Se você está em busca das principais dicas para aumentar suas vendas em 2023 chegou ao lugar certo! Aqui, reunimos estratégias e ações fundamentais para levar a sua loja ao sucesso, atendendo as demandas do mercado e, claro, de seus clientes.
Tudo isso porque, sem dúvida, o ano de 2022 foi de muito aprendizado para os varejistas, que vem cada vez mais notando que a digitalização é essencial para seguir competitivo.
É isso o que mostra o índice de Produtividade Tecnológica (IPT) de Varejo. Segundo ele, 94% das empresas possuem pelo menos um canal de vendas digital.
Esses dados revelam que seguir as tendências tecnológicas e apostar em algumas ferramentas digitais é o caminho natural do varejo.
Contudo, a pergunta que fica é: como fazer isso e aproveitar todo o potencial desse tipo de ação?
Para responder a essa questão, organizamos uma lista com as principais dicas para aumentar suas vendas em 2023. Dessa forma, você pode dar os primeiros passos ou mesmo otimizar seus resultados dos canais que já possui.
Principais dicas para aumentar suas vendas em 2023
Nada melhor para entender para onde o mercado vai do que saber quais as tendências o ramo de vendas prevê para 2023, não é mesmo?
Por isso, separamos aqui as principais dicas para aumentar suas vendas em 2023, entre elas:
- Tenha uma política clara de trocas e devoluções
- Recupere carrinhos abandonados
- Ofereça múltiplas formas de pagamento
- Monte uma estratégia omnichannel
- Fique atento aos seus concorrentes
- Tenha uma estratégia de preços
- Revise processos internos e comerciais
- Invista um tempo na otimização de SEO
Entenda como aplicar cada uma delas, a seguir.
Tenha uma política clara de trocas e devoluções
Segundo um estudo da Febraban, cerca de 86% dos brasileiros têm medo de algum tipo de fraude envolvendo seus dados.
Por conta disso, ter uma política clara de trocas e devoluções é algo muito importante para dar segurança ao seu consumidor.
Apresentar essas informações de maneira acessível e oferecer facilidades para que esses processos, comuns dentro do e-commerce, possam acontecer, vai dar a tranquilidade que o comprador precisa para fazer o pedido.
Afinal, ele sente que, caso o item não venha como o esperado, é possível fazer a troca ou devolver.
Para que tudo isso aconteça com baixo custo para você e uma boa experiência para o cliente, também é importante que você se preocupe com a logística reversa da mercadoria. O que acontece quando um cliente precisa enviar uma mercadoria de volta para você.
Recupere os carrinhos abandonados
Visto por muitos empreendedores como um dos maiores desafios de um e-commerce, o abandono de carrinho acontece quando um cliente seleciona os produtos que deseja comprar, mas não concluiu a venda.
No Brasil, existem milhares de compras que são abandonadas todos os dias, logo, investir em ações de recuperação de carrinho abandonado deve ser uma prioridade.
Afinal, um cliente que chegou a montar uma sacola com itens da sua loja, está adiantado em sua jornada de compra. Nesses casos, estamos falando de compradores próximos a fazer um pedido, e que, muitas vezes, precisam apenas de um empurrãozinho para concluir a venda.
Para isso vale a pena ter atenção a dois pontos principais:
- Checkout transparente: verifique se na hora de concluir uma venda seu cliente é redirecionado para outra página, se sim, estude a possibilidade de implementar um sistema com checkout transparente. Ou seja, um operação de pagamento que acontece dentro da loja, sem que o comprador seja redirecionado para uma página externa. Esse tipo de solução, geralmente, contribui para a conclusão da compra e a redução das desistências;
- Apps de recuperação de boletos: em muitos casos, as vendas são concluídas, mas por serem via boleto bancário, dependem do consumidor seguir o processo de pagamento. Com isso é comum ocorrerem atrasos, neste caso vale a pena estudar a adoção de um sistema que automatiza o envio de boletos e do seus códigos de barra por e-mail e SMS quando houver atraso.
Ofereça múltiplas formas de pagamento
Oferecer diferentes formas de pagamento é importante para aumentar a conveniência e a satisfação do cliente.
Isso também pode ajudar a aumentar as vendas, pois alguns compradores podem estar mais inclinados a concluir um pedido se puderem escolher a forma de pagamento que preferem, por exemplo, cartão de crédito ou PIX.
Além disso, oferecer várias opções de pagamento pode ser uma maneira de atrair um público mais amplo, pois diferentes pessoas têm preferências diferentes em relação ao modo como gostam de pagar.
Por fim, oferecer várias opções de pagamento pode ajudar a proteger a sua empresa de fraudes, pois diferentes formas de pagamento têm níveis diferentes de segurança.
Entre as alternativas preferidas do mercado brasileiros estão o parcelamento no cartão de crédito e a possibilidade pagamento por PIX.
Monte uma estratégia omnichannel
Por fim, uma tendência para vender online é a aplicação de estratégias omnichannel.
Basicamente, omnichannel é uma estratégia de negócios que busca oferecer aos clientes uma experiência consistente e integrada em todos os canais de atendimento e vendas da empresa.
Essa estratégia é importante porque a maioria dos clientes hoje em dia usa vários canais ao longo de sua jornada de compra.
Eles podem pesquisar online, verificar preços e avaliações, entrar em contato com a empresa por telefone ou mensagem, e depois comprar pessoalmente ou online.
Fique atento aos seus concorrentes
De modo geral, é importante saber o que seus concorrentes estão fazendo, isso ajuda a:
- entender o mercado;
- aumentar a competitividade;
- melhorar a qualidade dos produtos e serviços;
- proteger a empresa de ameaças.
Tenha uma estratégia de preços
Ter uma estratégia de preços é importante porque ele é um dos principais fatores que os consumidores consideram ao tomar uma decisão de compra.
A estratégia de preços da sua empresa pode afetar diretamente a demanda pelos seus produtos ou serviços, os lucros da empresa, e a sua posição no mercado em relação à concorrência.
Além disso, pode ser usada como uma ferramenta de marketing para e-commerce comunicar ao público o valor dos produtos ou serviços da sua empresa.
Revise processos internos e comerciais
Outro ponto essencial para aumentar suas vendas em 2023 é sempre estar atento aos processos da sua empresa.
De modo geral, algumas razões que mostram porque é importante revisar processos internos e comerciais são:
- melhora na eficiência;
- aumento da qualidade;
- redução de custos;
- melhora na satisfação do cliente;
- facilitação da adaptação às mudanças.
Invista um tempo na otimização de SEO
Investir em otimização de SEO para e-commerce é importante porque busca aumentar o ranqueamento do site nos resultados de busca, aumentar a visibilidade da empresa e melhorar a experiência do usuário, tudo isso de forma orgânica, sem precisar pagar para ocupar esse lugar de destaque.
Confira como fazer isso, com as dicas do vídeo abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=5h2o2vnl1iI
Agora que você tem em mãos as principais dicas para aumentar suas vendas em 2023 é hora de arregaçar as mangas e organizar seu planejamento, seguindo as sugestões que apresentamos aqui. Com esses passos, você conseguirá sentir ótimos resultados. Por isso, boas vendas!
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog AppsEcommerce, site onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre Marketing Digital, E-commerce, Dropshipping e Empreendedorismo.