Dentre os procedimentos para quem deseja realizar a contratação de funcionários para sua empresa, podemos destacar o processo de entrevista, alguns exames e a verificação do regime contratual.
Por conta de alguns procedimentos seletivos e da sua importância para quem deseja ingressar no mercado de trabalho ou para o empreendedor que deseja inserir novos colaboradores em seu negócio.
Esse artigo vai tratar sobre essa temática e sua importância. Confira!
Procedimentos para admissão de funcionários
Garanta a credibilidade da sua empresa e tenha a melhor equipe. Quando uma empresa decide contratar novos integrantes, é importante que antes ela tenha passado por uma consultoria financeira.
Com o objetivo de verificar como está a contabilidade da empresa e quais são só balanços gerais de gastos, capital de giro, investimento.
Somente assim é possível mensurar resultados, estabelecer metas e verificar quais contratações devem estar previstas para o ano subsequente.
Em grandes empresas e nas que são melhores equilibradas profissionalmente e financeiramente, é possível estimar o fechamento da folha de pagamento, junto com a participação nos lucros da empresa, dentre outros aspectos relevantes.
A grande questão é que com a crise econômica, muitas empresas deixaram de pegar seus funcionários e isso afeta a imagem e credibilidade da empresa, porque atinge diretamente aos funcionários.
Isso afeta também a confiança que o colaborador tem em uma empresa e sua disposição diante do trabalho imposto.
O funcionário, assim como a empresa, possui suas contas e depende ativamente do seu trabalho para sobreviver.
Por isso, com apoio e orientação de uma consultoria é possível se equilibrar financeiramente e só realizar os investimentos necessários e assertivos, visando cortar gastos de forma correta (sem desvalorizar o trabalho do funcionário).
Feito isso, chegou o momento tão esperado! O de realizar contratações!
Elas vão partir a depender da entrevista de emprego e conhecimento com os candidatos.
Nessas entrevistas, existe a intenção de conhecer melhor o candidato e verificar quais são as melhores pessoas, em relação à formação e aptidão para o preenchimento da vaga.
Após escolher qual candidato se encaixa mais nessa temática, a empresa realiza um exame admissional.
Sobre ele, falaremos mais a frente. Vamos continuar falando nesse momento como são os processos seletivos.
Os procedimentos de seleção de funcionários
Sempre dá um frio na barriga saber que vai participar de uma entrevista, processo seletivo ou até mesmo um casting.
Um casting é uma seleção para atores ou apresentadores lidarem com câmeras, apresentarem uma peça, dentre outros.
No caso de um casting para novelas, por exemplo, é analisado diversos detalhes como:
- Postura;
- Desenvoltura;
- Tom de voz;
- Habilidades para improvisação;
- Currículo.
O mais importante é se preparar ao máximo, estudar sobre a instituição e estar por dentro do que pode ser perguntado.
A higienização também é importante para trazer uma boa imagem ao empregador e por isso, recomenda-se a utilização de álcool gel perfumado nas mãos.
Você sabe o que é exame admissional e qual sua importância?
O exame admissional é um exame realizado para que a pessoa entre em uma nova empresa.
Ele é realizado por um médico do trabalho que avalia o estado clínico do paciente e verifica se o mesmo possui aptidão para realizar a atividade pelo qual a empresa pretende contratá-lo.
Por exemplo, se a pessoa for contratada para um serviço braçal, mas possui dificuldade na locomoção ou tem problemas na coluna, é muito provável que esse serviço afete sua saúde.
Ou seja, esse exame é uma forma de cuidar do candidato e constatar que ele realmente pode realizar as atividades.
Para realizá-lo basta buscar por uma clinica exame admissional e verificar quais são os médicos e técnicos em segurança do trabalho que fazem parte dessa equipe.
Além do exame admissional e a busca por uma clinica correta e legalizada representar um cuidado por parte da empresa com seu funcionário.
É de extrema importância que a empresa também pense nos direitos trabalhistas e anda em conformidade com o estabelecido em lei.
É possível que o funcionário tenha o amparo de um perito judicial trabalhista, com o objetivo de obter mais detalhes e informações sobre seu processo de contratação e quais são seus direitos e deveres dentro da empresa.
É importante que a instituição também tenha um próprio perito ou advogado para também estar por dentro dos reinvidamentos e quais delas compete ao empregador.