Ser empreendedor é correr todos os riscos que o mercado competitivo oferece. É preciso ter um planejamento estratégico de vendas e oferta de produtos e serviços que sejam necessários para o público consumidor, seja qual for a mercadoria comercializada.
Por isso, é preciso gerenciar de forma inteligente todos os processos envolvidos em um empreendimento comercial, relacionados à serviços burocráticos, agentes fiscalizadores, segurança patrimonial e proteção à saúde dos funcionários.
Estar atento às oportunidades que o mercado oferece também é uma forma do empreendedor perceber o papel dentro da economia local, ampliando conforme a capacidade de atendimento a outros setores e localidades.
Dessa forma, é preciso estar ciente de todos os processos organizacionais relacionados à empresa, tomando decisões importantes dentro do aspecto comercial.
A padronização de alguns setores e flexibilização de outros pode beneficiar, conforme as decisões são tomadas de forma consciente a curto, médio e longo prazo.
Tecnologia facilita contato com público-alvo
A internet é uma realidade presente na maioria das residências, com alcance ilimitado entre empresas e consumidores. Saber aplicar a tecnologia a favor de um negócio comercial é uma vantagem que pode ser destacada diante da concorrência.
Para uma empresa de delivery de alimentos, por exemplo, o campo de atendimento é muito amplo e significativo, já que as pessoas precisam se alimentar para viver.
Dentro de um projeto integrado e em forma de parceria, o mercado absorve esse tipo de serviço para o transporte dos mais variados produtos.
Pode ser realizado entre fornecedores de ingredientes para empresas consumidoras, como uma rede de supermercados e um restaurante, ou mesmo entre lanchonetes e o consumidor final.
Os alimentos precisam circular, a partir de sua produção, colheita, manufatura fabril e disponibilidade em centros de distribuição e comércios como mercados, quitandas, atacadistas e varejistas.
Para o empresário que trabalha nesse setor de transporte, é preciso ter o controle de acesso aos fornecedores corretos, monitorando a logística empregada e identificando os pontos positivos e negativos de cada localidade e veículo disponível dentro de uma frota adequada.
Lucros e dividendos na administração empresarial
A estrutura organizacional de um empresa deve contar com elementos prioritários, como mão de obra qualificada e uso de equipamentos relacionados aos serviços oferecidos para o mercado, como um todo.
Dessa forma, a segurança patrimonial deve ser garantida, para evitar qualquer tipo de invasão ou prejuízo praticado por pessoas mal-intencionadas.
Em um galpão construído para guardar os veículos utilizados para as entregas, é preciso haver um monitoramento de alarme, como câmeras de segurança acompanhando qualquer tipo de movimentação alheia à realidade da jornada de trabalho.
Assim como em outros setores, a parceria é fundamental neste quesito. Portanto, a contratação de uma empresa especializada em segurança patrimonial pode desenvolver um projeto adequado, com câmeras de vigilância e sistemas monitorados durante 24 horas por dia, durante os sete dias da semana.
Dentro da administração empresarial também consta a necessidade de estar com todos os documentos relacionados à burocracia e o poder público devidamente em dia.
A emissão do AVCB bombeiros é uma garantia de validar o seguro patrimonial, além da liberação do alvará de funcionamento, que determina que todos os cuidados quanto à prevenção a situações de pânico ou incêndio foram tomados, após inspeção de um profissional capacitado.
Esses documentos são importantes, pois compreendem:
- Instalação de equipamentos de segurança;
- Presença de saídas de emergência;
- Disponibilidade de extintores de incêndio e hidrantes;
- Rotas de fuga determinados.
Com o auto de vistoria devidamente aprovado, o empreendimento empresarial tem acesso ao seguro contra incêndio e outros sinistros que podem ocorrer, dependendo do tipo de empresa e a franquia contratada.
Estrutura apropriada para movimentação
O espaço ocupado pelos veículos de uma frota empresarial deve ser amplo e arejado. A construção deve contar com estruturas fixas e móveis de combate a incêndio.
Os elementos que formam o sistema de sprinkler, por exemplo, deve ser formado por conexões polipropileno, muito resistentes para a passagem de água, mesmo com grande pressão produzida para extinguir focos de labaredas.
A presença de extintores de incêndio em todo o espaço e nos próprios veículos utilizados pela empresa de entregas reforça o sentido de proteção por todo o ambiente.
Dentro do projeto desenvolvido para este tipo de situação, é preciso contar com equipamentos de pequeno, médio e longo alcance, como a mangueira para hidrante 30 metros, que pode ser necessário em casos extremos.
Dessa maneira, manter um empreendimento comercial envolve diversos fatores que são importantes e que devem ser cuidados com carinho e dedicação.
Uma empresa de entregas é fundamental para terceiros, dentro de um ciclo econômico que envolve os mais diferentes setores.