Os últimos avanços tecnológicos trouxeram uma série de mudanças no mundo do marketing on-line que devem ser levadas muito a sério ao desenvolver uma estratégia eficaz de marketing digital.
Com o surgimento de atendentes domésticos e diferentes aplicativos em smartphones e tablets, as pesquisas por voz cresceram exponencialmente e cada vez mais empresas decidem otimizar suas páginas da Web com o objetivo de aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa por esse método.
Desde que este sistema foi lançado em 2013, as pesquisas por voz do Google aumentaram progressivamente, tornando-se outro método de consulta ao famoso mecanismo de pesquisa.
No entanto, desde o início, as pesquisas por voz foram iniciadas com uma operação ligeiramente diferente das tradicionais, fazendo com que a otimização diferisse um pouco. De fato, mesmo as palavras-chave usadas para realizar pesquisas são diferentes quando pronunciadas quando são escritas.
O que você deve considerar em sua otimização para pesquisas por voz?
Embora as diferenças em relação à otimização para pesquisas tradicionais sejam pequenas, é possível levar em consideração uma série de aspectos principais e que permitirão que você marque as diferenças em relação aos seus concorrentes. Se você quiser conhecê-los, leia esses quatro pontos-chave com atenção.
Palavras-chave em idioma natural e cauda longa
Ao usar computadores ou até mesmo escrever em smartphones, tendemos a usar menos palavras devido à economia do idioma que geralmente ocorre nesses dispositivos. No entanto, a linguagem falada é muito diferente e tende a usar muito mais palavras para complementar a idéia básica de uma frase.
É exatamente isso que acontece na maioria das pesquisas por voz: os usuários da Internet mencionam muito mais palavras do que usariam por escrito.
Para aparecer entre as primeiras posições desse tipo de pesquisa, é altamente recomendável usar aquelas conhecidas como “palavras-chave de cauda longa” que nada mais são do que palavras-chave compostas por vários termos. Dessa maneira, é possível que as palavras-chave para as quais um site seja otimizado correspondam às usadas em determinadas pesquisas por voz.
Um dos principais problemas para executar esse tipo de estratégia é que as ferramentas que oferecem informações sobre palavras-chave diferentes provavelmente não serão muito precisas com essas palavras-chave de cauda longa do idioma falado. Isso ocorre porque poucas pessoas realizam pesquisas por voz exatamente com os mesmos termos.
Equilíbrio entre voz e pesquisas orgânicas
Como dissemos, é essencial adaptar sua otimização a palavras-chave mais apropriadas para pesquisas por voz. No entanto, as pesquisas por voz não são tudo quando se trata de atrair mais visitantes através dos mecanismos de pesquisa.
Precisamente por isso, você deve sempre manter um certo equilíbrio ao otimizar seu site. É aconselhável se concentrar em termos mais adequados para pesquisas por voz, sem esquecer as palavras-chave mais simples e mais prováveis de aparecer em pesquisas por escrito.
Perguntas e respostas?
Da mesma forma que as pesquisas por voz nos permitem usar mais palavras e expressões do que geralmente usaria em um computador, as perguntas são muito populares entre os usuários usados para realizar pesquisas por voz.
Uma das maneiras mais recomendadas de conseguir aparecer entre as pesquisas desse tipo específico é otimizar seu site com perguntas e respostas. Por exemplo, você pode adicionar títulos e legendas na forma de perguntas que contenham os produtos e serviços oferecidos, para que o Google vincule as perguntas pesquisadas por voz às que aparecem no seu conteúdo.
Google meu negócio
Uma das maneiras mais comuns de criar palavras-chave de cauda longa é adicionar o local da sua empresa física entre os termos de pesquisa para os quais você deseja executar a otimização.
Dessa forma, sua empresa aparecerá entre as pesquisas por voz que solicitam encontrar empresas como a sua na mesma localidade ou bairro onde a sua está localizada.
Em resumo, a otimização do seu site é essencial para alcançar uma estratégia de marketing on-line completa e eficaz. Dessa forma, suas visitas aumentarão sem a necessidade de investir um único euro, enquanto suas conversões darão um salto muito positivo. Se você deseja ter sucesso online em 2019, não deve dar as costas às pesquisas por voz.