O Twitter é uma das plataformas de redes sociais mais populares atualmente, permitindo aos usuários enviarem mensagens curtas, chamadas tweets (o que alguns chamam de microblogging), e também se manterem atualizados com as últimas notícias, tendências e até mesmo com os memes mais populares.
Esta plataforma está presente em nossa vida diária e permite seu uso em um laptop, tablet ou telefone celular.
Além disso, 80% dos usuários ativos acessam o site através de seu celular, embora não seja uma surpresa, pois é difícil ver alguém sem um celular na sociedade atual.
O Twitter, às vezes, nos ajuda a nos conectarmos com celebridades ou pessoas influentes que admiramos, mas também é um espaço importante para as marcas causarem uma impressão em seus clientes atuais e potenciais.
Por que o Twitter é essencial para um negócio?
As pessoas usam o Twitter para descobrir outras pessoas e empresas interessantes, optando por seguirem seus tweets.
Isto faz do Twitter uma ótima maneira de se conectar com seu público atual, atrair mais clientes potenciais, aumentar o reconhecimento de sua marca e usá-lo como uma ferramenta de marketing gratuita.
Além dos itens mencionados, há fatos práticos a serem nomeados, estes que lhe mostrarão porque você deve usar o Twitter, caso você esteja procurando reconhecimento online para seu negócio, e como usá-lo para obter o que você quer.
Marketing gratuito
Seus tweets são indexados pelo Google, o que ajuda na otimização dos mecanismos de busca. Portanto, é realmente importante usar sempre suas palavras-chave em seus tweets. Isto gera clientes potenciais e aumenta as vendas.
A maioria dos seguidores de uma marca são mais propensos a fazer compras ou recomendar produtos depois de seguir a marca no Twitter.
Custa muito pouco para promover um produto no Twitter. Você também poderia usar anúncios na plataforma, embora precise de um pouco mais de orçamento para fazer isso.
Se você tem o orçamento, vá em frente! Caso contrário, você pode simplesmente promovê-lo com seus tweets.
Você pode usar o Twitter como um mecanismo de busca. Não apenas para seus tweets, mas também para encontrar potenciais clientes que procuram os produtos ou serviços que você oferece.
Portanto, talvez você tenha que fazer uma pequena pesquisa aqui, mas pode valer a pena.
Lembre-se de verificar as estatísticas do Twitter que são oferecidas gratuitamente para ver o que funciona e o que não funciona, e assim modificar sua estratégia e torná-la muito mais eficaz.
Por último, mas não menos importante, você pode espionar a concorrência. Digamos que um de seus concorrentes tem um comentário ruim no Twitter, você pode pegar aquele cliente insatisfeito e torná-lo mais feliz com o que você oferece.
É um pouco sombrio, mas por que não, certo?
Aumente o conhecimento de sua marca
O Twitter é uma plataforma em tempo real, permitindo que você tenha uma conversa aberta com seu público e potenciais clientes, assim como construa relacionamentos com outros especialistas do setor.
É importante pesquisar o que outros especialistas da indústria fazem, para que você possa se manter e ser proativo, ou seja, conversas abertas no Twitter em tempo real sobre tópicos interessantes para seu público, assim isso chegará a mais pessoas.
Desta forma, você não somente alcançará seu público, mas também outros especialistas que já têm seu próprio público. Isso lhe permitirá criar uma comunidade de especialistas e construir essa confiança em seu público.
A criação desta comunidade também permitirá que você seja marcado em tweets, o que significa que sua marca alcançará mais clientes potenciais.
Conecte-se com seu público
É importante ter em mente que a base de cada negócio são os clientes, por isso é importante tê-los satisfeitos.
O Twitter é uma boa plataforma para o atendimento ao cliente. É provável que a maioria dos consumidores recomende a marca se eles tiverem recebido um serviço agradável e eficaz.
Portanto, você precisa saber como fazer os clientes felizes e mais propensos a comprar/contratar seus serviços.
Por exemplo, nunca deixe o Tweet de um cliente sem resposta; isso irá gerar uma má reputação e fazer parecer que você não tem interesse nas necessidades do cliente.
Também pense que 77% dos usuários do Twitter se sentem mais positivos em relação a uma marca quando seu Tweet tiver sido respondido.
Finalmente, as empresas que utilizam o Twitter para atendimento ao cliente enxergam um aumento na satisfação do cliente.
Finalmente, uma das maneiras de fornecer o melhor serviço é antecipando as reclamações.
Se houver algum problema com o serviço, ou se o site estiver em renovação ou se você tiver mudado o horário de funcionamento, comente no twitter e informe seus clientes, eles lhe agradecerão!
Conclusões
Portanto, você sabe, poste tweets regularmente – e se possível com conteúdo multimídia e hashtags interessantes sobre tendências.
Ademais, interaja com outros no Twitter e construa uma comunidade com especialistas e clientes para divulgar seu nome de marca.
Este artigo foi escrito pela equipe da rankingCoach