A vaquinha on-line esta se tornando cada vez mais comum e é uma maneira de conseguir um financiamento coletivo para realizar um projeto.
O lançamento de um livro, um intercâmbio, a arrecadação de recursos para animais e as doações de cestas básicas para a população vulnerável são alguns exemplos de vaquinhas.
Desta maneira, é possível sensibilizar as pessoas e conseguir doações para alcançar um objetivo.
Entre as muitas vantagens do modelo, as transações financeiras simples se destacam e são um ponto atrativo tanto para quem quer doar, quanto para quem precisa das doações.
A modalidade não é novidade e já se tornou popular. Por isso, algumas dicas podem ajudar na hora de lançar uma vaquinha com potencial de alcançar a meta financeira. Veja o passo a passo para sair vitorioso nessa missão e conseguir tirar os planos do papel.
1. Identifique o propósito
Por que esse projeto é importante e merece doações financeiras? Essa é uma pergunta que deve ser feita para identificar o objetivo e o propósito da vaquinha que será lançada. Faça um texto explicando os objetivos do financiamento coletivo.
Ao contar uma história, explique as metas reais e como aquilo impacta em sua vida ou na de outras pessoas. Assim, fica mais fácil que o público se conecte com você. Falar sobre as dificuldades atuais e a realidade financeira é uma boa escolha. Dessa maneira, as pessoas saberão como a doação delas impactará aquele projeto.
2. Crie uma meta realista
Ao criar uma vaquinha on-line, é necessário definir uma meta financeira a ser atingida. Faça uma análise do orçamento e veja os valores que serão necessários para definir o montante. Abrir a estimativa ao público de maneira detalhada é uma forma de mostrar transparência e justificar o valor solicitado.
Lembre-se: colocar uma quantia maior que a necessária não é indicado. Arrecadações com metas realistas costumam ter um resultado mais positivo, podendo, inclusive, ultrapassar o valor inicial.
3. Dê atenção ao conteúdo e design da página
Para ter um projeto de sucesso, é importante pensar de maneira estratégica para conquistar o público. Por mais que a causa precise de doações, se o texto não for explicativo, pode gerar um problema de comunicação. A consequência aparecerá na quantidade de depósitos.
Por isso, depois de pensar e identificar o propósito, escreva o texto de maneira clara e direta, de forma a tirar as dúvidas do leitor. Além disso, vale acrescentar vídeos e outros conteúdos para tornar a página mais atrativa e completa. Verifique se o design está agradável e todas as informações importantes estão lá.
4. Fale sobre a vaquinha antes do lançamento
Conversar com as pessoas sobre o projeto da vaquinha on-line é uma boa maneira de testar a aceitação do público em relação a sua ideia. Nesse troca de informações, também é possível perceber as possíveis dúvidas ou resistências por parte dos doadores em potencial.
5. Ofereça uma recompensa
Oferecer uma recompensa aos doadores não é obrigatório, mas uma prática comum e que pode atrair um número maior de interessados no projeto. Existem diversas formas de aderir a essa ação, então, dedique um tempo para pesquisar alguns modelos.
Se o financiamento for para o lançamento de um livro, por exemplo, uma alternativa é enviar um exemplar autografado para os doadores. Outra ideia é separar uma página para homenagear todos que ajudaram a tornar a obra real.
Outra maneira de fazer isso é definindo a recompensa a partir de valores específicos. Em doações a partir de 30 reais, ofereça algo mais simples, como um certificado. As quantias mais altas podem gerar posts de agradecimento nas redes sociais, por exemplo.
6. Encontre uma plataforma on-line
Depois de definir o propósito, escrever o texto, estabelecer a meta financeira e pensar nas maneiras de atrair o público, é necessário criar a arrecadação on-line. Existem diversas plataformas na internet que oferecem esse serviço.
Na hora de escolher, alguns cuidados são necessários. Verifique se o site é confiável e há quanto tempo ele existe. Confira o número de projetos ativos e veja se a plataforma é conhecida. Outro ponto que deve ser analisado são os valores das taxas para transações e o tempo para resgatar o dinheiro.
Além disso, existem diferentes modalidades de vaquinha: tudo ou nada, ou flexível, são dois exemplos. No primeiro modelo, o criador da arrecadação recebe o dinheiro apenas se a meta for alcançada. Caso contrário, as doações retornam aos contribuintes.
7. Use as redes sociais para vaquinha
Depois de colocar a vaquinha no ar, chega o momento de divulgá-la o máximo possível para conseguir as doações. As redes sociais serão grandes aliadas nesse processo. Comece enviando-a para amigos e conhecidos que podem ajudar na causa. Além disso, poste-a no perfil e nos stories, contando sobre o projeto.
Para sair da bolha e alcançar um público maior, busque pessoas que se comovam com a causa e tenham um número considerável de seguidores. Os influenciadores ajudarão a alavancar o seu propósito. Também conte com a ajuda de amigos para a divulgação dentro da rede de contato deles.
Texto: Gear Seo