Você já ouviu falar sobre o push e o pull marketing? Essas são estratégias extremamente populares que possuem objetivos opostos mas podem ser complementarem entre si, sendo tão importantes quanto uma dobra de chapa que é usada para dar forma a determinado produto.
O push marketing é uma estratégia parecida com o marketing direto, e tem como principal objetivo, o alcance massivo do público-alvo.
Ou seja, são usados anúncios e propagandas pagas, que tem como foco vender os produtos e alcançar mais e mais pessoas, visando passar a mensagem de um negócio para o maior número de pessoas possíveis.
Já o pull marketing atua de forma completamente oposta, trabalhando de maneira mais orgânica e natural.
Aqui o foco é a atração, então o objetivo dele é fazer com que as pessoas se sintam atraídas pela sua empresa, criando estratégias como o SEO e o inbound marketing para construir um relacionamento duradouro e fidelizar os consumidores.
Um foca na quantidade e o outro na qualidade, ambos são diferentes, com execuções opostas mas que acabam se complementando desde que aplicados da forma certa, então que tal começar a usá-los na sua empresa?
No texto de hoje, separamos 5 dicas para implementar o push e o pull marketing dentro da sua empresa de maneira eficiente, bora conferir como? Então vamos lá!
1 – Conheça o seu público-alvo
O primeiro passo para implementar o push e o pull marketing nas suas estratégias é justamente conhecer mais sobre o seu público-alvo e entender melhor sobre as suas preferências.
Por se tratarem de estratégias opostas, ambas devem ser executadas de acordo com as necessidades e características do seu público. Procure estudar bem sobre eles, saiba:
- Quais são as suas preferências?
- O que eles gostam de consumir?
- O que eles esperam do seu serviço de aluguel de empilhadeira?
- Quais modelos eles preferem?
Tudo isso, ajuda a entender melhor o que você vai lançar, como fará isso e com quem entrará em contato, ter essa segmentação aprimorada é um passo importante para você saber em quem você deve chegar e de qual forma.
2 – Conheça as suas soluções
Além de conhecer o seu público, a nossa segunda dica é que você precisa passar por um teste de autoconhecimento, é crucial que você conheça quais são as suas soluções, quais são seus produtos, serviços e como você pode usá-los tanto no push quanto no pull.
Verifique como está o patamar da sua empresa dentro do mercado e como é possível fazer com que as suas soluções se destaquem, reconheça seus pontos fortes e corrija seus pontos fracos mirando melhorar o seu desempenho.
Quanto mais você conhecer as suas soluções, melhor será a sua abordagem com seu público-alvo, quanto mais autoridade alguém tem para falar sobre determinado assunto, mais passa credibilidade, então procure se conhecer bem antes de dar qualquer passo.
3 – Monte um planejamento completo
Depois de fazer muito bem a sua “lição de casa”, estudando o seu público e as suas soluções, a nossa dica para implementar o push e o pull é criar um planejamento completo, o principal ponto que você deve ter em mente é justamente em relação ao seu objetivo.
Por se tratarem de duas estratégias completamente opostas, o seu objetivo pode definir qual das suas será mais utilizada e pode ser mais eficiente dentro do seu negócio, se você quer aumentar o seu reconhecimento de marca, aumentar suas vendas e melhorar sua conversão, o push é a saída.
Mas se você quer a atração do público, a construção de relacionamento e a fidelização, o pull é a escolha certa.
Conhecendo seu público, seus serviços e o seu objetivo, você já consegue escolher entre eles e implementá-lo de acordo com aquilo que deseja, é como se estivesse escolhendo entre uma broca para aço ou broca para madeira, ambas funcionam mas de formas diferentes.
Porém, você não precisa se prender apenas a sua atuação oposta, é possível que ambas atuem de forma igualitárias, se complementando e potencializando aquilo que elas podem fornecer, colete todas as informações que teve até agora, e amplifique isso fazendo com que elas atuem em conjunto.
4 – Utilize o Push para construir uma audiência
Primeiro, utilize o push marketing para construir a sua audiência, essa é uma estratégia que mira o alcance, fazer com que a sua mensagem chegue a um número maior de pessoas, sendo assim, utilize ela como porta de entrada justamente para construir a sua audiência.
Monte campanhas, crie anúncios pagos, e tenha como foco, alcançar o maior número de pessoas possíveis, comunique suas ofertas em larga escala, utilize grandes meios de comunicação e utilize bem a nossa segunda dica, que é a de conhecer seus serviços.
Explore bem os seus benefícios e tudo aquilo que a sua empresa pode dar para as pessoas, lembre-se, aqui você quer construir uma boa audiência, então o foco é na quantidade, utilize o máximo de recursos possíveis para impactar o maior número de pessoas que der.
5 – Trabalhe com o Pull para aperfeiçoar o relacionamento
Após terminar a sua campanha de push marketing (o tempo depende de você, mas recomendamos que ela dure no mínimo 1 mês), agora é hora de trabalhar com o pull, que nada mais é do que atrair essas pessoas e desenvolver um relacionamento mais duradouro.
Aqui é preciso que você mantenha um contato constante e foque na qualidade, para isso, é preciso usar a nossa dica número um, e focar no público-alvo, segmentando as pessoas certas e dando a elas justamente aquilo que elas desejam.
Mantenha-se focado enviando notícias sobre seus serviços, ou até mesmo o lançamento de um produto, como um novo detergente concentrado.
Uso do SEO ou de marketing de atração, envio de mensagens diretas por SMS, WhatsApp ou e-mail e interação nas redes sociais, são só alguns exemplos de como trabalhar o pull marketing visando conquistar e fidelizar o público conquistado com o push.
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Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.