Search Engine Optimization, ou para os íntimos SEO, se trata de um conceito que reúne um conjunto de estratégias para otimizar um site ou uma página específica para que ela supra as necessidades dos algoritmos das plataformas de busca e consiga alcançar o topo das pesquisas.
Para que esse termo seja de fato bem aplicado, as ações devem ser coordenadas e muito bem estruturadas de maneira prévia, portanto é preciso que cada uma delas seja bem feita.
Afinal, é o conjunto final que vai representar o sucesso de um site, assim como em um portão automático da sua garagem, todas as peças precisam estar alinhadas como o controle e o motor para portão eletrônico.
Entre os principais conceitos, temos justamente o chamado link building, que nada mais é do que os links que devem ser adicionados dentro do seu conteúdo.
Mas porque eles são tão importantes? É realmente necessário adicionar links no meio do seu texto? Qual valor eles podem agregar?
No texto de hoje, iremos mostrar tudo sobre o link building e toda a sua importância para o SEO, então vamos conferir os motivos que fazem a adição de link ser algo tão importante dentro do seu conteúdo? Vamos lá!
O que são os link buildings?
O link building se trata de um conjunto de táticas que tem como principal objetivo adquirir links qualificados e extremamente relevantes provenientes de outros sites.
Com isso você consegue encontrar links considerados “parceiros” e adicioná-los dentro do seu conteúdo, o que acaba aumentando a sua autoridade, reconhecimento e até mesmo visibilidade.
Sendo assim, os link buildings nada mais são do que a construção e a adição de links externos qualificados dentro da sua página.
Isso é visto de forma essencial tanto pelo algoritmo do Google e de outras plataformas quanto pela própria página, que consegue complementar um conteúdo e trazer mais informações sobre ele.
Também vale ressaltar que os links building possuem o papel de construção de autoridade externa, fazendo com que as páginas direcionam seus usuários para o seu site, gerando visibilidade e fazendo com que seu negócio seja encontrado em páginas diferentes.
O que faz o link building ser fundamental?
Essa seleção e adição de links externos é muito mais importante do que você pode imaginar, e o primeiro ponto é justamente o complemento vinculado ao seu conteúdo.
Ao adicionar um link que tenha relação com o tema que está abordando, você consegue trazer mais informação ao seu público, complementando o seu texto e deixando ele muito mais rico e eficiente.
Se você está falando sobre cargas e maquinários de carregamento pesado e consegue adicionar um link de uma boa paleteira manual, significa que você está:
- Preenchendo possíveis questionamentos;
- Complementando suas informações;
- Fazendo indicações consideradas importantes;
- Prezando pela boa experiência do usuário.
Além disso, o link building é avaliado pelos algoritmos como algo extremamente positivo, já que tem influência direta na experiência do usuário e, é claro, aprimora o seu SEO.
Também vale ressaltar que os links buildings atuam de forma inversa, fazendo com que outras páginas apontem links do seu conteúdo, o que gera tráfego, ganha autoridade, notoriedade e faz com que seu site seja ainda mais ampliado.
A relação entre link building e SEO
Combinar uma boa estratégia de link building com o SEO pode ser algo potente, o primeiro ponto é que esse conceito já está diretamente relacionado ao tema.
Isso porque auxilia na melhoria do ranqueamento da página, além de construir autoridade, notoriedade e ampliar a sua visibilidade, além de melhorar a experiência do usuário.
Sendo assim, querendo ou não, ambos estão interligados, ao aplicar o link building, você consegue ser bem visto pelo Google.
E quanto mais páginas indicarem o seu site, mais positivo ele é visto na ótica da plataforma, assim como quanto mais links externos qualificados você adiciona, mais completo é o seu conteúdo.
Dessa forma, o link building tem conexão direta justamente por agregar muito valor para a sua página, fazendo com que ela seja vista sob um olhar muito mais eficiente do Google, ajudando ela a ser impulsionada como se estivesse sendo carregada por um carrinho de carga.
Por que o link building é tão importante para o SEO?
O seu site não pode ter o foco apenas interno, ele também deve explorar outros pontos da internet, dessa forma, quanto mais backlinks, melhor para a reputação do seu site.
É preciso ter uma base sólida de páginas que apontem para a sua, e também dentro da sua página indicando para outros locais.
O SEO precisa de boas estratégias que sejam não só bem avaliadas, mas que também resultem em um ótimo posicionamento dentro das plataformas de busca, e nesse ponto o link building é crucial, já que auxilia a ganhar autoridade e melhorar a reputação da página.
Lembre-se, quanto mais completo for o conteúdo e quanto mais tráfego externo seu site ganhar, mais bem avaliado ele será, o que aumenta o SEO e melhora consideravelmente o seu ranqueamento.
Como fazer um bom link building?
Por melhor e mais atrativo que seja o link building, a sua aplicação não é tão simples quanto aparenta.
É preciso se atentar aos detalhes e procurar entregar o melhor possível de maneira otimizada, então não adicione links só por adicionar e nem feche parcerias sem avaliar a autoridade do outro site.
Para que essa estratégia dê resultados, é preciso que os links estejam bem conectados, pois de nada adianta falar sobre uma receita de bolo e adicionar um link que leva para um produto como filtro de ar para compressor.
Também não é recomendado ter uma vinculação do seu site com outras páginas consideradas negativas.
Procure entender o conceito e os termos usados no link, utilize aquilo como complemento do seu texto de maneira eficiente e que faça sentido para o usuário.
Verifique os sites que redirecionam para a sua página, veja se são confiáveis e se realmente possuem uma qualidade para se vincularem com a sua imagem.
Realizar o link building é uma estratégia recompensadora, porém está longe de ser algo simples, então procure trazer uma conexão otimizada e que de fato demonstre qualidade durante sua montagem.
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Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.