador.
Sem esse tipo de conceito, uma empresa do ramo de serviços de caldeiraria, por exemplo, pode ficar um tanto perdida quando relaciona a causa e efeito dentro de seus parâmetros e projetos. Mas não se preocupe, pois isso é fácil de ser resolvido!
A técnica de mapeamento estratégico tem a ver com o auxílio para com uma equipe, pois, desta forma, ela irá explorar e discutir a estratégia com mais detalhes do que normalmente faria.
Como fazer um mapa estratégico?
Agora que você entendeu como funciona e o que é um mapa estratégico, continue lendo o texto para entender como você pode desenvolver essa ferramenta em sua empresa. Confira:
Entenda o ambiente
Ninguém consegue montar um motor para portão eletrônico, sem estudar cada uma de suas peças antes. Isso também ocorre com o mapa estratégico, pois antes de montá-lo, deve saber o cenário e o setor em que está inserido.
Será que alguma tendência poderá afetar toda essa documentação ao longo do tempo? É outra pergunta que você deve fazer e expor a todos os outros interessados no assunto.
Ao analisar o ambiente, um aspecto que deve ser colocado à tona são os:
- Clientes;
- Fornecedores;
- Concorrentes;
- Investidores;
- Entre outros.
Em uma rápida pesquisa na internet, podemos encontrar softwares que irão identificar todos aqueles que têm interesse em sua estratégia e como eles se relacionam com a organização.
Defina a Estratégia
Agora que compreendeu seus objetivos gerais e a direção que as estratégias irão tomar, você precisa se concentrar na definição do cumprimento da missão, visão e valores.
Pensar em uma marca que não tenha isso é o mesmo que visualizar uma cozinha industrial sem um regulador de pressão de gás, ou seja, nenhum dos dois faz sentido.
Sua estratégia descreve o conjunto de atividades que precisa realizar para garantir a intenção de ter sustentabilidade dentro de seu ramo é uma organização que se difere das demais.
Por exemplo, imagine um produto que tenha um valor agregado maior para seus clientes do que para seus concorrentes. Essa pode ser a balança entre o sucesso e o fracasso de seus negócios.
Traduza a estratégia
O último item de nosso mapa estratégico que lhe renderá bastante sucesso e lucros tem a ver com o tornar seus planos acionáveis não só para seus clientes, mas também para seus funcionários.
Em um mapa estratégico, os objetivos são categorizados e, só depois, colocados em prática para os demais. De nada adianta ter um processo tão grandioso quanto este e deixar aqueles que mais o ajudam de lado.
Benefícios dos Mapas Estratégicos
Os mapas estratégicos permitem que a equipe veja detalhes referentes aos objetivos e os espalhe para o resto da empresa. Os principais benefícios que esta ferramenta pode dar são:
- Definição de metas financeiras muito claras;
- Conexões de várias ideias e amostragem de todos os resultados;
- Identificação de todos aqueles que irão apoiar as mudanças;
- Inclusão de treinamentos necessários para essa transição;
- Equilíbrio entre esses objetivos e a missão da empresa;
- Ponto de partida claro e o encaixe na estratégia geral.
Ou seja, o mapa estratégico requer bastante cuidado e detalhamento, mas é um aliado e tanto que lhe renderá bons frutos e boas aquisições.
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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais