A poluição do ar pode prejudicar gravemente a saúde das pessoas. Se você passa a maior parte do dia em um ambiente fechado, precisa aprender a cuidar da qualidade do ar para não ter problemas respiratórios.
Investir em ar-condicionado e climatizadores é fundamental para manter o ar limpo e puro.
Porém, mesmo com a compra de aparelhos, não é possível garantir a qualidade do ar. Neste texto, daremos diversas dicas para que você possa evitar a concentração de poluentes no ar, mantendo um nível de qualidade bom para o convívio diário.
Os efeitos da poluição podem ser irreversíveis para a saúde. Muitas pessoas passam a sofrer com falta de ar, asma, tosse, tontura, irritação na garganta e outros males causados pela péssima qualidade do ar. Para evitar esses problemas, confira as nossas dicas abaixo.
Sempre que possível, deixe as janelas abertas
Essa é uma excelente dica para manter a qualidade do ar sempre boa. Se o ambiente possui janelas, o ideal é que você as mantenha abertas o máximo possível. Dependendo do local, não há como ficar horas com a janela abertas, mas é importante separar um tempo na semana para isso.
Abrir as janelas ajuda a limpar o ambiente com a entrada do vento no cômodo. Assim, você mantém o ar em movimento e faz com o ar poluído seja dissipado no local, purificando o ambiente. Isso também ajuda a acabar com o mofo e a sujeira que se acumulam em locais que passam a maior parte do tempo fechados.
Limpe com frequência o filtro do seu ar-condicionado
O ar-condicionado é um aparelho praticamente indispensável no Brasil. Com verões bastante quentes na maioria das regiões do país e com o calor predominante na maior parte do ano, esse equipamento é fundamental para refrescar ambientes.
Porém, para que a qualidade do ar emitido pelo ar-condicionado esteja sempre boa, é importante dar bastante atenção à limpeza do filtro. Esse aparelho costuma ficar bastante tempo ligado durante a noite e, em alguns casos, passa o dia inteiro funcionando.
Por isso, limpar o filtro com frequência é importantíssimo para evitar que detritos, mofo e sujeira se acumulem dentro do ar-condicionado. Essa é uma forma de melhorar a qualidade do ar do ambiente, permitindo, ainda, que o aparelho gaste menos energia durante o seu funcionamento.
Invista em um purificador de ar
Se você passa a maior parte do dia em ambientes totalmente fechados, além do ar-condicionado, investir na comprar de um purificador de ar pode ser uma excelente maneira de compensar a ausência de janelas no ambiente.
Os purificadores são aparelhos que conseguem eliminar odores e impurezas de locais com pouca ou nenhuma ventilação. Eles conseguem filtrar o ar poluído e gerar um ar mais limpo. Esse sistema auxilia bastante na purificação do ar em ambientes fechados.
Mantenha os ambientes sempre limpos
Muitas pessoas compram um ar-condicionado e esquecem que existem outros fatores que contribuem para a qualidade do ar de um ambiente. Um desses fatores é a limpeza do ambiente.
Um ambiente com sujeira e mofo pode contribuir para a poluição do ar. Limpar com frequência a casa ou escritório é fundamental para que o ar-condicionado e um purificador possam cumprir a sua função de ajudar na manutenção da qualidade do ar.
Coloque plantas no ambiente
As plantas ajudam a dar um toque especial na decoração, mas os seus benefícios vão muito além da estética. As plantas podem filtrar dióxido de carbono e outras toxinas, devolvendo um ar mais limpo para o ambiente. Por isso, vale bastante apenas colocar algumas plantas em casa ou no escritório.
Essas são algumas formas de ajudar a filtrar o ar, garantindo que você passe o dia respirando um ar mais limpo e puro.
Texto: Gear Seo