O mercado está cada vez mais competitivo e impulsionar as vendas é a única saída para o crescimento.
Nesse sentido, entenda o que faz uma consultoria de vendas e como ela pode ser uma aliada de peso na construção de estratégias inovadoras e competitivas.
O que faz uma consultoria de vendas?
Indo direto ao ponto, uma consultoria de vendas atua diretamente no desempenho de lucros de uma empresa, realizando auditoria de processos, análises e claro, criando estratégias e auxiliando na sua implementação.
O papel da consultoria de vendas está diretamente ligado a direcionar a empresa atendida no caminho do sucesso, fornecendo informações, ferramentas e experiência prática. Consultores de venda costumam atender empresas de diversos segmentos e por isso, aumentam sua capacidade de ter uma visão mais abrangente e inovadora.
Vantagens de contratar uma consultoria de vendas
São diversas as vantagens de contar com o apoio de uma consultoria de vendas, como:
- Aumentar a eficiência operacional
- Identificar novas oportunidades
- Obter resultados mais consistentes
- Ter previsibilidade de faturamento
Como a consultoria da Receita Previsível pode me ajudar?
No tópico anterior listamos a vantagem de ter previsibilidade de vendas, que é o ponto central da metodologia Receita Previsível, desenvolvida por Aaron Ross no Vale do Silício, quando foi diretor de vendas na Salesforce.
Atualmente, a metodologia é desenvolvida no Brasil por Thiago Muniz, CEO e sócio de Aaron Ross. Thiago vem adaptando a metodologia para a realidade das empresas brasileiras e também é responsável pela aplicação da consultoria Receita Previsível.
A consultoria Receita Previsível conduz a empresa na criação de um processo escalável de geração de receita, combinando estratégias de distribuição, tecnologia e análise de dados. Ou seja, não se trata somente de aumentar os lucros, mas também de prever os resultados financeiros futuros.
Como escolher uma consultoria de vendas?
Esse é um ponto que é muito particular da necessidade e momento atual de cada empresa. No entanto, alguns pontos importantes devem ser analisados:
- Experiência e reputação da empresa de consultoria escolhida
- Qual a abordagem e metodologia utilizada por essa empresa de consultoria
- Essa consultoria atende presencialmente ou online? Esse formato está adequado à cultura da sua empresa?
O que faz um executivo de vendas?
O executivo de vendas é um profissional indispensável em times comerciais e é responsável por realizar distribuições de produtos e serviços. Muitas vezes, também podem assumir o relacionamento com contas importantes.
As funções de um executivo podem incluir:
- Análises de mercado e dos relatórios de
- Trabalhar a retenção de clientes
- Manter relacionamentos
- Gerenciar um território específico de distribuição
- Negociar contratos
- Entre outros
Quais as principais habilidades de um executivo de vendas?
Uma aptidão natural para profissionais desse ramo é a habilidade de comunicação. No entanto, outras habilidades também são importantes, como: escuta ativa, transmitir confiança, entendimento profundo do produto e constante desenvolvimento.
Por fim, saber se adaptar a novos cenários e a capacidade de tomar decisões rápidas também são habilidades que podem ajudar um executivo de vendas a se destacar.
Conclusão
Contar com uma consultoria de vendas, pode ser o caminho para a sobrevivência de empresas em um mercado tão dinâmico e competitivo, especialmente se estiver aliado a metodologia Receita Previsível para impulsionar o crescimento e garantir resultados consistentes.
Esteja no caminho certo para alcançar receita previsível e alcançar o sucesso!