O People First é uma das principais tendências da gestão empresarial no momento, já que suas premissas ajudam as empresas a adotarem práticas mais eficientes na gestão de pessoas e geram impactos muito positivos nos resultados do negócio como um todo.
Para entender melhor como isso funciona, neste post, explicaremos o que é o People First, porque ele deve ser adotado e como implementá-lo em sua empresa. Confira!
O que é People First?
Trata-se de um conjunto de medidas tomadas por uma empresa que coloca as pessoas em primeiro lugar. Na prática, significa que as decisões mais estratégicas, que definem os rumos do negócio, são realizadas em conjunto com o setor de RH. Dessa forma, a gestão de pessoas se torna mais eficiente, proporcionando resultados financeiros e operacionais ainda melhores.
Por que adotá-lo na minha empresa?
Foi-se o tempo em que o RH era um setor que apenas prestava assistência à organização. Com a ajuda da tecnologia e adotando os preceitos do People First, agora, ele integra a parte estratégica do negócio e possibilita muitas vantagens, como as que listaremos abaixo.
Melhora o desempenho
Quando uma empresa coloca os seus colaboradores em destaque, o clima organizacional é diretamente afetado. As demandas dos times são identificadas de forma antecipada, o que reduz o risco de insatisfações. O atendimento às necessidades individuais também se torna mais eficaz e o bem-estar de cada profissional reverbera por toda a organização, gerando um ambiente mais saudável e feliz.
Maior engajamento
O People First é uma iniciativa que se integra à cultura da empresa. Desse modo, as pessoas começam a praticá-lo de forma natural e isso ajuda a aumentar o engajamento de cada uma delas com o sucesso da empresa.
Aprimoramento do Employer Branding
Para quem não sabe o que é Employer Branding, trata-se de um conjunto de ações que visa melhorar a imagem da marca da empresa como uma boa empregadora. Ainda, faz com que os melhores talentos do mercado desejem ser contratados, elevando o nível de qualidade da organização.
A mentalidade de pessoas em primeiro lugar fortalece as iniciativas de Employer Branding, pois trazem veracidade e sustentação. Assim, os colaboradores vivenciam tudo e promovem a marca com muito mais afinco.
Fidelização
Estamos sempre buscando fidelizar nossos clientes, mas nem sempre nos lembramos de fazer o mesmo com os colaboradores, que são nossos clientes internos. Portanto, assim como os externos devem ser cuidados para favorecer uma relação mais duradoura, os profissionais precisam e merecem a devida atenção.
Nesse sentido, com o People First esse problema é resolvido, pois todas as ações colocam as pessoas como ponto de partida.
Aumento da valorização humana
Todas as iniciativas do People First têm um objetivo em comum: valorizar as pessoas. Isso, quando feito em alinhamento com a análise de perfil comportamental, é facilmente alcançado e a consequência é um time mais coeso, integrado e eficiente. Logo quanto mais valorização humana, melhores serão os retornos obtidos.
Como implementar na minha empresa?
Com tantas vantagens, você já deve estar se perguntando sobre como levar tudo isso para a sua empresa. Elencamos algumas práticas que podem ser adotadas em qualquer tipo de organização e que são altamente eficazes. Acompanhe!
Invista em treinamentos
A sua empresa não conseguirá evoluir sem investir em treinamentos. Eles preparam os colaboradores para assumirem novos desafios, para serem mais eficientes e para trazerem mais inovação para o negócio.
Para tanto, os treinamentos devem ser planejados de forma estratégica, visando atender às necessidades da organização, sem deixar de considerar a evolução na carreira dos colaboradores. Isso faz com que eles se sintam cada vez mais motivados em se desenvolver profissionalmente, conhecimento que será aplicado em benefício da empresa.
Promova ações de reconhecimento profissional
Reconheça as pessoas que se destacam em suas posições. Mostre a elas que a empresa se orgulha em tê-las ao seu lado e o quanto são importantes para o sucesso do negócio. Ainda, faça isso publicamente, tanto para os colegas internos quanto para o público externo, ou seja, o mercado.
Mas não precisa inventar nada de mirabolante, gestos simples podem surtir efeitos incríveis. Deixar uma mensagem com um mimo na mesa da pessoa, após atingir uma meta importante, por exemplo, pode mudar o dia dela. Ainda, nesse tempo de pandemia, enviar algo para a casa do colaborador, mostrando que se importa e que reconhece suas conquistas pode ser um grande reconhecimento.
Aumente o programa de benefícios
O pacote de benefícios é um dos pontos mais importantes na avaliação dos profissionais em relação à empresa. Eles representam mais do que parte da renda dessas pessoas, mas também a forma como a organização se mostra interessada na saúde e no bem-estar de seus colaboradores.
Por isso, nada de oferecer apenas vale-transporte e vale-refeição. Invista em outras modalidades de benefícios, que ajudem seus colaboradores a cuidar da saúde física e mental, que permitam que curtam um tempo de qualidade com a família e que tenham acesso à cultura.
Desenvolva a liderança para que ela valorize os colaboradores
A liderança é o ponto que liga a empresa a cada um dos colaboradores. Toda a estratégia de gestão de pessoas deve passar pelos líderes, que precisam estar preparados para lidar com seus liderados dentro de uma perspectiva mais humanista.
Nesse sentido, o feedback positivo é uma prática fundamental para a manutenção de times mais alinhados e engajados. Logo, os gestores devem saber trabalhar os pontos de melhoria de sua equipe, bem como enaltecer e aprimorar os pontos positivos, gerando mais proximidade e produtividade.
Como vimos, o People First é altamente necessário nas empresas que almejam um futuro de sucesso no mercado. A valorização das pessoas proporciona uma gestão mais efetiva, com resultados positivos em todas as áreas do negócio. Quem prioriza questões humanas nas tomadas de decisão, sairá em vantagem desse cenário de crise atual.
Se você gostou do artigo e quer saber mais sobre como adotar essa postura em sua empresa, precisa entender como funciona o comportamento das pessoas e como isso influencia na tomada decisão de cada uma delas. Então, conheça o conceito e os benefícios da gestão comportamental.
Texto: Sólides