O tradicionalismo é uma forma de resgatar as raízes de modelos que já foram aplicados em outros tempos e que servem apenas como uma forma de exemplo para as gerações atuais. Isso é muito comum no mundo dos negócios ligados ao turismo e a culturas históricas.
A tecnologia é uma ferramenta que está à disposição da sociedade e muitos empreendedores estão buscando uma fórmula para adaptar seus negócios a uma nova realidade.
Sem menosprezar o passado, que é muito importante como fonte de aprendizagem, as gerações que estão crescendo com uma tecnologia de informação mais presente no ambiente familiar, escritórios e estabelecimentos comerciais estão se adaptando com maior facilidade às mudanças que se apresentam nos mais diferentes cenários.
Abaixo podemos observar alguns modelos de negócios que passam por transformações que atendem a uma nova realidade comercial, seja na oferta de produtos ou serviços que se mostram cada vez mais acessíveis.
Aula de música com o uso da internet
A televisão e o cinema já não são mais os únicos meios de divulgação de áudio e vídeo em massa. A internet chegou há pouco tempo em contagem histórica mundial, mas a sociedade observa uma nova revolução de comunicação que há muito tempo não se via.
Os educadores perceberam essa possibilidade e estão atuando e conquistando cada vez mais alunos, como um professor de música que ensina a leitura de partituras e os diferentes instrumentos musicais desenvolvidos pela humanidade de maneira online.
A disponibilidade de canais produzidos para vídeos transmitidos de maneira aleatória por sites específicos para esse tipo de serviço, atualmente, é possível utilizar essa ferramenta de comunicação como uma sala de aula virtual, com:
- Bate-papo em tempo real;
- Espaço para dúvidas;
- Aulas extras;
- Atendimento personalizado.
Os alunos que buscam aulas de guitarra podem acessar um canal digital apropriado para esse tipo de aula, assim como aqueles que querem aprender outros instrumentos musicais ou assuntos relacionados à música e seus benefícios para a humanidade.
Apresentação presencial com hora marcada para negócios
As vitrines virtuais estão espalhadas por diversos links no mundo virtual, com acesso ilimitado por meio de computadores e outros equipamentos eletrônicos.
As compras online se tornaram uma comodidade para os consumidores, que pagam um preço mais acessível nos produtos, além de receber no conforto do lar em data e hora marcada.
Ainda assim, há os consumidores tradicionais, que querem ter contato presencial com vendedores e com o próprio produto em exposição.
Para esses clientes, muitas empresas têm adotado uma saída eficiente, que é o aluguel de sala por hora, onde colocam seus produtos em exposição com dia e horário específicos, oferecendo a oportunidade de conhecer um produto de perto, realizando o negócio de maneira presencial.
Projetos desenvolvidos de maneira individualizada nos negócios
A segurança patrimonial é uma obrigatoriedade para determinados empreendimentos imobiliários, como shopping centers, indústrias, estabelecimentos comerciais e condomínios residenciais e empresariais.
Profissionais que atuam no desenvolvimento de projetos de segurança privada e patrimonial trabalham de forma presencial e remota, utilizando a planta arquitetônica do local para determinar a instalação de elementos de proteção e combate a incêndio, além de câmeras de vigilância e cerca elétrica com alarmes sonoros.
Os laudos de vistoria do corpo de bombeiros são obrigatórios para o uso de empreendimentos imobiliários determinam a presença de equipamentos de segurança, como mangueiras de combate a incêndio, luzes e saídas de emergência e sistema hidráulico exclusivo para hidrantes.
O atendimento remoto para recarga de extintores pode ser feito entre cliente e empresa especializada por meio de contatos virtuais, com o agendamento programado à distância.
Isso garante a segurança dos ambientes que precisam garantir a presença de equipamentos obrigatórios e os estabelecimentos comerciais atuam dentro da lei.
Adaptação tecnológica alcança sociedade
Os profissionais que atuam com serviços autônomos utilizam plataformas digitais que estão ao alcance de qualquer pessoa com acesso a internet e computador, smartphone ou tablet.
Os relacionamentos com os clientes se tornam virtuais, que podem estar em diferentes pontos geográficos, mas que permite o crescimento de um empreendimento de forma natural.
Para os empreendedores fica a responsabilidade de uso de ferramentas de forma correta, com possibilidade de crescimento dos negócios se diferenciando dos concorrentes com atendimento exclusivo e processos de trabalho modernos e eficientes.
Os desafios e obstáculos estão presentes para serem superados, por isso as transformações precisam ser adaptadas de acordo com a realidade de cada empreendimento comercial.
A flexibilidade de tarefas e as mudanças de comportamento da sociedade são pontos a serem acompanhados de perto pelos empreendedores. Isso ajudará a se estabelecer como referência de mercado e na conquista de mais clientes ao longo da vida.