Um software open source é um sistema de código aberto, o que permite que essa ferramenta seja personalizada de acordo com as necessidades da organização que a utiliza.
Este é um ponto positivo, uma vez que possibilita alto nível de customização.
Dessa forma, a companhia pode desenvolver funcionalidades essenciais para aumentar sua performance e aprimorar o relacionamento com os clientes. Contudo, vale ressaltar que isso requer conhecimento técnico.
De acordo com o relatório Zendesk de tendências de experiência do cliente em 2022, atualmente, 61% dos clientes se dizem dispostos a abrir mão da empresa após apenas uma experiência negativa relacionada ao atendimento ao cliente.
Ou seja, o que não faltam são opções no mercado e os consumidores sabem disso.
Logo, não há espaço para erros. Se uma empresa deseja conquistar a lealdade de seus clientes, precisa investir em ferramentas que possibilitem oferecer uma experiência verdadeiramente incrível em todos os pontos de sua jornada.
Neste sentido, a questão a ser pensada é: “Será que um software open source realmente pode ajudar sua companhia neste quesito? Quanto isso vai lhe custar?”. Para tomar uma boa decisão, nada melhor do que ter informação, concorda?
Por isso, preparamos este post explicando o que é um software open source, como funciona e quais são os pontos positivos e negativos na adoção de uma estratégia de CRM de código aberto. Continue conosco e boa leitura!
O que é um software open source?
Também conhecido como software livre, um software open source é um sistema de código aberto. Isso significa que sua licença dá direito de acesso para: estudo, uso, modificação e distribuição a qualquer pessoa interessada.
Assim, essas aplicações costumam ser desenvolvidas de forma colaborativa pela comunidade, que se reúne com o propósito de estudar e aprimorar o sistema.
Em outras palavras, esse tipo de ferramenta pode ser personalizada, adicionando funções específicas, de acordo com as necessidades de cada empresa que as usa.
O que é um CRM open source?
CRM é a sigla para Customer Relationship Management, que nada mais é do que um software de gestão de relacionamento com o cliente.
Assim, um CRM open source é um sistema de código aberto, voltado para o gerenciamento deste relacionamento, que pode ser personalizado de acordo com as necessidades de cada organização, a fim de otimizar a experiência dos clientes.
Uma vez que possui código aberto, a API do CRM por ser utilizada para conectar a plataforma às outras ferramentas que a empresa utiliza. Dessa forma, é possível automatizar tarefas e integrar os sistemas, reunindo os dados em um único lugar.
Por exemplo, com base nas informações contidas em seu CRM, você pode configurar disparos de e-mail marketing de acordo com o estágio do funil de vendas que cada lead se encontra.
Prós e contras de um CRM open source
Até aqui, os softwares open source parecem ser um boa alternativa para organizações que almejam uma redução de custos, não é mesmo?
Entretanto, quando olhamos mais de perto, percebemos que nem tudo são flores. Afinal, cada empresa possui uma realidade diferente. Por isso, antes de tomar uma decisão, é importante nos aprofundarmos nos detalhes e esclarecer as dúvidas.
Por isso trouxemos os prós e contras desse tipo de software, para que você possa avaliar e decidir qual modelo faz mais sentido para a realidade do seu negócio, um sistema open source ou um proprietário. Confira:
Prós de um software CRM open source
Um dos principais argumentos a favor de softwares open source é o engajamento da comunidade, que se reúne com o objetivo de estudar a difundir conhecimento.
Outro ponto de destaque é a redução de custos que podem proporcionar, uma vez que estão disponíveis para qualquer pessoa que tenha interesse em utilizá-los.
Contudo, essa economia é relativa, pois depende de um fator: ter uma equipe de desenvolvimento à disposição da sua empresa, uma vez que sua implementação e personalização requer conhecimento técnico em desenvolvimento e programação.
Ainda assim, é preciso considerar o tempo que isso demandará do seu time de TI. Uma alternativa para as companhias que não possuem uma equipe de TI interna, é contratar técnicos terceirizados para o trabalho, elevando os custos do processo.
Contras de um software CRM open source
Embora CRMs open source sejam acessíveis a todos, é preciso lembrar que essa solução necessita de mão de obra qualificada para sua implantação, sem falar da necessidade de:
- Manutenções periódicas;
- Adaptações necessárias para seu funcionamento;
- Personalização de toda open source;
- Entre outros.
Ou seja, você deve colocar na ponta do lápis custos com técnicos ou, mesmo que sua empresa disponha de uma equipe interna para isso, deve considerar o tempo que esses colaboradores terão de dedicar a essas questões.
Cabe destacar que um CRM proprietário — ou seja, pago — não sofrerá com esse tipo de problema, uma vez que se trata de uma solução completa, cujos custos de implantação, suporte e manutenção estão incluídos em sua licença.
Software open source ou proprietário: qual escolher?
Apesar de em um primeiro momento aparentar ser uma boa alternativa para redução de custos, a adoção de um software open source deve ser bem pensada.
De fato pode ser uma opção para organizações que possuam uma equipe de TI bem estruturada, que seja capaz de realizar as personalizações necessárias, implementar e dar a devida manutenção à aplicação.
Do contrário, os custos com técnicos terceirizados podem elevar consideravelmente as despesas, fazendo com que a contratação de softwares proprietários seja mais atrativa, financeiramente falando.
Ou seja, é preciso pôr todos esses fatores na ponta do lápis, a fim de identificar se vale a pena bancar esses custos ou investir em uma plataforma CRM completa,
Tenha em mente que sua escolha faz toda a diferença, seja na performance do seu negócio ou na experiência de seus clientes, que poderão contar com atendimento personalizado, proporcionando uma experiência diferenciada.
Se você gostou deste post, compartilhe com seus gestores e colaboradores. Dessa forma, todos irão entender o que é um software open source e quais são seus prós e contras, gerando maior embasamento para uma decisão segura.
Aliás, para mais informações e insights sobre relacionamento com os consumidores, confira o Relatório Zendesk de Experiência do Cliente para 2022. Chegou a hora de melhorar seus resultados, colocando seus clientes em primeiro lugar!