O Mercado de trabalho para o profissional de social media pode ter diversas funções dentro de uma empresa.
Exemplificando, ao se contratar um profissional desse para uma agência que trabalha com redes sociais, suas principais funções são:
- Elaborar estratégia de presença da marco nas redes sociais mais populares;
- Elaboração de pautas;
- Redação de conteúdo;
- Direção de arte que pode, ou não, acompanhar o conteúdo;
- Interação com o público;
- Análise e monitoramento de performance das iniciativas.
Geralmente, quem atua nesse campo são pessoas formadas nas profissões de jornalismo, marketing, publicidade e relações públicas, pois ficam responsáveis pela criação de conteúdo e o planejamento.
Apesar de existir a possibilidade do trabalho ser dividido em uma equipe, ou um jornalista, por exemplo, hoje, recomenda-se contar com profissionais plurais, ou seja, profissionais com experiências variadas, o que garante um melhor desempenho.
E, para agregar, o mercado de emprego também solicita que o profissional tenha conhecimentos em edição de imagem e mensuração de resultados.
Ao se candidatar a essa vaga, a empresa solicitante verifica a fluência do candidato nas redes sociais e na capacidade de articulação dos seus posts. O profissional de social media precisa ser organizado e bem planejado, pois ele criará:
- Uma rotina de postagem;
- Campanhas com processos;
- Métodos e objetivos;
- Acompanhar e mensurar resultados.
Um dos pré-requisitos para ficar com a vaga é ser “heavy user” (usuário assíduo) de todas as redes sociais que estão na moda e as que estão surgindo.
Ter conhecimento em inglês pode ser um diferencial, pois as grandes novidades, ou a maioria, vêm de fora., ou seja, o profissional precisa ficar atento nas tendências.
Um outro aspecto que pode chamar atenção dos recrutadores é o conhecimento em sociologia e antropologia, porque com essa bagagem o profissional poderá entender melhor o comportamento das pessoas, lidar com as pessoas e, assim, sendo mais efetivo no trabalho.
Descubra algumas dicas para produzir conteúdo de qualidade
Para ter uma Produção de conteúdo é necessário aplicar algumas técnicas para que a postagem chame a atenção do público-alvo e de outros também, mas, para isso, saiba que é necessário tempo para planejar tentativas e aprendizagem.
A primeira dica é saber com quem está falando, ou seja, é necessário conhecer o perfil do seu público e saber sobre o que eles se interessam.
Entender bem seus consumidores, o que eles curtem, almejam, suas dores, entre outras informações, pode ajuda na fase de criação de conteúdo e essa dica vale também para criação de site.
Apelar para emoções é outro fator que agrega audiência, por isso, analise os conteúdos dentro do segmento que está inserido para fazer as pessoas se emocionarem. Um exemplo, é falar do sonho de realizar a casa própria.
Fazer conteúdos que possam ajudar pessoas também é um caminho a se seguir, pois é uma “moeda social”, assim agrega valor da postagem (vídeo, foto, link, etc.).
Tenha foco na entrega do conteúdo e, dedique-se para produzir um conteúdo que surpreenda os leitores. Atente-se ao “Call to action” (chamadas para ação das redes sociais), pois isso ajudará na criação dos conteúdos de sucesso nas mídias sociais.
Aqui, pode-se pedir ao leitor que deixe um comentário, ou incentivar o compartilhamento do conteúdo, curtidas, entre outras formas de interações relevantes
Caprichar no Conteúdo visual, ou seja, imagens também é outro recurso importante, pois elas deixam o conteúdo mais atrativo e bonito. Seguindo essas dicas, é certo que criará conteúdos maravilhosos e relevantes para as redes sociais de seu negócio de beach tênis.
Conheça a importância do conteúdo visual
Investir em conteúdo visual em postagens pode ser um método para chamar mais atenção ao conteúdo postado e criar uma identificação com o público.
Se optar por escolher o vídeo como principal ferramenta de conteúdo visual, é essencial apostar em elementos que o enriqueça e, ainda, torná-lo efetivo nas redes sociais. Produza conteúdos únicos e originais que sejam relevantes, ou seja, que consigam ter valor ao público.
Agora, se negligenciar o conteúdo, fazendo qualquer ação que não tenha nada a ver com o que a empresa propõe, ele não surtirá efeito e pode ser um ponto negativo para empresa.
As mídias sociais são locais onde os usuários divulgam e compartilham o que acham que é relevante. Por isso, a imagem e o vídeo têm um efeito maior e eficaz em relação ao texto.