Por acaso você ainda busca seu conteúdo na pesquisa do Google ou adivinha o que seu público quer ver?
Ou analisa métricas do seu site e otimiza o SEO de acordo com o que encontra no WordPress?
Está na hora de mudar isso com as ferramentas de marketing digital mais relevantes!
Trouxemos uma lista de sites e aplicativos que ajudarão a deixar o marketing digital do seu negócio mais assertivo. Continue com a leitura!
Por que você precisa de ferramentas de marketing digital?
Quem deseja tornar-se conhecido, conseguir novos clientes ou posicionar sua marca no mercado precisa de uma boa divulgação.
Mas não basta sair postando aleatoriamente esperando que de alguma forma os clientes apareçam.
Você precisa das ferramentas de marketing digital certas para alcançar o melhor público e converter todo seu esforço em resultados!
As ferramentas que separamos neste artigo não são, necessariamente, aquelas que tornam o marketing mais fácil.
No entanto, elas certamente o tornam muito mais eficiente e ajudam a encontrar quem realmente tem chances de comprar. E o melhor de tudo, a maioria delas é gratuita!
Quer entender o por quê você precisa investir em cada uma delas? Então continue a leitura!
1. Google Keyword Planner
O Keyword Planner é uma das ferramentas de marketing digital dentro do Google Ads.
É provável que nesse momento você pense: ok, mas eu não trabalho com anúncios no Google, por que preciso usar o Keyword Planner?
Na realidade ele é utilizado para planejar quais são as palavras-chave mais relevantes para seu site.
Quem trabalha com marketing de conteúdo consegue criar estratégias muito mais eficientes com ele.
Basicamente, o Keyword Planner mostra o volume de pesquisa e concorrência de palavras-chave por região.
Ao realizar a busca você pode somente avaliar esses dados para uma palavra que interesse seu negócio ou encontrar novas sugestões.
Ele é ótimo para planejamento de blog, otimização SEO e até para encontrar ideias de conteúdos novos e relevantes.
2. Facebook Business Manager
Por acaso você ainda gerencia sua página do facebook diretamente no app? Está na hora de parar, porque você, provavelmente, está perdendo informações cruciais sobre seu negócio e seu público.
Entre as ferramentas de marketing digital mais relevantes encontramos o Business Manager.
Esse site e aplicativo mostra dados aprofundados do negócio. Ele inclui ferramentas de análise e criação de público para anúncios e relatórios aprofundados do seu desempenho.
Qualquer estratégia de tráfego orgânico e pago para Instagram ou Facebook deve começar dentro do Facebook Business Manager.
Quem trabalhar com criação de conteúdo para redes sociais também vai se interessar pelo Estúdio de Criação do Facebook.
A ferramenta foi lançada em 2019 e ainda está passando por alterações constantes, mas já ajuda muito a agendar e analisar postagens.
3. Leadlovers ou outra ferramenta para disparo de e-mail
Eventualmente seu negócio terá uma lista de e-mails para trabalhar e recomendamos que você não comece a fazer disparos em massa usando seu gmail.
Para aumentar as entregas e também conseguir avaliar sua estratégia de e-mail marketing você precisará de algumas ferramentas de marketing digital.
Infelizmente a maioria delas são pagas, mas é possível encontrar algumas bastante acessíveis, como o Leadlovers.
Essa plataforma é utilizada para criar funis de venda, integrá-los com criação de landing pages e fazer disparo de e-mails em massa.
Além de ser extremamente simples de usar, o Leadlovers também possui uma série de vídeo aulas ensinando a usar estratégias básicas de e-mail marketing.
Ou seja, é perfeito até para iniciantes que não entendem muito sobre vender por e-mail.
4. Google Analytics
Depois de criar a estratégia de SEO perfeita com o Google Keyword Planner ainda é necessário acompanhar os dados do seu site.
É para isso que existe a ferramenta de análise de tráfego do Google: o Analytics.
Muitas pessoas ainda escolhem instalar outros adds no site WordPress ou confiar somente nos dados da plataforma onde o site está instalado. No entanto, recomendamos muito aprender a utilizar o Analytics.
Entre as ferramentas de marketing digital ele é o que apresenta uma análise mais profunda do comportamento no seu site.
Além de mostrar dados de acesso, como número de usuários em uma página, ele também mostra tempo de permanência, porcentagem de saída, entre outras informações.
Explore a ferramenta para buscar inclusive pontos de melhoria para seu site e conteúdo!
5. Buzzsumo
O Buzzsumo é uma ferramenta de marketing digital interessante para quem preza por conteúdo.
Ele analisa quais são os conteúdos mais compartilhados nas redes sociais e web, rastreia menções da sua marca e concorrentes e até ajuda a encontrar influencers da sua área.
O marketing nas redes sociais exige uma pesquisa intensa por informações relevantes e trending topics.
Com o uso do Buzzsumo a tarefa fica muito mais simples e rápida. Se você começar a utilizá-lo provavelmente se perguntará como sobreviveu sem ele até agora.
Depois de conhecer as ferramentas de marketing digital mais relevantes está na hora de aplicá-las na prática.
Comece pela formulação da sua estratégia, criando conteúdo que realmente tem importância e engaje seu público.
Boa sorte nessa jornada e não esqueça: essas ferramentas estão com você em cada passo dela!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do Blog Site Bem Feito, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre Marketing Digital e outros.