Uma ferramenta que ainda oferece muito resultado no e-commerce é o e-mail marketing. Quando se fala em vendas é sobre oferecer o produto certo na hora certa, é sobre a comunicação.
E o e-mail é essencial para este relacionamento com seu cliente. Uma das melhores coisas sobre o e-mail marketing é que você pode integrá-lo perfeitamente com vários outros canais sociais, como:
Por exemplo, as empresas podem colocar ícones de plataformas sociais em e-mails e solicitar que os leitores as sigam.
Além disso, você pode exibir uma colagem de postagens do Instagram em seus e-mails para mostrar aos consumidores uma prévia do perfil do Instagram da sua empresa.
Muitos profissionais de marketing colocam opções “Pin it” em e-mails para permitir que os consumidores salvem imagens diretamente em suas contas.
As estratégias de marketing por e-mail são uma maneira vencedora de se comunicar com clientes em potencial e coletar informações valiosas.
E esses recursos ajudarão você a criar uma jornada de comprador coesa e a aumentar o reconhecimento da marca entre o público.
As técnicas mencionadas acima irão ajudá-lo a criar estratégias robustas de marketing por e-mail que obriguem novos clientes a se envolverem com a marca.
Como fidelizar o seu consumidor com e-mail marketing?
O e-mail é o meio de contato mais importante que você precisa para se comunicar com seu consumidor. Muitas vezes mais do que o número de telefone.
Por isso, uma das estratégias para aquisição de leads é oferecer um cupom de desconto de primeira compra, para poder adquirir o endereço de e-mail.
É a partir do e-mail que a sua loja pode enviar novas promoções, produtos de interesse e começar a estabelecer uma relação com seu consumidor.
É muito mais barato investir nesse tipo de comunicação, quando já houve o interesse pelos produtos, do que sempre investir em adquirir novos consumidores.
As datas comemorativas são ótimas justamente para isso, além de aumentar as vendas a partir de promoções e ofertas, há o aumento da base de potenciais interessados que podem vir a se tornar clientes recorrentes.
Personalize experiências de compra
O marketing por e-mail permite que os profissionais de marketing criem conteúdo personalizado para clientes de acordo com seus padrões de compra, jornadas, comportamentos e outros fatores.
Utilize rastreadores e análises de dados para saber quais interesses os consumidores têm. Além disso, que tipo de produtos ou conteúdo eles mais gostam.
Por exemplo, se seus consumidores gostarem de um determinado design de roupa do seu catálogo, você pode personalizar os e-mails incluindo produtos relacionados.
Essencialmente, você pode usar ferramentas de software de automação de e-mail para visualizar onde seus consumidores estão em um estágio de funil de vendas e criar conteúdo de acordo.
Melhores resultados do que demais canais de marketing
Acredite ou não, o e-mail marketing oferece o maior ROI (retorno do investimento) comparado a vários outros meios de marketing.
Portanto, para cada real gasto, o marketing por e-mail produz mais de R$ 40 em ROI. Além disso, oferece melhores taxas de conversão. Diversos estudos mostram que o e-mail gera 66% das conversões. É 40 vezes mais eficiente e bem-sucedido do que outros canais de mídia social.
Para obter os melhores resultados, monitore regularmente as métricas de sua campanha de e-mail marketing, como taxas de cliques, engajamentos, taxas de rejeição, etc.
Gatilhos que conversam com seu consumidor
A grande vantagem do e-mail marketing é a personalização de compra. E quando se fala em personalização, pode-se pensar em gatilhos de venda que funcionam para a base.
Alguns gatilhos que podem ser aplicados:
- Urgência: fim de estoque, produtos limitados;
- Recorrência: ótimo para produtos que duram determinado tempo, como vitaminas, suplementos;
- Autoridade: colocar uma figura conhecida na área para falar sobre o produto, oferece maior confiança;
- Preços: datas comemorativas e promoções exclusivas para assinantes;
Crie conexão com a marca
As campanhas de marketing por e-mail estão entre as formas mais eficazes de aumentar o conhecimento da marca entre os clientes.
Por exemplo, você pode enviar conteúdo informativo sobre a missão, produtos, valores das marcas e interagir em um debate muito saudável com seus grupos-alvo.
Quando seus clientes em potencial entenderem melhor o que sua empresa representa, é provável que eles possam se envolver e se conectar com ela muito melhor.
Portanto, para formar uma conexão estável com os usuários, crie estratégias de marketing por e-mail consistentes e de longo prazo para manter os consumidores ansiosos pelo seu próximo e-mail.
Artigo escrito pela equipe da Doutor E-commerce, consultoria em e-commerce.