Tudo vai bem com o seu negócio não é mesmo? Mas existe apenas um problema, os seus clientes adoram comprar com cartão de crédito e está difícil manter o controle destas vendas.
Isso porque mesmo com uma boa equipe de funcionários, apenas para fazer à conferência dos valores e das taxas e dos cancelamentos não previstos, no final do mês as informações na batem.
Mas afinal, o que é conciliação? O primeiro passo para se conciliar algo é termos duas informações, uma partida contrapartida, para que assim haja uma comparação.
Imagina que você está com a fatura do seu cartão de crédito em mãos, onde tem todas as compras efetuadas no referido mês, e você também tem em suas mãos os cupons fiscais para confrontar se está na fatura é o que realmente gastou, neste momento você já está fazendo a conciliação.
Isso é a conciliação, você está comparando se todas as compras que você fez no mês estão sendo cobradas, e se os valores cobrados estão mesmo corretos.
Tudo bem, são pouquíssimos as pessoas que fazem isso na sua vida pessoal, no entanto, no mundo dos negócios é essencial que esta conciliação seja feita.
Pois, no mundo dos negócios, estas operações podem refletir milhões, então, imagine isso no dia a dia do seu negócio, quatro possíveis divergências que ocorrem podem estar relacionadas a cancelamento, vendas em duplicidade, aluguel da maquininha ou taxas diferentes e o que estiver divergente você deve verificar separadamente.
Quer entender melhor sobre conciliação de cartão de crédito? Então continue lendo abaixo!
Exemplos de Divergências que Podem Ocorrer nos Pagamentos Via Cartão de Crédito
Abaixo vamos exemplificar algumas divergências que podem ocorrer na venda a cartão, e que demonstra a necessidade de conciliar, acompanhe.
Um exemplo que pode acontecer é que você pode ter um comprovante de débito ou crédito que não registrado no seu sistema e nesse caso você deve verificar uma possível falha com a sua equipe que registrou estas vendas.
Um outro exemplo de divergência ocorre é quando você tem o registro de alguma venda em seu sistema, mas por algum motivo a adquirente não registrou esta venda, então você deve entrar em contato que efetuou o registro, pois a equipe pode ter colocado a forma de recebimento de forma errada.
Caso não seja esta causa, você pode entrar em contato com a adquirente e verificar o ocorrido.
Por que é Preciso Conciliar?
Hoje uma empresa que trabalha com venda em cartões de crédito pode ter vários problemas, desde a captura da venda, ao pagamento, até o recebimento conta própria.
As empresas de conciliação de cartão de crédito constataram que 30% de seus clientes encontram divergências nas taxas de cartões de crédito e débito a cada 3 meses, ou seja, a cada 3 meses não a empresa não estiver fazendo uma gestão disso, a empresa pode ter um problema.
Isso sem contar que ao adquirir uma maquininha de cartão, a empresa assina um contrato no qual tem uma vigência daquela taxa, ou seja, quando passar este prazo a operadora vai automaticamente mudar esta taxa e não vai avisar a empresa, e se a empresa não fizer uma gestão a empresa terá esse tipo de divergência e perda financeira.
E também existem outras cobranças indevidas, que sem a gestão, a empresa não terá como controlar, um exemplo é o aluguel de POS, no qual a empresa paga hoje um valor “x”, e se não controlar mensalmente, pode acabar pagando um valor “y” sem nem ao menos ter conhecimento disto.
Empresas de conciliação de cartão têm relatos de clientes que conseguiram resgatar milhões em valores pagos indevidamente.
Então hoje, é muito importante contratar uma empresa de conciliação de cartão de crédito, que vai realizar essa gestão das vendas no cartão, e evitar pagamentos indevidos e demais problemas já citados acima.
Quais são os Benefícios da Conciliação de Cartão?
Para empresas que estão interessadas em contratar uma empresa de conciliação de cartão de crédito é muito importante saber quais são os benefícios que esta conciliação trará.
O primeiro benefício de automatizar a conciliação de cartão é a visualização dos recebíveis, já que um processo tecnológico realiza o processo de conciliação de forma mais segura e com possibilidade mínima de erros no processo.
O processo de conciliação de cartões trará muita segurança para o seu negócio, pois a forma automatizada faz a conciliação de forma que os analistas não fariam no mesmo período de tempo.
A conciliação de cartão também garantirá a integridade das informações colhidas durante o processo de conciliação.
Outro benefício que a conciliação de cartões trará ao seu negócio é a eliminação de custos operacionais, que vai reduzir consideravelmente o tempo investido no processo de conciliação.
Outro benefício da conciliação de cartões é ter uma previsão real dos recebíveis, tendo uma melhor gestão dos valores a receber, com a conciliação de vendas e dados das adquirentes.
Ainda, na conciliação de cartões, haverá uma maior integridade das informações reduzindo riscos operacionais e perdas financeiras.
Como Evitar o Chargeback com a Conciliação de Cartões
O chargeback é quando o cliente solicita o cancelamento de uma compra que veio registrada na fatura do cartão de crédito.
Em compras que são realizadas pessoalmente, após ser passado o cartão na maquininha, o cliente assina o comprovante de confirmação da compra e nesse caso a loja se mantém protegida com este comprovante assinado pelo cliente.
Mas em casos de compra à distância, a loja não possui nenhuma garantia da compra ou se quem está realizando a compra é de fato o dono do cartão. E neste caso, as lojas assinam um contrato direto com as administradoras de cartão de crédito sobre os riscos de fraude, que caso ocorram, os prejuízos ficam com a loja que vendeu.
Por este motivo, no cenário virtual é necessário o controle dos chargebcks e o investimento em tecnologias com este tipo de proteção, pois o chargeback pode ser feito até um ano depois da transação.
E o chargeback ocorre não apenas em casos de fraudes, ocorre também em casos de cobrança no cartão de um valor maior que o realizado na compra dentre outros.
E por esse motivo é imprescindível adquirir a tecnologia de proteção de chargeback para a sua empresa que opera à distância, seja pela internet ou outro meio.
Texto escrito por: Blog Americana Digital