Hoje em dia, trabalhar com Marketing Digital, usando as estratégias e ações de Marketing de Conteúdo faz com que você aumente a visibilidade da sua empresa na internet, uma ferramenta que pode ajudar a fomentar ainda mais a visibilidade do seu blog é um calendário editorial.
Partindo desta estratégia, as empresas utilizam-se desta ferramenta, que pode ajudar você a organizar sua publicação de conteúdos, tendo relação direta com o aumento de diversas métricas importantes.
Portanto, fica claro que para alcançar o sucesso no marketing depende muito de um bom planejamento, sem contar outros fatores de extrema importância.
Desta forma, você consegue definir a frequência de produção e de publicação dos conteúdos no blog, além das datas de lançamento e sua divulgação em redes sociais.
Porém, o que é um calendário editorial? Este artigo vai ajudar você a fazer o seu próprio, além de te fazer entender o motivo dele ser tão importante na sua estratégia de marketing de conteúdo.
O que é um calendário editorial?
O calendário editorial é um arquivo/documento que vai conter toda sua programação ou cronograma com o conteúdo da sua estratégia. Com isso, você consegue ter o controle sobre:
- Datas de publicação no blog e de promoção em redes sociais;
- Os temas e formatos dos conteúdos;
- Pautas ou temas do que será produzido;
- Prazo de cada etapa da produção do conteúdo;
- Palavras-chave usadas em conteúdos já produzidos;
- Promoção em e-mail marketing;
- Personadas e a etapa da jornada do cliente para qual o conteúdo foi produzido.
Resumidamente, o calendário editorial nada mais é que uma forma de planejamento que dá a você e à sua equipe a estratégia de Marketing de Conteúdo.
Partindo deste ponto, você conseguirá ter a noção de tudo o que está acontecendo em termo da produção de material, publicação do artigo no blog e sua publicação/promoção em redes sociais.
Qual a vantagem de usar um calendário editorial?
A implementação de um calendário editorial é uma das principais etapas de estratégia de marketing de conteúdo. Ou seja, se torna essencial para sucesso de qualquer blog que busque resultados relevantes.
Os principais benefícios de um calendário editorial são:
Time de marketing mais alinhado
Com o calendário editorial, tudo o que for planejado para a produção de conteúdo é documentado e pode ser compartilhado com toda a equipe de marketing.
Com isso, todos estarão mais alinhados com prazos, temas, processos, datas e divulgação.
Mais frequência de assuntos e postagens
A frequência de publicação influência diretamente no tráfego orgânico. Empresas com mais conteúdos publicados por mês tendem a ter o dobro de visitas em seu site ou blog.
Formatos de conteúdos diversificados
Com o calendário editorial, você pode consultar todos os conteúdos já produzidos e publicados em seu blog e avaliar quais formatos foram usados.
Desta forma, consegue diversificar um do outro. Você pode variar entre:
- Vídeos;
- Ebooks;
- Artigos em blog;
- Webinars;
- Infográficos;
- Relatórios de pesquisa;
- Cases de sucesso.
Lembre-se de variar esse conteúdo levando em consideração o fato do público gostar de consumir conteúdos feitos de formas diferentes. Alguns preferem textos longos e outros preferem vídeos, por exemplo. Procure ter isso dentro do seu planejamento.
Além disso, essa variação dificilmente irá cansar o leitor que acessar o seu blog, diferentemente de um site que oferece apenas um tipo de conteúdo.
Equilíbrio na produção dos conteúdos
Todo conteúdo produzido deve ser feito levando em consideração as personas que ele quer atingir. Tudo isso também deve ser feito pensando em qual etapa da jornada de compra em que elas se encontram.
Com o calendário editorial você consegue controlar a quantidade de conteúdo feita para cada um dos itens citados acima e adequar da melhor forma o seu planejamento.
Adequar as palavras-chave já usadas
Com o passar do tempo é comum que você não saiba todos os temas já abordados em seu blog. Com o calendário editorial você consegue ter noção de todos os conteúdos já publicados ou que já estão em produção.
Assim, você evita a repetição de temas e palavras-chave já utilizados, pois não é interessante ter seu blog competindo para rankear com a mesma palavra-chave.
Avaliação de resultados anteriores
Como toda estratégia de marketing, você deve mensurar resultados obtidos e entender o que deu certo ou não. Com isso você consegue planejar ações futuras.
Esses dados podem ajudar a desenvolver uma estratégia de Marketing de Conteúdo cada vez melhor com base no que a audiência realmente gosta e procura.
A partir das informações presentes em um calendário editorial, você pode avaliar, por exemplo:
- Dias e horários que dão melhores resultados na postagem do seu blog;
- Temas mais procurados pelo público-alvo;
- Melhores tamanhos de posts;
- Os CTAs com melhor performance;
- A frequência ideal de postagem.
A redução de atrasos
O calendário editorial ainda garante o planejamento dos conteúdos com antecedência. Com isso, fica mais fácil acompanhar a etapa da produção e garantir que serão finalizados a tempo do cronograma.
Como criar um calendário editorial?
Desenvolver um calendário editorial é uma das primeiras etapas do planejamento. Ela deve ser feita antes mesmo de se criar o blog e publicar seus primeiros artigos.
Sendo assim, ele deve ser visto como parte de uma estratégia maior, sendo um aliado para alcançar os objetivos da empresa.
Para criar o seu próprio calendário editorial, o primeiro passo é escolher a ferramenta a ser usada, que pode facilitar o compartilhamento com o time. As opções são as seguintes:
- Planilhas e Calendários: O ideal é usar as que possuem acesso pela nuvem, como o Google Sheets. Com isso, você pode acessar facilmente de diferentes dispositivos, e todo o time pode atualizar facilmente o documento.
- Pelo Google: você pode usar o Google Calendar, onde é possível criar eventos para cada uma das postagens, convidar outras pessoas da equipe, além de ativar alertas para te ajudar a se lembrar das tarefas.
- O próprio WordPress disponibiliza o Plugin Editorial Calendar. Com ele, há a opção de gerenciamento dos rascunhos de posts, publicação e alterar datas de postagem, além de conseguir acompanhar o status de cada conteúdo.
A partir disso, você deve escolher a frequência de publicações no seu blog. Leve em consideração o que você vai conseguir cumprir.
Em seguida, é iniciado o planejamento dos conteúdos, seguindo a data e horário de publicação; status da postagem; SEO; a data limite de entrega; o autor ou autores do artigo; o título; as palavras-chave e sua oferta (CTA).
Feito isso, você deve pensar em quais canais o artigo será divulgado, podendo ser em redes sociais ou e-mail marketing para os disparos automatizados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe da agência Você Digital Propaganda, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos e serviços sobre a área de Marketing.