Antes de falar sobre Facebook Ads para a afiliados, vamos fazer um resumo sobre o que é o sistema de afiliação e para quê serve.
Afiliado é alguém que indica produtos, geralmente cursos online, feitos por outras pessoas, e recebe comissões das vendas realizadas.
Quem iniciou e ficou muito famosa com essa ferramenta foi a empresa Hotmart, uma plataforma de cursos – que além de ser possível você hospedar seu curso – , permite que você se torne afiliado e também abra o seu curso para afiliações, por meio de comissionamento.
Esse sistema de comissão começou a gerar muita demanda com o aumento de pessoas procurando como trabalhar de casa, em busca de saídas para o home office, para poder trabalhar de qualquer lugar do mundo, divulgar o curso e ganhar dinheiro.
Assim, tornou-se uma saída barata e fácil de ganhar dinheiro. Hoje, além do Hotmart, diversas plataformas oferecem essa opção, e para ganhar boas comissões, você precisa gerar conteúdo na internet e fazer com que as pessoas confiem na suas recomendações.
Por isso, muitos afiliados têm recorrido às vantagens de se tornar influenciadores digitais e também de fazer mídia paga para divulgar esses cursos.
1 – Mídia paga para afiliados
Quando o produto ou o curso que você está anunciando tem alta demanda, investir em Google Search também pode ser uma boa saída, porque pode ter muita busca por eles.
O próprio Google Ads pode te ajudar, dando uma previsão de volume de busca dos assuntos do tema tratado e fornecer um planejamento de quanto você gastaria para trazer cliques, te dando uma previsão de receita.
Inclusive, tem afiliados que até contratam agencia de marketing para fazer o planejamento de mídia e performance, para que eles possam ter uma noção de quanto investiriam para conseguir retornos.
Isso vale a pena quando as comissões dos produtos são altas e o ROI (valor de retorno do investimento) vale a pena.
2 – Facebook Ads
O Facebook Ads pode se tornar uma ótima ferramenta em dois momentos: você pode divulgar o seu perfil pessoal, como digital influencer, trazendo mais pessoas para sua rede.
Assim, aumentar sua base de seguidores e sua rede de influência para que você possa trabalhar sua base de seguidores e, com o tempo, além de se tornar referência no mercado, pode levar mais leads qualificados para a compra do produto.
A segunda opção é divulgar o produto já direto com o seu link personalizado, dessa forma, você já consegue estimar quantas vendas aquele investimento está te trazendo em retorno e levando diretamente os possíveis clientes para a página de compra.
O melhor dos mundos é manter ambas as estratégias que aqui podemos chamar de topo e fundo de funil, uma para aumentar a quantidade de leads que chegam até você e sua marca – que é seu blog, seu nome e seus conteúdos – aumentando sua base de seguidores.
A outra corresponde a que leva o lead diretamente para o produto.
3 – Vantagens
As vantagens das mídias digitais consistem nos baixos investimentos iniciais, dependendo do tamanho do público que você quer atingir, o período e o tipo de conteúdo. Você consegue começar campanhas com apenas R$100,00.
Além disso, você consegue controlar todos os passos, quantas pessoas viram, quantas interagiram com o seu conteúdo, quantas clicaram, quantas converteram e quantas de fato compraram.
Além de quais foram os erros no processo, podendo otimizar em tempo real para as campanhas que fazem mais sentido e que estão trazendo mais retorno, dependendo do objetivo traçado.
Trabalhar no mundo digital e como afiliado é algo que para começar você só precisa de um pouco de paciência e estudo, se precisar pode contar com uma agencia de marketing para te auxiliar nas etapas.
Sem contar na prestação de consultoria em momentos de maior investimento e necessidade de um retorno mais efetivo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Mais Empresas, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.