Mais do que acompanhar as tendências, o uso de IA no atendimento ao cliente tem se tornado cada vez mais indispensável. Isso porque a tecnologia de inteligência artificial permite às empresas oferecerem uma experiência sem igual para seu público.
Não é segredo para ninguém que o comportamento do consumidor vem evoluindo a passos largos. Cada vez mais digital, sua jornada tem se tornado mais dinâmica.
Para acompanhar essas mudanças, as empresas também precisam evoluir. Uma forma de oferecer o que eles buscam é investindo em AI no atendimento ao cliente.
E quanto à sua companhia, está preparada para atender a essa nova demanda?
Neste post, explicamos o que é inteligência artificial, como ela funciona e como aplicar AI no atendimento ao cliente, com exemplos e vantagens. Boa leitura!
O que é inteligência artificial?
O conceito de inteligência artificial (IA), do inglês artificial intelligence (AI), se refere a um sistema que simula o pensamento e raciocínio humanos. Por conta disso, dispositivos e softwares embasados nessa tecnologia são capazes de solucionar problemas e realizar tarefas de forma autônoma.
Como a inteligência artificial funciona?
As IAs são programadas com algoritmos inteligentes, que lhes permitem analisar uma grande quantidade de dados, a fim de encontrar padrões e, com isso, aprender. Dessa forma, podem se autoaperfeiçoar, aprimorando sua atuação.
Diante de determinado estímulo, a tecnologia oferece uma resposta, de acordo com as informações contidas no banco de dados ao qual tem acesso. Isso é a base para a automatização de processos, sejam eles simples ou complexos.
Como a AI se aplica no atendimento ao cliente? 3 exemplos
No contexto de atendimento ao cliente, a AI pode melhorar a experiência do consumidor de forma substancial, possibilitando um suporte mais ágil e eficiente.
Isso é possível pelo fato de a tecnologia ter a capacidade de ler e compreender a linguagem humana, proporcionando soluções adequadas às suas solicitações.
Confira alguns exemplos de inteligência artificial no atendimento ao cliente:
1. Chat de inteligência artificial
Um chat de inteligência artificial nada mais é do que um chatbot baseado em AI, programado para processar, interpretar e emular a linguagem natural.
Assim sendo, este bot é capaz de interagir com o consumidor, compreendê-lo e dar o encaminhamento adequado à sua solicitação.
O sistema consegue resolver questões simples e, no caso das mais complexas, são encaminhadas para atendentes humanos especializados.
Tudo isso confere mais dinamismo e agilidade ao atendimento, contribuindo largamente para a satisfação e fidelização do cliente.
2. Autoatendimento
Nem todo chamado requer a atenção de um agente humano. Solicitações simples, como informar o status de um pedido, cancelar uma compra ou gerar a segunda via de boletos são exemplos de uso da inteligência artificial no autoatendimento ao cliente.
O funcionamento é muito simples: o usuário entra em contato pelo chat e explica sua necessidade. O sistema de IA, por sua vez, responde a pergunta a partir de inputs pré-inseridos ou recomenda um artigo de sua base de conhecimento que contenha a resposta.
Com esse tipo de ferramenta, é possível ampliar o suporte ao consumidor, oferecendo atendimento 24/7, isto é, sempre que o cliente precisar.
3. Análise de dados
Tudo o que fazemos na internet deixa um rastro. Quando interagimos nos canais de atendimento de uma empresa, por exemplo, revelamos preferências, gostos e necessidades. Isso, por si só, já diz muito sobre quem somos e o que buscamos.
Ao analisar esses dados, uma IA identifica padrões de comportamento, o que possibilita compreender a jornada dos clientes em profundidade, permitindo oferecer uma experiência mais personalizada e pensar estratégias mais efetivas.
Ou seja, além de ajudar a entender o que o cliente busca, o uso da AI no atendimento ao cliente contribui para embasar a tomada de decisão da companhia.
7 vantagens do uso de AI no atendimento ao cliente
Primeiramente, o uso de IA no atendimento ao cliente gera uma série de benefícios, tanto para a empresa que a utiliza quanto para os usuários do serviço. Conheça as principais:
1. Melhoria na qualidade do atendimento
A IA analisa um grande volume de dados em busca da melhor resposta para as perguntas dos usuários, atendendo às suas necessidades com efetividade.
2. Disponibilidade de suporte 24/7
Funcionando de forma automatizada, um chatbot com IA fornece suporte ao cliente em tempo integral. Isso significa que os consumidores sempre poderão contar com o serviço, seja qual for a hora do dia ou da noite.
3. Atendimento personalizado
Com acesso ao histórico de atendimento e compras de cada cliente, um sistema programado com inteligência artificial pode personalizar cada resposta dada, bem como recomendar produtos considerando suas preferências e necessidades.
4. Maior agilidade na solução de problemas
Devido à sua velocidade de processamento, a IA fornece respostas imediatas, reduzindo consideravelmente o tempo de espera e, assim, contribuindo para a satisfação dos clientes.
5. Mais eficiência para os processos em geral
Uma AI é capaz de se dedicar a uma série de processos de forma simultânea, sem perder a eficiência: leituras, consultas, análises, respostas etc.
Isso possibilita otimizar todas essas atividades, aumentando a performance geral da empresa.
6. Otimização do uso de recursos
Ao resolver solicitações pontuais e otimizar o fluxo de atendimento ao cliente, a AI permite que a companhia atue com uma equipe mais enxuta, responsável por resolver questões mais complexas.
Neste sentido, a AI promove a otimização do uso de recursos, tanto financeiros quanto humanos.
7. Acompanhamento do crescimento do negócio
Conforme uma organização cresce, o número de acessos/chamados aumenta proporcionalmente.
Então, ao invés de contratar novos funcionários, elevando os custos da operação, o investimento em um sistema de atendimento com IA pode ser mais vantajoso, tendo em vista que a solução possibilita escalabilidade, sem reduzir a qualidade do serviço.
AI: a peça que faltava para um atendimento nota 10
A demanda por atendimento ágil, eficiente e personalizado cresce em todos os setores, já que os consumidores sabem que têm o poder de escolha. Logo, irão optar por marcas que buscam oferecer um serviço acima da média.
Portanto, investir em softwares e tecnologias que suprem essa necessidade, além de fortalecer a imagem da marca, é o melhor caminho para o sucesso.
Quanto antes sua empresa se mover nessa direção, mais cedo irá colher os frutos que a AI e as outras tecnologias podem proporcionar. O que você está esperando?
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