A pandemia de coronavírus potencializou o e-commerce. Os hábitos de consumo migraram para o on-line por conta do isolamento social.
Com tanta concorrência, como fazer a gestão do sistema do seu comércio virtual se tornar mais eficiente e elaborar marketing para atrair o público certo? Aqui, você verá como isto funciona!
Para se ter uma ideia, o faturamento do e-commerce brasileiro aumentou 81% em abril, e o cenário é bastante otimista em 2020.
Durante a quarentena, as vendas on-line se tornaram a única fonte de receita de muitos negócios. De acordo com dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o e-commerce ganhou mais de quatro milhões de novos consumidores.
Isso mostra a expansão do e-commerce por conta da pandemia e reforça a expectativa de que, mesmo no pós-pandemia, as compras on-line continuem em alta. Por isso, confira as nossas dicas para personalizar o seu e-commerce e atrair o público certo:
Defina a sua persona e personalize o seu e-commerce
A melhor maneira de personalizar o seu e-commerce é pesquisar e definir a sua persona. Quem é o seu cliente ideal? Faça uma pesquisa de mercado, avalie os concorrentes e o público do seu segmento para determinar qual é a sua clientela em potencial no ramo.
Assim, você pode definir a sua persona. Este termo representa a personificação do cliente ideal do seu negócio. Formatando a sua persona, você terá uma série de informações importantes para usar como base na definição de linguagem, abordagem e identidade visual para deixar o seu e-commerce personalizado.
Monte uma estrutura de e-commerce funcional
Não é preciso montar uma estrutura de e-commerce gigante se a sua empresa ainda não possui essa capacidade. Procure por soluções funcionais e escaláveis. Sistemas de gestão e plataformas na nuvem são ótimas opções para começar a vender pela internet.
Soluções escaláveis são a melhor opção para quem está buscando um bom custo-benefício. Assim, você não precisa montar uma estrutura gigante, sendo que o seu público ainda é pequeno. Dependendo do seu caso, apostar em vendas pelo WhatsApp, Instagram ou por meio de marketplaces também pode ser uma excelente opção.
Fortaleça canais de comunicação virtual
Com as compras on-line em alta, é preciso fortalecer os canais de comunicação virtuais do seu negócio. Onde sua persona está? Pesquise sobre as redes sociais mais acessadas pelos seus clientes em potencial e fortaleça o seu negócio nestes sites.
Dessa forma, você estará no lugar certo e poderá utilizar das informações sobre a sua persona para atrair uma audiência cada vez maior. A presença nas redes sociais e a criação de conteúdo para ranqueamento no Google são fundamentais para conquistar mais clientela e aumentar a sua taxa de conversão.
Faça ações promocionais
Muitas pessoas estão economizando por conta da pandemia. Alguns porque perderam o emprego ou tiveram cortes consideráveis em sua renda mensal, outros porque preferem se resguardar nesse momento de incerteza. Então, para atrair estes clientes, é preciso fazer algo mais do que apenas apresentar a sua marca.
Uma boa maneira de lidar com isso é apostar em ações promocionais para a conquista e a fidelização dos clientes. Primeiro, você deve dividir suas ofertas entre esses dois grupos. Assim, você consegue atrair novos clientes e manter aqueles já fiéis ao seu negócio.
Ofereça promoções exclusivas para fidelizados e ofertas atrativas para conquistar novos clientes. As redes sociais e o e-mail marketing são ótimas maneiras de divulgar estas ofertas para fechar mais vendas.
Criar um hotsite para promoções específicas em datas comemorativas, por exemplo, pois, esta é uma ótima forma de promover seu e-commerce.
Texto: Gear Seo