Ano novo, novas perspectivas. Neste artigo, você ficará por dentro do que está por vir em 2023 no Marketing Digital para que possa produzir campanhas online de sucesso.
Não há dúvida de que o Marketing Digital é indispensável para toda pessoa ou negócio que deseje se sobressair no mercado. Para isso, é importante estar de olho no futuro, com suas novidades e tendências na área.
Olhar para frente não é, porém, tarefa simples, já que vivenciamos um momento no qual tudo se transforma a todo momento. Mesmo assim, elaboramos um conteúdo interessante e bastante proveitoso para você e sua empresa.
São estratégias, ações e ideias que podem fazer com que o seu negócio se destaque dos concorrentes. Inclusive, se você ainda não fez um curso sobre marketing digital, saiba por que fazê-lo será um diferencial para o seu empreendimento.
Prossiga na leitura e descubra os novos direcionamentos para o Marketing Digital em 2023. Leia até o final para compreender quais tendências farão sentido para o seu ramo de atuação e, consequentemente, para o seu negócio.
Experiência do cliente
A primeira tendência que precisa ser citada, e talvez a mais importante de todas que serão elencadas aqui, é a necessidade de colocar o usuário como ponto central da sua estratégia.
Não é somente persuadir as pessoas a adquirirem seu produto/serviço, mas garantir uma experiência satisfatória a elas.
É imprescindível, portanto:
- conquistar o consumidor;
- garantir que ele tenha uma impressão positiva do serviço ou produto oferecido e
- esforçar-se para que ele continue fazendo negócio com a sua empresa.
Outro ponto de atenção é o Google e suas incontáveis atualizações nos seus algoritmos. Elas servem para aprimorar os resultados de pesquisa do buscador e reforçam a importância de praticar SEO.
Inclusive, segundo dados da pesquisa desenvolvida pela PWC [em inglês], uma das maiores multinacionais de consultoria e auditoria do mundo, 73% das pessoas declaram que a experiência do cliente é um aspecto muitíssimo importante para a compra.
Responsabilidade socioambiental
Temas como inclusão, representatividade e meio ambiente precisam fazer parte do planejamento de marcas que almejam não somente lucros e aumento de receita, mas uma sociedade mais acessível e equânime.
Essa é uma das preocupações que também surge como tendência do marketing digital em 2023. Ela diz respeito às maneiras por meio das quais uma empresa pode impactar o consumidor em assuntos que ele considera relevantes.
Em estudo feito pela agência de pesquisa norte-americana Union + Webster, divulgada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), verificou-se que:
- 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis e
- 70% dos entrevistados afirmam não se importar em pagar um pouco por isso.
Ações simples, como descrições em imagens para leitura por software para deficientes visuais e busca por parceiros e fornecedores certificados, ampliam a acessibilidade e promovem atitudes mais sustentáveis.
Eventos híbridos
A pandemia do covid-19 trouxe consigo várias problemáticas e uma delas foi o impeditivo de reunir pessoas, pois isso incentivaria a proliferação do vírus. Nesse contexto, surgiram os eventos remotos.
Tendo sido o coronavírus, posteriormente, melhor controlado, 2022 foi marcado pelo retorno dos eventos presenciais. Aparentemente, as pessoas estavam com saudade desses momentos de mais proximidade e de interação real.
Em 2023, por fim, a perspectiva é que haja a consolidação de ambas as propostas, os famosos encontros híbridos, uma dupla opção para que os participantes do evento possam escolher a que mais lhes apetece. Essa é mais uma tendência de marketing digital para este ano.
E, se direcionarmos nossos olhares para o campo profissional, a propensão ao formato híbrido se confirma ainda mais. Em pesquisa realizada e divulgada pelo Google, 44% das empresas já aderiram a esse modelo.
Vídeos curtos
As pessoas estão cada vez mais habituadas a consumir vídeos curtos, seja nas redes sociais, no WhatsApp ou até mesmo no Google, com seus recentes, mas já familiares, Web Stories, também conhecidos como AMP Stories.
Prova disso é o Brasil ter ocupado o segundo lugar no ranking de países que mais usam o Tik Tok no mundo, perdendo apenas para a China. Foi o que indicou a pesquisa feita pela Statisa [em inglês], plataforma online especializada em dados de mercado e consumidores.
Vale, no entanto, a ressalva: o conteúdo ainda precisa ser criativo e consistente para atrair a atenção do seu público-alvo, independentemente da duração do vídeo marketing.
Vídeos curtos, são, portanto, uma forte tendência de marketing digital para 2023. Pense em conteúdos interativos e reforce, com isso, sua presença digital.
Micro Influenciadores
Já está claro quão vantajoso é investir na parceria com influenciadores digitais para divulgar uma marca, mas não precisa ser um com milhões de seguidores.
De acordo com uma pesquisa da Zeeng, os que possuem 10 mil a 100 mil seguidores, chamados de micro influenciadores, têm muito mais engajamento se comparados com influenciadores mais seguidos.
É a tendência do marketing de influência cada vez mais firmada no marketing digital, uma estratégia mais possível para empresas menores. Ela promete um bom retorno, já que micro influenciadores costumam ter ótimas taxas de engajamento, o que pode levar a uma boa conversão e, consequentemente, a novos negócios para sua empresa.
Considerações finais
Mais importante do que saber quais são as principais tendências do marketing digital para 2023, é conseguir aliá-las ao perfil do seu negócio e aos objetivos que sua marca deseja conquistar.
Uma super dica final é você consumir conteúdos que incentivem sua criatividade. É possível encontrá-los em:
- livros de áreas diversas para você ter acesso a ideias diferentes;
- filmes e séries, sem se apegar a um gênero específico e
- atividades que não sejam necessariamente do ramo publicitário.
Agora, se você quer realmente impulsionar seu negócio, conte com a Gentileza, agência de Marketing Digital especializada em Inbound Marketing e soluções digitais para você sair na frente dos concorrentes e ficar em primeiro lugar.
Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe de blog da Gentileza Marketing Digital, onde você pode encontrar tudo sobre Marketing Digital.