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Como aumentar a lucratividade de espaços ociosos no setor hoteleiro?

O setor hoteleiro é um dos mais aquecidos da indústria do Turismo e, juntamente com as companhias aéreas e locadoras de veículos, tem registrado uma boa recuperação na receita nos últimos meses.

Mas, manter a lucratividade dos hotéis é sempre um grande desafio, uma vez que, assim como outras empresas do segmento turístico, atuam com a alta e baixa temporadas influenciando diretamente no faturamento.

Para isso, os hotéis estão sempre buscando inovar em suas ofertas para garantir ocupação máxima em qualquer época do ano e deixando de ser somente um lugar para se hospedar.

Tem sido cada vez mais comum encontrar hotéis que possuem uma estrutura robusta e oferecem serviços diferenciados agregados à hospedagem para encantar os hóspedes.

Além da estrutura, os hotéis também têm investido cada vez mais na oferta de serviços que vão além da hospedagem. Vamos entender um pouco mais sobre isso.

Estrutura como diferencial competitivo

A lista de espaços diferenciados e que agregam valor aos hotéis é enorme! A ideia dessas estruturas hoteleiras que vão além dos quartos é oferecer mais conforto aos hóspedes e convencê-los a ficar hospedados ali por mais tempo. Alguns exemplos desses espaços são:

  • Spa;
  • Quadra de tênis;
  • Quadra ou campo de futebol;
  • Quadra de squash;
  • Academia;
  • Pistas de corrida e caminhada;
  • Circuito para bike;
  • Campo de golfe;
  • Piscina aquecida, etc.

Com a existência desses espaços, os hotéis também podem oferecer serviços agregados ao valor da diária que podem ser um adicional interessante para a receita do hotel.

Por exemplo: serviços de massagem no spa; aulas de tênis, futebol, squash, entre outros; aulas de exercícios físicos na academia; acompanhamento de personal trainer na corrida; aluguel de bicicletas; aulas de golfe e aulas de hidroginástica, etc.

Mas, assim como qualquer outro espaço, esses aí exigem manutenção e melhorias constantes, aumentando inevitavelmente o custo para mantê-los sempre em ordem.

Dessa forma, o que pode ser um diferencial competitivo e interessante na alta temporada, pode se tornar um problema nos períodos em que o hotel está vazio, caso eles não sejam minuciosamente avaliados.

Como custear a estrutura do hotel o ano todo

Para que custos dessas áreas estejam dentro do orçamento, os hotéis podem buscar algumas alternativas, principalmente, nos períodos de baixa temporada, quando há poucos hóspedes utilizando esses espaços.

Cobrança pelos serviços diferenciados junto à diária

Uma forma de ajudar a manter a receita e custear esses espaços é ofertar junto à diária um dos serviços que o hotel tem disponível.

Por exemplo, o uso da academia é livre para os hóspedes, mas, caso eles queiram ter um acompanhamento especializado de um personal para auxiliá-lo nos exercícios, podem pagar um valor adicional para isso.

Ou, se o hóspede quiser, poderá utilizar o campo de golfe dentro do horário disponível juntamente com outros jogadores, porém, se desejar utilizar o espaço de forma exclusiva, poderá reservar um horário mediante um pagamento adicional.

Já na baixa temporada, quando o hotel conta com menos hóspedes, é possível realizar parcerias com outros comércios para que as áreas sejam utilizadas por outras pessoas.

Por exemplo, é possível fazer uma parceria com uma academia local e ceder a pista de corrida para que os alunos treinem ou, quem sabe, a piscina para que os alunos tenham aulas de natação ou hidroginástica.

Ou, quem sabe, fazer uma parceria com uma escola de gastronomia e permitir que os alunos utilizem parte da estrutura do restaurante em workshops e treinamentos como forma de aprenderem como funciona uma cozinha industrial de verdade.

Oferta de Day Use

O Day Use é uma ótima opção para hotéis que desejam ampliar a receita, principalmente, na baixa temporada, mantendo o faturamento e as contas em dia.

Day Use significa “uso por um dia” e é uma forma de receber visitantes no hotel, disponibilizando a eles toda a estrutura de que dispõe, mas sem a necessidade de pernoitar.

Ou seja, eles não serão hóspedes do hotel, pois não utilizarão o quarto e não dormirão de um dia para o outro. Eles serão visitantes que poderão utilizar o restaurante, as piscinas, spa, quadras, entre outros espaços das áreas comuns durante todo o dia, chegando pela manhã e saindo no fim do dia.

Normalmente, o Day Use tem um custo menor que uma diária, já que o período que o visitante passará no hotel também será menor e os serviços também serão limitados.

O Day Use é uma forma muito interessante também de fomentar o turismo regional, já que atrai muitos turistas que moram na mesma região que o hotel está instalado, uma vez que eles poderão ir de carro ou ônibus e não precisarão se hospedar, pois estarão próximos de suas residências.

Este texto foi produzido pela Planne. E você pode conferir outros conteúdos acessando nosso blog.