A gestão de riscos em franquias pode ser definida como um conjunto de estratégias que permitem identificar e minimizar as ameaças pertinentes a esse tipo de empresa, tais como demora no retorno do investimento, questões fiscais, legais e operacionais, competitividade acirrada, entre outros.
Apesar de ser um negócio já testado e aprovado, e que conta com diversas vantagens, é fundamental que você considere os possíveis pontos negativos que pode ter que enfrentar ao se tornar um franqueado.
E é justamente neste momento que entra a importância de verificar os riscos em franchising e encontrar formas de mitigá-los.
Quando os empreendedores conseguem promover a redução de riscos em franquias, a probabilidade de lidar com essas ameaças diminui, contribuindo fortemente para aumentar o volume de vendas, o faturamento e, consequentemente, o crescimento da unidade.
E você, sabe como fazer uma gestão de riscos em franquia realmente eficiente? Se ainda tem dúvidas quanto a esse tipo de gerenciamento, siga a leitura deste artigo e confira cinco dicas incríveis agora mesmo!
O que é gestão de riscos em franquias?
A gestão de riscos em franquias consiste na adoção de diversas práticas e atividades gerenciais que ajudam a identificar e mitigar as ameaças relacionadas a esse modelo de negócio. O objetivo é evitar problemas e perdas que podem afetar a dinâmica do negócio, seu faturamento e expansão.
Quando falamos em riscos, você pode entender todas as ameaças, perigosos e problemas aos quais uma empresa está exposta.
Todas essas questões — quando não gerenciadas e tratadas corretamente —, podem gerar os mais variados transtornos, indo desde a queda de produtividade, passando pelo comprometimento da imagem da marca e do relacionamento com o cliente, chegando até às perdas financeiras.
Inclusive, dependendo de quanto a saúde da unidade franqueada é afetada, pode até resultar no seu fechamento.
Por outro lado, uma boa gestão de riscos em franquias ajuda a:
- identificar previamente as ameaças e tratá-las corretamente;
- evitar problemas com consumidores, elevando o nível de satisfação do público;
- contribuir para tomadas de decisão gerenciais;
- manter e promover a credibilidade da marca;
- reduzir custos em franquias;
- entre diversos outros benefícios.
Quais são os principais riscos em franchising?
É certo que cada modelo de negócio tem ameaças características e bastante específicas. No que se refere aos riscos em franchising, alguns exemplos são:
- oscilações do mercado de atuação;
- possível demora do retorno sobre o investimento (ROI);
- alta competitividade entre as unidades franqueadas;
- despreparo dos franqueadores.
Somado a esses, você também deve se atentar às seguintes ameaças:
- riscos de continuidade do negócio: decorrentes da chance de descontinuidade da marca franqueada por conta de problemas legais, operacionais, de imagem e outros similares;
- riscos de segurança de informação e tecnológicos: como vazamento de dados, descumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e ataques hackers;
- riscos de governança: a exemplo de ter funcionários e/ou gestores envolvidos em atividades ilícitas como lavagem de dinheiro e corrupção, assim como falta de transparência na gestão empresarial;
- riscos de compliance: devido ao descumprimento de leis e normas gerais e também das específicas para a área de atuação da franquia;
- riscos de responsabilidade social corporativa: tanto diretos quanto indiretos (gerados por fornecedores), como contratação de mão de obra escrava, trabalho infantil, comprometimento da saúde da sociedade ao redor.
Como promover a redução de riscos em franquias?
A boa notícia é que, apesar de todos esses pontos que precisam ser verificados, é possível aprimorar ess gestão e proteger o seu negócio. Quer saber como? Basta adotar estas cinco práticas:
- identifique e relacione todas as ameaças inerentes à sua franquia;
- crie um comitê de risco multidisciplinar;
- garanta que sua empresa se mantenha em compliance;
- mantenha a atualização constante;
- defina indicadores para mensurar a gestão de riscos.
1. Identifique e relacione todos os riscos inerentes à sua franquia
Como comentamos, cada empresa está passível de ameaças específicas. Assim, para promover a redução de riscos em franquias da sua unidade, verifique as especificidades da rede, começando pela leitura da COF, Circular de Oferta de Franquia.
Em seguida, você deve realizar outros levantamentos, como movimentação do mercado, comportamento dos consumidores, novas legislações, condição dos fornecedores, entre outros relacionados.
2. Crie um comitê de risco multidisciplinar
Tudo depende do porte da sua franquia, mas, na maioria das vezes, é um tanto complicado fazer a gestão de um negócio sem ajuda, concorda? Por isso, uma maneira de reduzir os riscos em franchising é montar um comitê multidisciplinar.
Ele deve ser composto por profissionais representantes de áreas estratégicas do seu negócio, tais como financeiro, jurídico, recursos humanos e compras.
3. Garanta que sua empresa se mantenha em compliance
Estar em compliance é trabalhar de acordo com leis, normas, regras e diretrizes. Os riscos aumentam quando o negócio atua em desacordo com esses parâmetros, visto que pode haver problemas legais, tais como autuações e multas aplicadas por órgãos fiscalizadores.
Aqui, é preciso pensar também nos riscos jurídicos, que podem afetar a imagem da marca e, por reflexo, o relacionamento com stakeholders e, por fim, a lucratividade da franquia.
4. Mantenha a atualização constante
Já ouviu falar em aprendizado contínuo (lifelong learning)? Pois bem, não é porque sua franquia está indo “de vento em popa” que você deve parar de se atualizar e de acompanhar as mudanças do seu mercado de atuação.
Iniciando pelos treinamentos para franquias e passando por reciclagem constantes, é fundamental manter-se por dentro de tudo que envolve seu ramo de atividade. O motivo é que podem haver mudanças importantes — a exemplo de novas leis e normas — que, se negligenciadas, aumentam os riscos em franchising.
5. Defina indicadores para mensurar a gestão de riscos
A melhor maneira de saber se seu gerenciamento está dando a resposta esperada é mensurando os resultados. Por isso, fechamos nossa lista de sugestões de aprimoramento da gestão de riscos em franquias citando os indicadores de desempenho.
Nesse caso, você pode usar KPIs financeiros como de lucratividade e valor de mercado; KPIs de qualidade como ticket médio e taxa de conversão, e KPIs de satisfação do cliente, a exemplo do Net Promoter Score (NPS) e do Customer Satisfaction Score (CSAT).
Porém, lembre-se que para utilizar esses indicadores é fundamental ter uma base de dados confiável. Um bom software de gestão para varejo ajudará a otimizar seu dia a dia e a levantar todos os dados necessários para melhorar o gerenciamento de riscos da sua franquia.
Este artigo foi escrito pela F360, plataforma de gestão de financeira para lojas e franquias que torna o gerenciamento desses negócios muito mais eficiente, seguro, fácil e dinâmico.