Como escolher um sistema de rastreamento? É o questionamento que muitos empresários e gestores de frota fazem, ao perceberem que precisam melhorar o monitoramento dos veículos.
Por conta das necessidades – cada vez mais recorrentes – das empresas portadoras de frotas, como a organização e a gestão das operações, por exemplo, surgiram diversos sistemas de rastreamento no mercado.
Porém, nem todos eles correspondem ao que a sua frota veicular precisa, já que alguns softwares tendem a entregar resultados inexatos e não correspondentes ao valor que cobram pelo serviço.
De fato, são poucos os sistemas verdadeiramente completos e com ferramentas específicas para a resolução de cada problema, além de serem poucos os softwares simples de interpretar, cadastrar informações e utilizar rotineiramente.
Sabendo disso, preparamos um conteúdo exclusivo sobre esse assunto: os cuidados que você deve ter ao escolher um sistema de rastreamento.
Você vai conferir os 5 principais pontos onde deve se atentar, e assim, esperamos que a sua escolha seja mais fácil!
Os 5 cuidados ao escolher um sistema de rastreamento
Se você identificou inadequações em seus veículos, ou procura por um sistema de rastreamento justamente por não saber o que acontece em campo, há alguns pontos em que você deve se atentar, e não só relacionados diretamente ao software, mas a todo o processo de contratação e o acompanhamento pós venda.
Confira nossas dicas:
#1 Faça uma pesquisa completa e compare as funcionalidades
Antes de tudo, você deve fazer uma pesquisa de todos os sistemas de rastreamento pelos quais tem interesse, tanto por meio do site e do blog de cada um deles, quanto por telefone.
Nesse primeiro momento, identifique quais os serviços que o software tem a oferecer, quais as vantagens que ele trará, e até mesmo como é o tratamento da equipe de atendimento e de suporte técnico.
Lembre-se que o sistema de rastreamento é um software, e como todo software pode eventualmente ocorrer problemas de conexão! Por isso, contar com um suporte técnico de excelência faz toda a diferença.
Além disso, busque entender qual o processo que a empresa utiliza para a captação de dados, e se esses são realmente confiáveis e exatos.
Um erro muito comum é investir alto em sistemas que fornecem informações com ruídos, as quais mais atrapalham do que melhoram as operações de campo.
Na hora de conversar com o representante da empresa que oferece o sistema, tire todas as suas dúvidas. Assim, você investirá em algo que realmente vale a pena.
#2 Analise bem o contrato
A nossa segunda dica é essencial para evitar prejuízos!
Na hora de escolher um sistema de rastreamento, analise com muita atenção o contrato proposto. Muitas empresas tendem a desenvolver contratos maliciosos e com vantagens ilícitas, propondo multas absurdas e condições mal esclarecidas.
Nesse cenário, o melhor é gastar um tempo a mais revendo todas as cláusulas, direitos e deveres, além de priorizar empresas que não te amarram em contratos longos e com taxas altas para descontratação.
Na maioria das vezes, isso revela uma certa insegurança no sistema que eles mesmo oferecem.
Lembre-se que a prevenção é sempre o melhor caminho!
#3 Priorize sistemas de empresas transparentes e confiáveis
Essa dica é fundamental e precisa ser seguida, caso contrário você pode enfrentar consequências graves, tanto financeiras quanto morais.
Se a empresa desenvolvedora do sistema não deixa claro quais são seus valores, visão, missão e o nível de comprometimento com os clientes, é melhor partir para outra!
Um erro que você precisa evitar é contratar sistemas que não são desenvolvidos apropriadamente, ou são terceirizados e mal elaborados.
Nesses casos, o que pode acontecer é você estar investindo no pagamento das mensalidades, ao passo que o sistema está sempre fora do ar, ou não apresenta as informações de forma constante e precisa.
Ao contratar o sistema de rastreamento, busque entender quais são as intenções da empresa, qual o seu nível de disponibilidade e até mesmo o tempo de experiência no mercado.
#4 Verifique como é realizada a configuração e o transporte do equipamento
A logística de uma empresa diz muito sobre ela. Sendo assim, um fator bastante relevante é a forma que o aparelho (rastreador veicular) é preparado, embalado, configurado e enviado até você.
Dê prioridade para empresas que investem em um processo logístico completo, que honra os agendamentos e cumpre com as datas combinadas.
Ademais, busque saber como acontece a preparação do aparelho e qual a disposição dos colaboradores para possíveis manutenções.
Vale mais uma observação: se a empresa já divulga como acontece esse processo, é melhor ainda! Se isso acontece, é porque a logística é um ponto forte da corporação em questão.
