O Coaching é um dos serviços caracterizados por um mix de recursos que fazem uso de técnicas, ferramentas e conhecimentos de diversas ciências.
Administração, gestão de pessoas, recursos humanos, psicologia, planejamento estratégico, entre outras áreas que possuem conhecimentos que são aplicados pelas empresas de coaching.
A metodologia tem como principal objetivo promover a conquista de resultados que sejam efetivos em qualquer área da vida de uma pessoa, seja ela pessoal, profissional, social, familiar, espiritual e até mesmo financeira.
O processo de coaching é capaz de gerar mudanças positivas e duradouras na vida das pessoas a curto prazo e de forma efetiva e acelerada.
O signifcado principal de coaching é levar um indivíduo de seu estado atual para o estado em que ele deseja estar, de forma rápida e satisfatória.
Por meio do processo, de coaching é possível fazer um autoconhecimento, aumentar autoconfiança, quebrar algumas crenças limitantes, fazendo assim com que seja possível alcançar as metas de forma assertiva e efetiva.
O processo de coaching funciona por meio de sessões, em que o coach, profissional que deve ser reconhecido pelo Instituto Brasileiro de Coaching, IBC, estimula, apoia e desperta no cliente o potencial que há dentro dele para alcançar as metas que ele deseja.
As sessões são confidenciais, e podem ser realizadas uma vez por semana ou a cada quinze dias.
O coaching pode ser aplicado tanto direcionando pessoas, independentemente de sua profissão, como também empresas de portes e segmentos distintos.
Empresas de cliente oculto
As empresas de cliente oculto nada mais são que um modelo muito utilizado para fazer a avaliação da qualidade do atendimento de uma outra empresa.
Um funcionário disfarçado faz o papel de um cliente comum e, enquanto isso, faz o levantamento de dados detalhados sobre os produtos e serviços.
Atualmente, essa ferramenta é muito usada pelas empresas com o objetivo de corrigir falhas e melhorar o sistema de funcionamento da empresa como um todo.
O cliente oculto trabalha como se fosse um detetive nas empresas, mas está sempre disfarçado de um cliente comum.
Nenhum dos funcionários desconfia do cliente oculto, pois ele age naturalmente assim como os outros clientes, mas consegue reparar tudo, como a agilidade do atendimento, por exemplo.
Graças as avaliações de um cliente oculto, muitas empresas já realizaram mudanças para melhorar os seus resultados no mercado.
Com a competitividade cada vez mais acirrada entre as empresas, esse tipo de avaliação pode auxiliar para que a empresa atinja níveis melhores de atendimento.
Processo de Outsourcing
O processo de terceirização de processos que não são estratégicos para uma empresa é conhecido por outsourcing.
Dessa forma, a empresa consegue focar nos seus principais objetivos, atividades e estratégias, delegando funções que não são do seu foco principal para que empresas terceirizadas as realizem.
Isso é o que as empresas de outsourcing de impressão fazem, por exemplo.
Elas recebem a demanda de empresas de tudo aquilo que precisa ser impresso. O outsourcing contribui para melhorar o controle de gastos, concedendo mais recursos humanos e tecnologia a uma empresa de criação de conteúdo.
O outsourcing de impressão é, então, aquando todo o processo de impressão e cópias de uma empresa terceirizado.
Esse tipo de atitude vem se tornando cada vez mais tendência entre as principais empresas do mercado, pois a partir do outrsourcing, o foco passar a ser exclusivo para os negócios, conseguindo obter resultados mais satisfatórios.
O principal objetivo do outsourcing é a redução de custos, aumentando rentabilidade e permitindo a concentração dos funcionários nas suas principais funções.
No caso da impressão, por exemplo, as empresas se livram do gasto com a manutenção de impressoras.
Dentre os principais benefícios de implantar o processo de outsourcing, estão:
- Redução dos custos diretos e indiretos;
- Manutenção das áreas de informática focadas com a atividade principal da empresa;
- Atualização de forma automática do parque de equipamentos e o treinamento da equipe;
- planejamento mais efetivo dos gastos da empresa;
- obter maior objetividade na análise custos x benefícios;
- acompanhamento da evolução tecnológica.
Tudo isso contribui para o crescimento da empresa.
As empresas que optam pelo outsourcing como estratégia de negócio conseguem obter resultados eficazes, principalmente no quesito produtividade, sendo, em grande parte, bem sucedidas.
Essas empresas conseguem se adaptar melhor às mudanças exigidas pelo mercado, ou seja, conseguem sobreviver no cenário cada vez mais competitivo.