As empresas estão buscando cada vez mais o seu espaço no mercado, gerando uma grande e audaciosa competição no ponto de venda.
Que existem muitas pessoas no mundo ninguém tem dúvidas, a questão é: o que fazer para chamar atenção dos consumidores certos?
Para esse pergunta e muito mais, o merchandising pode ser um aliado muito necessário!
O merchandising te servirá como uma técnica essencial para alavancar as vendas e aumentar a rotatividade de produtos dentro do ponto de venda (PDV).
Se você ainda não tem clareza do que é esta estratégia e os motivos dele ser tão importante para o seu negócio, esse conteúdo é para você!
Entenda o que é merchandising
A definição de merchandising é muitas vezes confundida e associada a todo tipo de propaganda ou estratégia de marketing.
Porém, especialistas no assunto, entre eles Regina Blessa, autora do livro “Merchandising no Ponto de Venda”, afirmam que o merchandising é qualquer estratégia, incluindo uso de materiais, que vise a promoção e o aumento da visibilidade de um produto no PDV, de forma a influenciar a decisão de compra por parte do consumidor.
Cerca de 85% das decisões de compra acontecem dentro do ponto de vendas. O merchandising no ponto de venda é a estratégia que controla o último, e mais crítico, estágio da comunicação mercadológica: o momento da compra.
É ali, no ponto de venda, em frente da prateleira, por exemplo, que o cliente decide qual produto é melhor adquirir.
Então, aposte em uma ótima visibilidade e exposição do seu produto pois isso influencia muito na decisão final de compra do seu cliente.
O merchandising bem feito dentro do ponto de venda traz várias vantagens, como o aumento da média geral de vendas, atração de novos clientes, fidelização de clientes e aumento de compras por impulso, por exemplo.
Faça um bom merchandising
Existe uma opção muito boa para você fazer merchandising que é trabalhando e explorando os sentidos dos seus clientes e possíveis clientes.
Invista na visão do seu consumidor, pois esse sentido é um dos mais importantes para estimulação da compra. Como dito acima, uma boa visibilidade dos seus produtos irá influenciar positivamente na decisão de compra do seu cliente.
Uma organização estratégica de vitrine e prateleiras, que traga um conforto visual ao cliente, e a utilização de banners, displays e placas promocionais são algumas formas de explorar esse sentido.
Para a audição, invista na sonorização do ambiente, tornando-o agradável, e aproveite para anunciar as promoções, descontos e ofertas.
Estas estratégias ajudam a alavancar as vendas de pequenos empresários também!
Para venda de eletrônicos, roupas, maquiagens e itens de uso pessoal invista na experiência tátil. O cliente deve ter condições de testar, experimentar e sentir através do tato como é o produto.
Este é outro aspecto que dá vantagem ao varejo tradicional quando comparado ao mercado virtual.
Supermercados, empórios, rotisserias, lojas de bebidas e verdurões podem e devem proporcionar uma experiência degustativa aos seus clientes.
Uma forma simples de explorar o paladar, com efeitos extremamente significativos.
Invista também no olfato do seu cliente, este sentido é capaz de estímulos psíquicos fortíssimos! Muitas lojas investem na criação de fragrâncias personalizadas, uma forma de reforçar a identidade da marca.
Conheça a The Led
Se você deseja investir e inovar no merchandising no ponto de venda e na comunicação visual, a TheLED pode te ajudar!
A empresa é uma das maiores e mais criativas do setor e oferece a Solução 360 em comunicação visual para seu negócio.
Começando pelo desenvolvimento do projeto, a instalação de painéis de LED e monitores, garantia e plano de manutenção, criação de conteúdo para as telas e gerenciamento remoto on-line e off-line das comunicações veiculadas.
Uma ótima sugestão, não é mesmo? Entre em contato com a The Led para maiores informações.
Colocando em prática!
Neste conteúdo você aprendeu sobre como o merchandising no ponto de venda é importante para alcançar mais resultados e alavancar as vendas do seu negócio.
Além disso, também foi compartilhado a importância e impacto positivo que o merchandising tem na hora do seu cliente ou possível cliente decidir quais dos seu produtos irá adquirir.
Também foi compartilhado sobre como os sentidos dos consumidores podem ser influenciados positivamente através de estímulos e estratégias durante as vendas.
Por fim, foi apresentada uma excelente sugestão de empresa para quem está disposto a investir e inovar no merchandising e na comunicação visual, a The Led.
Acredite no seu potencial e no potencial do seu negócio, invista em nas estratégias certas e alcance resultados incríveis nas suas vendas, conquistando mais clientes e fidelizando os que já foram conquistados.