PABX Virtual: o que é e quais as funcionalidades para potencializar seus negócios

Você já ouviu falar em PABX Virtual? O sistema PABX, popularmente conhecido como Central Telefônica, é responsável por centralizar linhas e ramais que empresas utilizam para se comunicarem. 

Nesse sistema, as trocas de ramais ocorrem em privado, sem contar com a mediação de uma operadora ou telefonista.

Moderno e sigiloso, o sistema PABX mesmo em sua versão analógica já representava uma grande evolução para a telecomunicação. 

Conforme o passar do tempo, observamos diversas modificações nesse sistema, passando de analógico para digital e, atualmente, virtual.

O PABX Virtual, é a versão mais moderna e sofisticada do sistema de troca automática de ramais privados, colocando a telefonia no universo de importantes inovações tecnológicas.

Como funciona o PABX Virtual

PABX Virtual ou VoIP é um sistema completo que fornece ligações através das redes de dados IP, funcionando por meio da internet. 

Contando com a tecnologia VoIP (Voice over Internet Protocol), todas as ligações são realizadas por pacotes de dados, em tempo real, com alta qualidade de sincronização.

Essa versão digital funciona por meio da famosa “nuvem”, onde você só precisa dispor de uma banda larga com boa qualidade de conexão. 

O software PABX que disponibiliza a funcionalidade do sistema VoIP, proporciona independência para qualquer tipo de negócio, sendo altamente eficiente.

PABX Virtual e a modalidade de trabalho remoto

A modalidade de trabalho remoto vem crescendo muito ultimamente, figurando uma nova realidade para muitas empresas no Brasil e no mundo. 

Por se tratar de um modelo de negócio adaptável, o trabalho remoto exige maior liberdade e independência em relação aos recursos utilizados para o trabalho acontecer.

Nesse sentido, o PABX Virtual vem sendo uma grande solução para auxiliar empresas cujo a modalidade home office passou a ser uma realidade. 

Por se tratar de uma tecnologia que converte a linha para VoIP, permite que todos os usuários tenham acesso e compartilhem as mesmas linhas telefônicas.

Esse fator além de gerar mais segurança, também contribui para a comunicação interna entre colaboradores, bem como o monitoramento dos diálogos realizados, facilitando o acesso e a reparação de eventuais problemas. 

Funcionalidades e vantagens do sistema VoIP

O PABX Virtual (VoIP) conta com inúmeras funcionalidades e vantagens interessantes para você deixar o seu negócio ainda mais potente. Sendo elas:

  • Gravação de chamadas, permitindo downloads e fácil acesso;
  • Ramais virtuais, onde cada colaborador possui o seu próprio código;
  • Pontos interligados com os ramais vinculado a empresa, sem custo adicional;
  • URA (menu de atendimento automático) e discador automático;
  • Atendimento orientado e direcionado para áreas específicas (departamentos);
  • Configuração de dias e horários de atendimento;
  • Gravação de orientações para retorno de contato; 
  • Relatórios por uso de ramal;
  • Chamadas ilimitadas, sem custos adicionais entre ramais;
  • Correio de voz por e-mail ( recebe ligações perdidas no seu endereço de e-mail);
  • Entre outros.

Com todas essas funcionalidades, fica fácil imaginar quantos recursos podem ser economizados ao longo do processo de trabalho, não é mesmo?

Otimização de recursos

Agora que já conhecemos um pouco mais sobre as funcionalidades do PABX Virtual, chegamos em uma bom momento para falarmos sobre otimização de recursos. 

Vamos lá!

Baixo valor de investimento e implementação

Estando entre as soluções mais procuradas por empresas que visam economizar recursos, o PABX Virtual vem se mostrando altamente rentável quando o assunto é baixo valor de investimento.

Isso ocorre porque o sistema pode ser facilmente instalado, exigindo poucos recursos para o seu funcionamento, sendo extremamente adaptável. 

Nesse ponto, podemos trazer como exemplo a possibilidade de aproveitamento da interface antiga e a mesma rede de computadores já utilizada. 

Esqueça a manutenção e outros gastos adicionais

Por contar com uma taxa de assinatura mensal, o pagamento ocorre pela quantidade de ramais contratados e não por minutos e ligações executadas, exigindo da empresa 

contratante apenas acesso à internet. 

De forma clara, a empresa que contrata os serviços VoIP, não precisa se preocupar com gastos “extras”.

Essa questão também se expande para a velha e conhecida manutenção, no PABX Virtual você não precisa dar atenção para isso. Ou seja, os custos de manutenção são isentos nessa modalidade.

Economia e mobilidade

Já pensou em não ter que se preocupar com roaming em casos de viagens? É! Essa é uma grande vantagem econômica que a sua empresa pode ter a partir da tecnologia VoIP. 

Nesse caso, quando algum colaborador viaja a negócios, ele apenas precisará de acesso à internet para realizar e receber ligações. 

Para que isso aconteça, além de estar conectado à internet, o colaborador também precisa de um smartphone ou computador em que disponha de aplicativo para realizar login em sua conta VoIP.

Essa solução é ótima para empresas que buscam expandir os seus negócios por diversos estados do país.

Redução na conta telefônica

Eis que chegamos em um ponto muito importante quando o assunto é PABX Virtual: a redução de custos na conta telefônica. 

Comprovadamente, a tecnologia VoIP reduz em até 80% os custos da conta telefônica, devido a forma como os dados são transmitidos, nesse caso, através da internet. 

Com essa solução, você poderá investir em outras áreas que merecem um cuidado maior, ou até mesmo abrir novas possibilidades dentro da sua empresa!

Vai ficar fora dessa? 

Conclusão

Após explicarmos recursos e funcionalidades da aplicação e uso do PABX Virtual, podemos compreender que além de uma solução inovadora, trata-se também, de um recurso econômico.

Aderir ao VoIP, além de trazer inúmeros benefícios para você e sua empresa, ainda permite que novas estratégias sejam tomadas com base em relatórios de monitoramento e acesso às gravações. 

Ao contar com esse recurso fica fácil entender quais são as maiores questões trazidas pelos seus clientes, oportunizando a você decisões mais assertivas e acolhedoras. 

O PABX Virtual vai muito além de economia de recursos, é também qualidade e potência positiva na vida funcional dos colaboradores, revertida em qualidade de atendimento para os seus clientes.