#5 Vise o futuro e o crescimento da sua empresa
Por último, queremos alertar sobre um erro cometido principalmente por empresas portadoras de frotas menores: o fato de você ter um número pequeno de veículos corporativos não significa que o monitoramento não é necessário!
Saiba que a sua frota começa com o primeiro veículo, portanto, o sistema de rastreamento veicular precisa estar impulsionando as suas operações desde o início.
Contratar um sistema antes mesmo do crescimento efetivo da frota revela uma visão ambiciosa, precavida e sonhadora por parte da empresa, que está se esforçando para crescer no mercado.
Investir no melhor – desde o ínicio – é ter um pensamento antecipado e bastante estratégico. Dessa forma, o ideal é contratar um sistema completo – e em constante desenvolvimento – desde já!
Escolha um sistema cheio de ferramentas, módulos e funcionalidades, pois um dia a sua frota vai ter que explorar todos eles integralmente!
Ademais, essa atitude também traz alguns benefícios a mais, como a economia, por exemplo.
Contratar um sistema completo desde já evitará gastos com a desinstalação do antigo – mais simples – e instalação do novo, quando sua frota estiver maior.
Levando em consideração esses 5 cuidados, sua escolha de sistema de rastreamento será exata e sem arrependimento algum!
RotaExata: sistema 3 em 1
O sistema RotaExata é um dos sistemas mais completos do mercado, justamente por ser desenvolvido especialmente para empresas e por zelar pela resolução definitiva dos problemas da frota.
Isto é, a equipe desenvolvedora do software trabalha com base nas necessidades dos clientes, que são sempre ouvidos pelo time comercial, de suporte, customer success (CS) e logística.
Como o CS realiza treinamentos frequentes, a usabilidade do sistema se torna bastante simples e de fácil acesso para o cliente, mesmo que ele nunca tenha mexido com softwares e programas de rastreamento veicular.
O time de logística, por sua vez, trabalha com eficiência na preparação e no transporte dos equipamentos, que por serem zelados com excelência, te entregam os melhores resultados.
Como acontece a contratação?
A contratação do sistema acontece de forma confiável e bastante transparente, mediada pelo time comercial.
No RotaExata, você tem a opção de agendar demonstrações práticas do sistema, e inclusive utilizá-lo – sendo a aplicação na sua própria frota – como teste.
Assim, asseguramos que o sistema é realmente eficaz e inteligente de forma prática, pois você mesmo o utilizou.
Além disso, um diferencial do RotaExata é o fato de não amarrarmos os clientes em contratos, por isso, você pode cancelar a contratação no momento que desejar, sem multa ou taxa alguma por cancelamento.
Se a decisão final for “sim”, o time de CS já entra em ação, disponibilizando treinamentos completos sobre todas as ferramentas do sistema de rastreamento, gestão e roteirização, para que você usufrua o máximo possível.
O que é a funcionalidade “3 em 1”?
O RotaExata é uma plataforma que integra três módulos em um só sistema: rastreamento, gestão e roteirização.
Como todas as informações e funcionalidades são norteadas pelo rastreamento veicular, o módulo de gestão e roteirização são otimizados e completamente exatos, pois se baseiam em dados de localização em tempo real.
Por apresentar informações como o status do veículo, a identificação do motorista, os eventos de telemetria e as especificações como velocidade e odômetro.
Todas as ferramentas de gestão se tornam eficientes para o impulsionamento da economia da sua empresa, já que elas trabalham com foco na redução de custos – esses já monitorados por meio do rastreio.
Além disso, a roteirização também é realizada com base no rastreamento. Dessa forma, você planeja as rotas levando em conta as regiões onde estão os clientes e destinos, objetivando assim um ganho operacional.
A exatidão das informações
Como já explicamos, o sistema de rastreamento – que realmente vale a pena – precisa fornecer dados claros e deve funcionar apropriadamente, sem quedas no sinal.
O RotaExata sabe disso, e por isso utiliza uma das melhores tecnologias do mercado, que aliam a qualidade do rastreador veicular aos painéis do sistema, os quais são esteticamente fáceis de compreender e utilizar.
Além disso, as informações são exatas pois são fornecidas com base em três variáveis: tempo, distância e angulação, fatores que desencadeiam os desenhos perfeitamente posicionados no mapa.
O objetivo da RotaExata é te mostrar as melhores alternativas para o desempenho da sua frota, por isso, as ferramentas são pensadas e desenvolvidas com a melhor qualidade possível.
Colocando os 5 cuidados em prática, sabemos que você fará a escolha certa na hora de escolher um sistema de rastreamento!
Se você ficou com alguma dúvida, basta deixar aqui nos comentários!