Independentemente do porte, as empresas precisam atender a determinadas medidas de segurança, não apenas para a proteção da estrutura, como também para proteger a integridade física e a saúde dos colaboradores.
Por esse motivo, é fundamental que os empreendedores tenham conhecimento das normas vigentes que precisam ser atendidas de acordo com a estrutura do local e segmento de atuação, além dos equipamentos e procedimentos necessários.
O que é o AVCB?
Ao abordar a segurança em empreendimentos, é importante citar o avcb bombeiros, afinal, incêndios podem ser fatais tanto para as pessoas, quanto para a estrutura.
Trata-se de um Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, que conforme o próprio nome já indica, tem a emissão pelo corpo de bombeiros dos estados.
Esse documento atesta que no momento da vistoria, a edificação apresentava as condições de proteção contra incêndio.
Em algumas situações, o auto é obrigatório, como:
- Aumento do local construído;
- Alteração de uso;
- Obras temporárias;
- Restauração;
- Regularização de locais de risco.
A solicitação do avcb está condicionada à apresentação de um projeto técnico ou projeto técnico simplificado, que abrange os mais diversos tipos de locais.
O prazo de validade do auto pode variar de acordo com os riscos observados no local, com média de 2 a 5 anos. Para a emissão ou renovação, é fundamental recorrer aos órgãos competentes.
Principais características do alarme para incêndio para empresas
A instalação do alarme de incêndio tem impacto para qualquer local que deseja garantir a segurança, afinal trata-se de um sistema que tem como base a central, em que cada detector a conecta caso haja algum risco.
Há a constituição por sensores, setores, sirene, sprinklers entre outros elementos.
Os setores podem variar entre dois a oito dependendo do dispositivo, cada setor se refere a um determinado local a ser monitorado e podem ser de parede sem fio, de janela, porta ou com fio, igualmente aos sensores.
No entanto, de acordo com o ambiente é preciso escolher a opção que melhor se adequa e apresenta maior custo-benefício.
Já as sirenes servem para quando algum risco de incêndio é detectado e há a necessidade de avisar às pessoas.
Além disso, as imagens são passíveis de gravação e podem ter acesso em qualquer momento.
Manutenções que podem ser necessárias em empresas
Reparos, conversões e análises podem ser fundamentais para qualquer tipo de negócio, principalmente para assegurar um funcionamento melhor do equipamento.
Um grande exemplo é a conversão de fogão para gás encanado atlas, que comumente serve para alternar o tradicional gás de cozinha, pela opção natural.
No entanto, é preciso saber ao certo de qual tipo de gás se trata.
É importante citar que caso o fornecimento de gás seja de cilindros no prédio ou botijões, a conversão não é necessária.
Para garantir a segurança, é fundamental buscar por profissionais de confiança, afinal, acidentes envolvendo gases podem ser fatais.
Para evitar qualquer questão relacionada ao gás, dependendo da aplicação e estrutura do local, pode ser mais viável investir em um fogão elétrico, que dispensa esse item e utiliza a eletricidade.
Hoje em dia, cada vez mais esse tipo de fogão serve para quem deseja ter mais modernidade e praticidade no espaço.
Outro diferencial que se destaca ao falar dos tipos de fogões dos quais há a possibilidade de uso.
É que o tipo de panela também é distinto, já que no caso das opções elétricas, o mais recomendado é utilizar panelas específicas, com fundo plano e reforçado.
No entanto, depende do tipo de item que o empreendedor deseja implementar em seu negócio e o que pode proporcionar maior custo-benefício.
Conforme tudo isso, com algumas ações, é possível levar mais tranquilidade para empreendimentos de diversos portes, proporcionando assim, mais segurança para todas as pessoas.