SEO

O impacto da mídia social e do marketing de conteúdo no SEO

Se você trabalha com marketing ou tem seu próprio negócio digital, com certeza já conhece os seguintes termos: SEO, marketing de conteúdo e mídias sociais, certo? 

Na verdade, eles devem estar bem presentes dentro da sua rotina, assim como são em qualquer negócio que esteja dentro do mundo digital, mas além de sua importância, sabia também que eles possuem uma conexão?

O SEO é um conceito que se refere a um conjunto de estratégias que faz com que um site seja otimizado e “bem-visto” pelo algoritmo do Google e de outras plataformas de busca, fazendo com que a página ganhe destaque e fique no topo das pesquisas de forma orgânica.

Para que ele dê certo, muitas pessoas se preocupam com alguns fatores como o uso de palavras-chave, a estruturação da URL ou a escolha certa dos títulos, mas sabia que ele vai além disso?

Assim como uma dobra de chapa pode apresentar flexibilidade, o SEO pode ser evoluído e impactado de diversas formas diferentes, incluindo as mídias sociais e o marketing de conteúdo.

Ambos termos que são fundamentais nas estratégias de marketing também podem ser usados para impactar e modificar o SEO de maneira positiva para a empresa. 

No texto de hoje, iremos conferir quais são os impactos das mídias sociais e do marketing de conteúdo dentro do SEO, bora descobrir como esse conceito é de fato, impactado por essas estratégias? Então vamos lá!

SEO: Muito além do que você está acostumado

O SEO é uma ferramenta presente no cotidiano de praticamente qualquer empresa, seja ela grande ou pequena que possua seu próprio site, e até mesmo para pessoas físicas que montam seu próprio blog.

Esse é um conceito imprescindível e obrigatório, qualquer pessoa que quer fazer com que sua página seja rentável precisa obrigatoriamente, conhecer o SEO. 

O problema é que muitas pessoas se limitam àquilo que enxergam de forma rasa, como a escolha de palavras-chave ou a adição de um bom título e subtítulos, mas acredite, esse é um termo que vai muito além disso. 

É claro que essas são estratégias básicas e extremamente funcionais dentro do SEO, mas é preciso se atentar a algo que vá além disso, uma boa otimização para as plataformas de busca é construída de formas diferentes, incluindo tanto fatores internos como a produção de conteúdo quanto externos, usando as mídias sociais. 

Se você quer que a sua empresa que atua com aluguel de empilhadeira alcance o topo das pesquisas acredite, não tem nada mais eficaz do que aproveitar cada detalhe do SEO, incluindo esses dois pontos listados, então bora conferir toda a sua conexão e principalmente o impacto causado. 

Marketing de conteúdo e SEO, qual a relação?

A produção de conteúdo tem um vínculo muito forte com o SEO, já que a qualidade do texto produzido e todas as adições de estratégias para melhorar o ranqueamento, ajudam e muito a impulsionar seu site, mas mais do que isso, o chamado marketing de conteúdo também está presente no meio dessa jornada. 

Isso porque, o intuito desse termo é justamente atrair mais pessoas até a sua página de forma orgânica com uma produção massiva de conteúdos qualificados e que supram suas necessidades, sem a necessidade de incluir mídias pagas e anúncios no meio do processo. 

Com essa aplicação, é possível:

  • Gerar um tráfego considerável para o seu negócio;
  • Ganhar boa visibilidade;
  • Autoridade;
  • Fazer com que seu site seja cada vez mais notado.

Além disso, a produção de conteúdo massiva e de alta qualidade auxilia o desenvolvimento do SEO. 

Sendo assim, ao aplicar um bom marketing de conteúdo, por consequência você está melhorando o seu SEO, enriquecendo o seu site, apresentando soluções para o usuário e aumentando seu tráfego, o que por consequência, melhora o seu ranqueamento e expande o seu site cada vez mais. 

A mídia social e o impacto off page

Já as mídias sociais têm um impacto muito mais voltado para a parte externa da sua página, com o chamado off page, o principal ponto que ela atua para melhorar o seu SEO é vinculado aos backlinks e o tráfego externo gerado para a sua página. 

Pense da seguinte forma: ao usar as mídias sociais, você precisa redirecionar as pessoas para algum local no qual possam coletar mais informações sobre seu negócio e o sua máquina de embalar que tanto mostra nas redes sociais, com isso, o site acaba sendo a melhor opção para esse redirecionamento. 

Ao divulgar seu link e levar os usuários até lá, você consegue gerar tráfego de forma externa e extremamente eficiente, ganhando visibilidade de forma quase que natural, esse impulsionamento de links externos agrega muito valor dentro do seu ranqueamento. 

Quanto mais acesso sua página tem de forma externa, melhor será a sua visibilidade e o Google enxerga isso como algo positivo, sendo assim, as mídias sociais ajudam a impulsionar o link do seu site, aumentando seu tráfego e por consequência, melhorando e muito o seu SEO. 

Afinal, essas estratégias são realmente importantes para o SEO?

Por mais que possa não ser o foco principal, tanto a aplicação do marketing de conteúdo quanto o uso das mídias sociais agregam um valor enorme para o SEO do seu site, isso porque ambos conseguem gerar mais tráfego e também afetam diretamente o algoritmo do Google. 

Criar mais conteúdos e adicionar mais backlinks, ajuda na hora de ranquear e ganhar pontos extras com o algoritmo, que acaba subindo ainda mais a sua página, e fazendo com que ela se torne cada vez mais referência dentro do seu nicho. 

Dessa forma, ao procurar barras de pulverizador, seu site estará otimizado e pronto para aparecer nas primeiras colocações do Google, gerando ainda mais tráfego, visibilidade, e se tornando uma bola de neve extremamente positiva. 

Então lembre-se, no SEO, cada detalhe importa, e até mesmo outras estratégias podem ser importantes e impactar sua otimização, visando alcançar o topo e se consolidar cada vez mais dentro do mercado. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.